Apagão e a transição energética

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Apagão e a transição energética

Mensagem por Apr » 01 mai 2025, 09:37

Para mim enquanto andava a familia toda preocupada eu andava nas nuvens todo feliz, o meu sistema, apesar de precisar de algumas melhorias esteve à altura do apagão --->> viewtopic.php?f=25&t=8052

Até vieram familiares visitar-me para carregar telemoveis lol.

Em pleno apagao carreguei os EV's, lavei roupa, tudo normal como se nada tivesse acontecido, e com a tranquilidade de saber que basta haver algum sol para poder ter tudo funcional.

Entretanto a felicidade acabou quando falhou a net e a tv. já ando a equacionar ter Starlink e vou repor a antena de TV para ter sempre disponiveis os canais do TDT caso haja emissao.

Em relacao aos outros sistemas vitais, o que mais me preocupou foi possivel falha no fornecimento de agua, ter 300L de agua quente num deposito, que até está no ponto mais alto da casa e nao poder usar deixou-me a pensar em formas de contornar a dependencia da rede de abastecimento.

Fora isso so era preciso uns patos e uma galinhas, uma horta e uns 40 garrafoes vazios para is buscar àgua ao Luso 1x por semana. Juntando uma caçadeira e uma bandeira já dava para declarar independencia, mas só fazia sentido se conseguisse anexar o Luso :ugeek:

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 01 mai 2025, 22:39

Por acaso a TDT manteve-se a funcionar durante o tempo todo. Fiquei admirado quando as redes de telemóvel já tinham morrido há muito tempo e a de fibra também tinha morrido à 15 minutos.
Só tive que ir ao quadro ligar de novo o amplificador da antena à rede de cabo coaxial da casa e voltar procurar os canais na TV.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 02 mai 2025, 10:16

Apr Escreveu:
01 mai 2025, 09:37
Para mim enquanto andava a familia toda preocupada eu andava nas nuvens todo feliz, o meu sistema, apesar de precisar de algumas melhorias esteve à altura do apagão --->> viewtopic.php?f=25&t=8052

Até vieram familiares visitar-me para carregar telemoveis lol.

Em pleno apagao carreguei os EV's, lavei roupa, tudo normal como se nada tivesse acontecido, e com a tranquilidade de saber que basta haver algum sol para poder ter tudo funcional.

Entretanto a felicidade acabou quando falhou a net e a tv. já ando a equacionar ter Starlink e vou repor a antena de TV para ter sempre disponiveis os canais do TDT caso haja emissao.

Em relacao aos outros sistemas vitais, o que mais me preocupou foi possivel falha no fornecimento de agua, ter 300L de agua quente num deposito, que até está no ponto mais alto da casa e nao poder usar deixou-me a pensar em formas de contornar a dependencia da rede de abastecimento.

Fora isso so era preciso uns patos e uma galinhas, uma horta e uns 40 garrafoes vazios para is buscar àgua ao Luso 1x por semana. Juntando uma caçadeira e uma bandeira já dava para declarar independencia, mas só fazia sentido se conseguisse anexar o Luso :ugeek:
Pois é, por isso è que tenho um furo já vai para 50 anitos, a debitar água alcalina (8,5 ph) ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 02 mai 2025, 10:52

Apr Escreveu:

Realmente é mais um sistema que não esta pensado para essa falha. Só funciona com a pressão da rede, falta pressão e os 300L ficam sem se poder usar. A única solução é se o deposito tiver um tampão na parte superior para anular o efeito vácuo. No meu caso foi tranquilo porque tenho um poço que este ano tem água como nunca devido a ter posto a água de todos os telhados a correr para dentro do mesmo. A água esta a cerca de 2mt da superfície. Em caso de ter que usar para consumo era só ferver.

Não me interpretem mal nas próximas palavras, mas faz-me confusão como é que é preciso haver uma recomendação para se criar kits de emergência de 3 dias. Eu sei que há muitas pessoas que não tem comida para um dia, quanto mais para 3 dias, mas esses não são aqueles que vão a correr açambarcar as prateleiras dos supermercados. Eu só hoje fui ás compras só para repor algumas coisas como faço normalmente todas as semanas, e tenho sempre comida para mais de duas semanas, diria até ,que actualmente se calhar para um mês. Claro que não tenho tudo nessas quantidades, mas em caso de emergência não vamos esperar comer como se come normalmente. Casos excepcionais requerem mudança de atitudes. Racionar por exemplo é uma delas.

Este tipo de acontecimentos só vem provar que muitas pessoas não sabem viver em sociedade e é salve-se quem puder. Ir açambarcar prateleiras de supermercados e depois no dia seguinte ir tentar devolver as coisas porque afinal só durou 11h, mostra bem o tipo de pessoas que são. Desculpem não consigo aceitar.

E a panca do papel higiênico :doh: Tem todos medo de morrer cagados?

