Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
-
- Mensagens: 100
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Infelizmente o E -Niro com 2 anos e 230.000km e deixou de carregar em AC e DC e ja nao tem garantia.
Estou aberto a sugestões de oficinas especializadas em VE para reparar.
Para ja considero estas hipoteses mas todas elas estao super-lotadas de EVs a reparar (é assim o mundo VE)
Kia setubal
Evolution
Auto16on
Efeméride
Domingo 26
- evse deteta FAIL: GFI e parou carregamento AC (temperatura elevada)
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
- segundo o log do openEVSE detetou fuga a terra no sensor diferencial
- carga em CCS de 10kWh tudo normal
https://imgur.com/a/N2J1Q69
Segunda 27
Carregamento AC OK
Terca 28
- nao carrega AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quarta 29
-nao carrega em AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quinta 30
-evse deteta FAIL : GFI
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento
- sensor diferencial do quadro principal e parcial vao abaixo, o que significa falta de terra
-nova tentativa apos resets e o quadro principal e parcial novamente abaixo.
- box nivel 2 de backup e tambem nao carrega
- box kia nivel 1 e tambem nao carrega indicando FAULT.
- ida a 2 postos rapidos e nao deteta o cabo.
- teste diagonostico OBD efectuado e indica erro 4WD #1 onboard charger P0D27
- limpo o erro OBD
- ligado novamente ao OPENEVSE agora indica FAIL DIODE CHECK
- o carregador interno do carro tem um DIODE que a EVSE testa, e neste momento nao o deteta.
https://imgur.com/a/h11FdD6
https://imgur.com/a/kr3sqGu
https://imgur.com/a/GsZziko
Sabado 2 dezembro
- carregamento bateria de 12V atraves conversor
- openEVSE continua a detetar FAIL : diode check
Continua….
Estou aberto a sugestões de oficinas especializadas em VE para reparar.
Para ja considero estas hipoteses mas todas elas estao super-lotadas de EVs a reparar (é assim o mundo VE)
Kia setubal
Evolution
Auto16on
Efeméride
Domingo 26
- evse deteta FAIL: GFI e parou carregamento AC (temperatura elevada)
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
- segundo o log do openEVSE detetou fuga a terra no sensor diferencial
- carga em CCS de 10kWh tudo normal
https://imgur.com/a/N2J1Q69
Segunda 27
Carregamento AC OK
Terca 28
- nao carrega AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quarta 29
-nao carrega em AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
Quinta 30
-evse deteta FAIL : GFI
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento
- sensor diferencial do quadro principal e parcial vao abaixo, o que significa falta de terra
-nova tentativa apos resets e o quadro principal e parcial novamente abaixo.
- box nivel 2 de backup e tambem nao carrega
- box kia nivel 1 e tambem nao carrega indicando FAULT.
- ida a 2 postos rapidos e nao deteta o cabo.
- teste diagonostico OBD efectuado e indica erro 4WD #1 onboard charger P0D27
- limpo o erro OBD
- ligado novamente ao OPENEVSE agora indica FAIL DIODE CHECK
- o carregador interno do carro tem um DIODE que a EVSE testa, e neste momento nao o deteta.
https://imgur.com/a/h11FdD6
https://imgur.com/a/kr3sqGu
https://imgur.com/a/GsZziko
Sabado 2 dezembro
- carregamento bateria de 12V atraves conversor
- openEVSE continua a detetar FAIL : diode check
Continua….
- Nonnus
- Mensagens: 3279
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Isso só acontece em casa, ou acontece em todas as tomadas schuko?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
-
- Mensagens: 100
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Encontra-se em muitos foruns problemas semelhantes com recall da kia & hyundai ( exclui e-niro 2021 ou anteriores)
Kia ev6, kia niro EV 2023, ioniq 5
Basta pesquisar KIA ICCU FAULT
https://lemberglaw.com/kia-ev6-iccu-fai ... ems/?amp=1
O pior cenario:
Troca fusivel
Troca ICCU
Troca do inversor, uma vez que o CCS deixou de funcionar.
