No meu caso, o carro é útil até cerca de 50% de capacidade restante, embora deixe de poder realizar algumas viagens que agora faço. Continuo a carregar a 80% todos os dias e no fim do dia tenho normalmente 30%-35% de SOC, sem carregamentos pelo meio. Tenho notado também uma desaceleração na velocidade de degradação medida por mim (não a indicada pelo carro).
Sugiro que quem perdeu uma barra descarregue o carro até à tartaruga e depois faça uma carga até 100% para medir a energia absorvida pela bateria. Só assim dará para perceber se a degradação é real, ou o resultado deste Verão quente que confunde a BMS.
Aqui está o gráfico mais recente dos gids numa carga a 80% do meu Leaf:

A degradação reportada pela BMS começou em Maio do ano passado (invenção da BMS pois a degradação começa logo no dia 1 da bateria). Com o calor a BMS sobreestima a degradaçãp. e depois no Inverno talvez subestime um pouco. Vemos que a partir de Outubro do ano passado a capacidade parece recuperar (mais uma invenção da BMS) e a partir de Março começa novamente a descer. Durante a onda de calor a degradação reportada pela BMS foi brutal, mas naturalmente é tudo pura invenção. Agora que o tempo arrefeceu, os gids voltaram a estabilizar, e até é possível que subam um pouco.
Neste momento tenho 198 gids, e normalmente a primeira barra desaparece perto dos 190 gids numa carga a 80%. Se não desaparecer até Setembro, só em 2014.