DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Hoje fiz Coimbra-Caldas da Rainha-Coimbra. Para lá correu tudo como planeado, mas para cá tive alguns precalços. Explico mais abaixo.
Saí de Coimbra com 96% em direção a um PCN nas Caldas da Rainha. Fui por autoestrada sempre com velocidades entre os 100 e 125km/h. Cheguei com as seguintes médias e temperatura da bateria:
Enquanto fui almoçar ao restaurante Botellini o carro ficou a carregar durante aproximadamente 2h, a 6.6kW. Quando cheguei ao carro já tinha 61%.
Aproveitei para ir aos passadiços da Foz do arelho. Nada de especial e estava muito vento, por isso, passado pouco tempo, voltei para as Caldas da Rainha para poder carregar num PCR e vir-me embora. Porém aqui começaram os problemas. Há 3 postos rápidos lá, mas 2 estavam ocupados e 1 estava avariado. Como ainda tinha uns 55% de bateria, vi que dava para ir até Leiria e carregar, só que planeei mal as coisas e coloquei no Google Maps a área de serviço de Leiria que não ficava bem em caminho. No entanto o problema foi outro, foi que enganei-me na saída (que se tivesse autonomia para chegar a casa, seria a saída certa) e acabei por não passar pela área de serviço de Leiria, a próxima seria apenas a de Pombal, uns 30km depois.
Portanto quando me apercebi disto, tive que ir a 90km/h durante os 30kms até Pombal, para ver se não ficava apeado. Quando estava mesmo a chegar à área de serviço a bateria caiu para 1%. Quando cheguei ao carregador tinha 2% (travagem regenerativa yay ). Felizmente não estava ninguém e o posto estava operacional.
Foram estas as médias quando iniciei o carregamento no PCR de Pombal:
Parece que deixando cair tanto a % da bateria, esta aquece mais com o mesmo esforço. O resultado depois do carregamento rápido:
Felizmente não tive limitação de potência e fui a 100-105 km/h no resto da autoestrada. Médias e temperatura finais:
Não pude deixar de pensar naquela petição para acabar com a venda de carros a combustão novos em 2030. Espero que até lá as coisas melhorem muito porque assim vai ser muito complicado. Portanto com 3 postos rápidos numa cidade e 1 está avariado e os outros estão sempre ocupados. Depois na área de serviço de Pombal só tem 1 posto rápido, que acredito que tenha muita afluência. Por acaso tive sorte, quando precisei estava livre. Acho que foi também em Pombal que parei na ida e vi um rapaz num Leaf a tentar carregar, mas já lá estava um ioniq 5 na CCS, não deu, teve que esperar.
Saí de Coimbra com 96% em direção a um PCN nas Caldas da Rainha. Fui por autoestrada sempre com velocidades entre os 100 e 125km/h. Cheguei com as seguintes médias e temperatura da bateria:
Enquanto fui almoçar ao restaurante Botellini o carro ficou a carregar durante aproximadamente 2h, a 6.6kW. Quando cheguei ao carro já tinha 61%.
Aproveitei para ir aos passadiços da Foz do arelho. Nada de especial e estava muito vento, por isso, passado pouco tempo, voltei para as Caldas da Rainha para poder carregar num PCR e vir-me embora. Porém aqui começaram os problemas. Há 3 postos rápidos lá, mas 2 estavam ocupados e 1 estava avariado. Como ainda tinha uns 55% de bateria, vi que dava para ir até Leiria e carregar, só que planeei mal as coisas e coloquei no Google Maps a área de serviço de Leiria que não ficava bem em caminho. No entanto o problema foi outro, foi que enganei-me na saída (que se tivesse autonomia para chegar a casa, seria a saída certa) e acabei por não passar pela área de serviço de Leiria, a próxima seria apenas a de Pombal, uns 30km depois.
Portanto quando me apercebi disto, tive que ir a 90km/h durante os 30kms até Pombal, para ver se não ficava apeado. Quando estava mesmo a chegar à área de serviço a bateria caiu para 1%. Quando cheguei ao carregador tinha 2% (travagem regenerativa yay ). Felizmente não estava ninguém e o posto estava operacional.
Foram estas as médias quando iniciei o carregamento no PCR de Pombal:
Parece que deixando cair tanto a % da bateria, esta aquece mais com o mesmo esforço. O resultado depois do carregamento rápido:
Felizmente não tive limitação de potência e fui a 100-105 km/h no resto da autoestrada. Médias e temperatura finais:
Não pude deixar de pensar naquela petição para acabar com a venda de carros a combustão novos em 2030. Espero que até lá as coisas melhorem muito porque assim vai ser muito complicado. Portanto com 3 postos rápidos numa cidade e 1 está avariado e os outros estão sempre ocupados. Depois na área de serviço de Pombal só tem 1 posto rápido, que acredito que tenha muita afluência. Por acaso tive sorte, quando precisei estava livre. Acho que foi também em Pombal que parei na ida e vi um rapaz num Leaf a tentar carregar, mas já lá estava um ioniq 5 na CCS, não deu, teve que esperar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Eu quando passo por essa zona vou sempre às borlas do Hub em Leiria, tens montes de postos e ainda por cima à borlix.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Pensava que isso já tinha acabado, mas também tinha alguma pressa por isso achei (mal) que o PCR na autoestrada seria o melhor.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
A ultima vez que fui a Sintra (passagem de ano) gastei cerca de 3€ ida e volta (Viseu/Sintra/Viseu), carreguei no trabalho, Leiria, Sintra, em casa de familiares, Leiria e trabalho, basicamente paguei a portagem da A1 do Carregado para Lisboa.rjspedition Escreveu: ↑02 mai 2022, 10:52Tenho uma ida a Aveiro neste mês.
Fiquei curioso com a hipótese do HUB de Leiria.
Pela Miio ainda está à borla, embora já há muita gente a saber dissso e começa a estar mais cheio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
- rjspedition
- Mensagens: 397
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
A minha questão é se o Leaf faz bem os 125 km de auto-estrada a sair a 100% de casa, tenho as minhas dúvidas..
Leiria Aveiro são mais 125km provavelmente a sair a uns 85/90.
Vou fazer contas.
Leiria Aveiro são mais 125km provavelmente a sair a uns 85/90.
Vou fazer contas.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Apesar do indicador de temperatura permanecer inalterado, houve aquecimento de bateria na parte final.
Tanto quanto me lembro, só a 70km/h é que há arrefecimento da bateria em andamento.
De resto é sempre a somar!
Tanto quanto me lembro, só a 70km/h é que há arrefecimento da bateria em andamento.
De resto é sempre a somar!
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Com qualquer temperatura exterior? É que no Domingo estava frio e vento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6376
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Exacto, não é uma velocidade fixa. Basicamente é o diferencial entre a temperatura exterior e a temperatura gerada na bateria para se manter a determinada velocidade.
Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas
Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
BrunoAlves Escreveu: ↑03 mai 2022, 18:06Exacto, não é uma velocidade fixa. Basicamente é o diferencial entre a temperatura exterior e a temperatura gerada na bateria para se manter a determinada velocidade.
Estar frio e vento é bom por um lado, mas sobretudo o vento pode levar a aumento de consumos (logo maior aquecimento) que baralhem essas contas
E não só, se tiveres a bateria a 10ºC até a 50km/h a temperatura sobe, se a tiveres a 50ºC a temperatura desce a essa velocidade, portanto não é tão linear assim que a determinada velocidade a temperatura sobe ou desce, alem de outras variaveis, como o terreno.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0