Kia ev6, kia niro EV 2023, ioniq 5
Basta pesquisar KIA ICCU FAULT
https://lemberglaw.com/kia-ev6-iccu-fai ... ems/?amp=1
O pior cenario:
Troca fusivel
Troca ICCU
Troca do inversor, uma vez que o CCS deixou de funcionar.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Se fosse só o díodo do carregador reparava-se.
O facto de o CCS também não funcionar, se o díodo no carregador queimou em curto circuito com a massa também impede o CCS de funcionar porque a comunicação no CCS faz-se pelo mesmo fio do piloto para carregamento AC.
Só no chademo é que a comunicação era completamente separada do AC.
Mas o facto de ter aberto e fechado a porta de carregamento ter feito funcionar de novo parece indicar que existe um defeito nas ligações da tomada de carregamento. Desde que seja só nos pinos de piloto e proximidade também se repara sem risco uma vez que só lá passam correntes muito diminutas
Tem um multímetro para medir a resistência entre o pino do piloto e onda terra e da terra para a chapa do carro?
O facto de o CCS também não funcionar, se o díodo no carregador queimou em curto circuito com a massa também impede o CCS de funcionar porque a comunicação no CCS faz-se pelo mesmo fio do piloto para carregamento AC.
Só no chademo é que a comunicação era completamente separada do AC.
Mas o facto de ter aberto e fechado a porta de carregamento ter feito funcionar de novo parece indicar que existe um defeito nas ligações da tomada de carregamento. Desde que seja só nos pinos de piloto e proximidade também se repara sem risco uma vez que só lá passam correntes muito diminutas
Tem um multímetro para medir a resistência entre o pino do piloto e onda terra e da terra para a chapa do carro?
-
- Mensagens: 100
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Tenho um multimetroRJSC Escreveu: ↑03 dez 2023, 23:18Se fosse só o díodo do carregador reparava-se.
O facto de o CCS também não funcionar, se o díodo no carregador queimou em curto circuito com a massa também impede o CCS de funcionar porque a comunicação no CCS faz-se pelo mesmo fio do piloto para carregamento AC.
Só no chademo é que a comunicação era completamente separada do AC.
Mas o facto de ter aberto e fechado a porta de carregamento ter feito funcionar de novo parece indicar que existe um defeito nas ligações da tomada de carregamento. Desde que seja só nos pinos de piloto e proximidade também se repara sem risco uma vez que só lá passam correntes muito diminutas
Tem um multímetro para medir a resistência entre o pino do piloto e o da terra e da terra para a chapa do carro?
O openevse deteta fail: diodoe check
Qual destes é a terra e qual é o piloto
https://imgur.com/a/hFtJ9TE
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
É o CP (Control Pilot) e PE (Protective Earth)
-
- Mensagens: 100
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
Deixei o Kia na Evolution de alfragide (a do feijo estava lotada)
Parece-me que só trabalham com EVs
Para ja:
Tambem da erro a carregar na oficina
Bateria de 12V esta nas lonas
O motor que prende o cabo nao aciona
A porta de carregamento nao tranca (ja estava assim a meses)
O Piloto e a terra estao em curto-circuito
O piloto acho que é o PP na imagem.
Foram limpos os erros pela OBD porta obd, mas continua na mesma.
Vao ter de desmontar e averiguar o que se passa.
Parece-me que só trabalham com EVs
Para ja:
Tambem da erro a carregar na oficina
Bateria de 12V esta nas lonas
O motor que prende o cabo nao aciona
A porta de carregamento nao tranca (ja estava assim a meses)
O Piloto e a terra estao em curto-circuito
O piloto acho que é o PP na imagem.
Foram limpos os erros pela OBD porta obd, mas continua na mesma.
Vao ter de desmontar e averiguar o que se passa.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
O piloto é o CP. Se está em curto circuito pode ser só abrir o carregador e substituir um díodo de proteção na entrada.
-
- Mensagens: 100
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC
O que esta em curto circuito é o pp