Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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rimsilva
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por rimsilva » 24 mai 2021, 11:15

Nonnus Escreveu:
24 mai 2021, 09:14
O autor do tópico já cá andou no fórum e não comentou as nossas respostas! Provavelmente não gostou do que dissemos. Era interessante ter o feedback de proprietários de carros como estes para percebermos o que os levou a comprar este tipo de carro.

Na minha opinião falta de conhecimento do que são e como funcionam a quando da compra. Iludidos por markting e vendedores que o único interesse é pôr carros na rua.

Espero que tenhamos contribuído para o despertar de um problema, e tenhamos conseguido pelo menos mostrar, que sim, continua a compensar andar em modo elétrico. Desde que com o carro certo.
Olha, vou-te dar um feedback.

Tenho em casa um Mercedes A250e, sabes porquê? Não tinha outra opção de escolha.... Era este ou um 100% fumarento.

Respondi ao Apr sem ver o teu comentário, mas a lógica é mesmo esta, o que os construtores querem é mesmo vender carros com motor a combustão e com estes incentivos em Portugal, os contrutores não poderiam pedir mais...

Se por falta de visão das empresas, por influência das empresas locadoras ou dos descontos astronómicos dos contrutores, não sei, mas a verdade é que no catalogo da frota não havia nenhum BEV.

Este Mercedes custa de tabela 43.000€, por isso por este valor não hesitava nem um segundo se existisse um BEV, mesmo que fosse um daqueles bugado :lol:

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Nonnus » 20 jul 2021, 11:26

Volto a este tópico depois de ir a uma bomba de combustível.

Cá em casa ainda existe um fóssil e, hoje fui a bomba pôr 20€ de gasóleo, quando olhei para a quantidade de litros que consegui com 20€ até me caíram ao chão. 20€ neste momento já não dá para 14L e numa bomba lowcost. O preço de 1L de gasóleo dá para fazer 100km de VE carregando em casa.

Com este preço, até carregando fora de casa andar de electrico é mais barato. :idea:
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por cfvp » 20 jul 2021, 13:21

Pois, isso é o que tenho dito. Que mesmo a carregar na rede pública, andar com um carro elétrico pode sair mais barato que andar a gasóleo.
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por FullElectric » 20 jul 2021, 23:36

Nonnus Escreveu:
20 jul 2021, 11:26
Volto a este tópico depois de ir a uma bomba de combustível.

Cá em casa ainda existe um fóssil e, hoje fui a bomba pôr 20€ de gasóleo, quando olhei para a quantidade de litros que consegui com 20€ até me caíram ao chão. 20€ neste momento já não dá para 14L e numa bomba lowcost. O preço de 1L de gasóleo dá para fazer 100km de VE carregando em casa.

Com este preço, até carregando fora de casa andar de electrico é mais barato. :idea:
E abasteceste barato, 140kWh por 20€.
Os petrolheads queixam-se do aumento dos preços dos combustíveis fosseis mas a realidade, comparando o valor/kWh, ainda estão muito baratos relativamente às energias limpas.

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2022, 12:03

Ontem mais uma vez no poligrafo da SIC voltou-se a falar do preço dos carregamentos VS gasoleo numa viagem de 300km.

Mais uma vez a explicação dada no poligrafo para mim continua a ser muito incompleta para não dizer mesmo errada. Continua-se a dizer que o preço depende do tipo de carregador, quando todos sabemos que depende de inúmeros factores, (tipo de carro, CEME, etc) mas mais uma vez abordaram o assunto pelo mais simples e errado.
Desde logo, o custo da eletricidade para carregar um veículo elétrico depende do posto de carregamento e do tipo de utilização do veículo.
Nada mais errado! Depende mais do CEME que se usa. Quanto tempo mais vamos continuar abordar este assunto sem explicar as coisas como elas são?

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/pe ... -a-gasoleo

NOTA: eu não quero focar a discussão no post que levantou esta questão porque a pessoa que o faz quer atenção e denegrir a TESLA em particular (mas continua andar num), e os veículos electricos em geral. Vamo-nos focar na real questão de passar uma mensagem errada quanto ao que faz o preço dos carregamentos.
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por mjr » 01 nov 2022, 22:58

Se tivessem ido ao site da UVE podiam fazer uma melhor comparação:

https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2022, 12:00

Na reportagem que passou na TV eles chegam a falar na "associação" mas sem mencionar qual. Sabes se contactaram alguém da UVE para explicarem o assunto?
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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por BrunoFonseca » 02 nov 2022, 12:43

Nonnus Escreveu:
02 nov 2022, 12:00
Na reportagem que passou na TV eles chegam a falar na "associação" mas sem mencionar qual. Sabes se contactaram alguém da UVE para explicarem o assunto?
A associação que é referida na peça é a DECO

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Re: Custo de carregamento - Será que andar a eletrico é mais barato?

Mensagem por mjr » 03 nov 2022, 16:42

Yep, DECO...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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