Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje de manhã estava assim:
O carregador registou 19.2kWh de energia consumida, o carro diz que tem 20.3kWh de energia no pack. As células estão todas certinhas (36mv) com 4V, portanto acho que a bateria não se encontra com nenhum problema a não ser os ~30% de degradação.
O carregador registou 19.2kWh de energia consumida, o carro diz que tem 20.3kWh de energia no pack. As células estão todas certinhas (36mv) com 4V, portanto acho que a bateria não se encontra com nenhum problema a não ser os ~30% de degradação.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Com a carga elevada é natural que tudo pareça melhor. No outro extremo (e sobretudo na descarga) é que aparecem as "maleitas".
Eu não partilho do teu optimismo
No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
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No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Se já tem 8 barras é acionar a garantia, certo?
Não é preciso esperar que caia para a 7ª barra...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Com mais umas descargas vou ficar a perceber se aquela célula tem sempre o mesmo comportamento.BrunoAlves Escreveu: ↑30 nov 2022, 13:01Com a carga elevada é natural que tudo pareça melhor. No outro extremo (e sobretudo na descarga) é que aparecem as "maleitas".
Eu não partilho do teu optimismo
No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
Nas outras vezes que fiz a tartaruga aparecer aconteceu sempre isto. Existem sempre muita diferença entre a célula mais alta da mais baixa. E já apareceu aos 2.8V como aos 3.10V etc, nunca é um valor certo. O BMS deve fazer outro calculo qualquer além da voltagem da célula mais baixa.
Como escrevi anteriormente quando caiu a terceira barra, os meus cálculos é que a 4ª barra caia por volta dos 155K km
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Aparecer a tartaruga é uma coisa, o carro parar é outra. Tinhas dito que no último print o carro já não andava.Nonnus Escreveu: ↑30 nov 2022, 15:24Nas outras vezes que fiz a tartaruga aparecer aconteceu sempre isto. Existem sempre muita diferença entre a célula mais alta da mais baixa. E já apareceu aos 2.8V como aos 3.10V etc, nunca é um valor certo. O BMS deve fazer outro calculo qualquer além da voltagem da célula mais baixa.
Tanto quanto me recordo (já são discussões com alguns anos) a tartaruga é uma combinação de factores (mesmo assim aparecer com 18% de SOC o LS parece-me um exagero brutal), por isso é que algumas pessoas faziam 200m na tartaruga, outras alguns (poucos) km. Desligar não, desligar é quando uma célula toca nos 2,6V para os 30kWh.
De qualquer forma, 450mV quando a tensão média é de 3,5V é bastante. 3,5V é muito longe do final da bateria, ainda há aí muita energia para espremer, que essas weak cells não deixam.
Mas sim, por favor continua a acompanhar a evolução, estes pormenores é que dão pica
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Concordo que há aí 2 células, especialmente a 60 e tal, com problemas e que estão a limitar o pack. O SOC indicado pelo Leaf Spy após a tartaruga é sintomático disso (18%). É que este SOC é uma média dos SOCs das células todas, e por isso estás a perder mais de 15% de capacidade devido a este problema. A 100% esta célula não aparece menos carregada que as outras (18% de SOC entre células notava-se bem a 100%), logo não é um problema de desequilíbrio entre as células (como eu tive no meu Leaf 24), mas sim uma real perda de capacidade da célula em relação à média do pack.
Ouyta coisa estranha:
Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Ouyta coisa estranha:
Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Tens razão. Fui ver o histórico dos carregamentos a 100% antes e depois do update e realmente ele carregava até aos 4.1v com diferenças de 11mv entre células.mjr Escreveu: ↑30 nov 2022, 21:47Ouyta coisa estranha:
Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Comparando os dois prints as weaks cells são a 35 e 63, as células que estão com maior tensão são a 35 e a 66.
Tenho que ir acompanhando o comportamento destas células. Não há muito mais a fazer. Enquanto não cair a 4 barra não posso acionar a garantia.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Nonnus, embora saiba que tens conhecimento de toda a teoria sobre o comportamento do LBC do Leaf 30kwh, volto a reiterar aquilo que por aqui já escrevi anteriormente, no sentido de poderes acionar a garantia, caindo a 4a barra.Nonnus Escreveu: ↑01 dez 2022, 04:25Tens razão. Fui ver o histórico dos carregamentos a 100% antes e depois do update e realmente ele carregava até aos 4.1v com diferenças de 11mv entre células.mjr Escreveu: ↑30 nov 2022, 21:47Ouyta coisa estranha:
Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Comparando os dois prints as weaks cells são a 35 e 63, as células que estão com maior tensão são a 35 e a 66.
Tenho que ir acompanhando o comportamento destas células. Não há muito mais a fazer. Enquanto não cair a 4 barra não posso acionar a garantia.
As condições climatéricas do outuno/Inverno são ideais para fazeres diminuir o HX e consequentemente o SOH. Portanto, evita aquecer a bateria, quer seja por condução mais agressiva ou por cargas em PCR. Isso vai fazer aumentar sempre o SOH.
O LBC do Leaf 30kwh faz cálculos apenas com o SOC entre os 50 e os 100%. Equivale por dizer que deves evitar, se possível claro, percorrer muitos kms abaixo de 50% de SOC. Se andares o resto do tempo com SOCS abaixo de 50% esse carro fica eternamente com SOH de 70.54%.
Portanto, para que possas perder HX e SOH, deves fazer kms entre os 50 e os 100% de SOC, de preferência com o pack bem fresquinho (quanto mais baixa a temperatura melhor), com uma condução pouco agressiva.
Um abraço e boa sorte com isso.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Agradecer desde já a todos pela troca destas últimas mensagens!
Esclarecem muita coisa em torno da degradação (ou n) dos packs dos Leaf.
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- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje depois de uma viagem de 100km chegou assim:
A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
A célula mais baixa não é a mesma do anterior print e houve outra vez os tais saltos de percentagem. Chegou a estar nos --- e depois voltou aparecer 9%. A célula mais baixa hoje foi a 66 anteriormente foi a 35 e a 63. O SOH voltou a subir.
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