Este evento serviu para educar os meus filhos, mostrar por exemplo que esta é a realidade actual das pessoas que estão na Ucrânia, que em momentos tem electricidade e noutros já não tem. Que em situações como a que vivemos temos de aprender a racionar porque não sabemos quanto tempo dura. Serviu para mostrar que antigamente era recorrente, principalmente no inverno a rede ir abaixo e estarmos algumas horas sem electricidade, serviu para mostrar que os nossos avós conseguiam viver com a falta de electricidade usando tecnicas de conservação de alimentos diferentes de as que temos actualmente.

Cá em casa também estivemos sempre tranquilos. Tivesse eu conseguido pôr o meu inversor a trabalhar então tinha sido um dia normal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 02 mai 2025, 21:19

De APR - " Fora isso so era preciso uns patos e uma galinhas, uma horta e uns 40 garrafoes vazios para is buscar àgua ao Luso 1x por semana. Juntando uma caçadeira e uma bandeira já dava para declarar independencia, mas só fazia sentido se conseguisse anexar o Luso :ugeek:)
Também tenho galinácios, coelhácios ( em caso de crise máxima, há para aí rolas africanas (não falando já numas belas ratazanas, que até parecem
coelhos) e ovos em barda; se tiveres falta de água boa alcalina é só avisar (Para mim a água do Luso não serve, pois tem um ph inferior a 7,45
que é o ph médio do nosso sangue. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 03 mai 2025, 17:08

Filipe Escreveu:
02 mai 2025, 10:16
Pois é, por isso è que tenho um furo já vai para 50 anitos, a debitar água alcalina (8,5 ph) ;)
Nessa altura era fácil abrir um furo sem dar cavaco a ninguém, agora andam aí a controlar e multar quem abre poços.

Outra notícia, enquanto que na cidade andava tudo a pensar que era o fim do mundo e que demorou muito o restauro da energia, numa aldeia perto de Lisboa estão sem energia há mais de 1 mês e ninguém tem pressa para reestabelecer o serviço:
https://sicnoticias.pt/pais/2025-04-20- ... e-0bd6e243

pbaptista
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por pbaptista » 03 mai 2025, 17:18

No meu caso, também foi pacifico, a trabalhar em Lisboa, com mulher em Espanha, um filho na casa de Lisboa e outro na casa das Caldas.
O carro tem sempre energia para regressar às Caldas (base principal da família e com condições de subsistência para muitos dias em caso de crise) por isso estava assegurado o regresso.
Se o corte se prolongasse iriamos ficar sem comunicações assim fiz uns telefonemas para acertar detalhes ao fim de 30 minutos sem eletricidade.
Trabalhei normalmente até ao fim do dia (onde estava tínhamos gerador com combustível para 100 horas), passei pela casa de Lisboa, o meu filho tinha condições para vários dias sem ser necessário sair de casa e decidiu ficar, segui para as Caldas, cheguei a casa e tinha dados moveis. :o
Ainda estive a trabalhar e entretanto pelas 20:30 regressou a eletricidade.
Descobri que a antena da MEO que faz a cobertura na zona da minha casa está integrada no SIRESP.
Só tinha um problema, ao fim de 48 horas teria que cozinhar toda a comida que estava no congelador.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 04 mai 2025, 11:02

Por isso fiz a opção por comprar um ecoflow, alem da possibilidade de carregar via solar tem a questão da portabilidade, pois tenho casa em Viseu e em Aveiro, é só colocar no carro e siga. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

LAbreu
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Mensagem por LAbreu » 04 mai 2025, 22:32

Nonnus Escreveu:
02 mai 2025, 10:52
Apr Escreveu:

Realmente é mais um sistema que não esta pensado para essa falha. Só funciona com a pressão da rede, falta pressão e os 300L ficam sem se poder usar. A única solução é se o deposito tiver um tampão na parte superior para anular o efeito vácuo. No meu caso foi tranquilo porque tenho um poço que este ano tem água como nunca devido a ter posto a água de todos os telhados a correr para dentro do mesmo. A água esta a cerca de 2mt da superfície. Em caso de ter que usar para consumo era só ferver.
Por acaso estou a equacionar construir casa e também ja pensei nesse problema. Já me surgiu uma solução simples, mas que não vai conferir pressão ao sistema de agua: Uma valvula antiretorno, instalada no ponto mais alto do sistema, aberta para o exterior (ar). Em teoria irá abrir quando a pressão reduzir, a agua ira por gravidade para os pontos mais baixos, e permite usar os 200/300 L do deposito (de AQS deduzo que estejas a falar). A pressão ira depender da diferença de altura entre deposito e ponto de consumo. Não dá para banhos reconfortantes, mas da para lavar mãos e agua de consumo. Teoricamente se colocar um compressor de arligado ao ponto mais elevado do sistema, depois dá para conferir pressão ao sistema teoricamente :roll:
(ainda não testei essa confirguração)

Por acaso estou a equacionar colocar deposito de agua fia de 200L em pressão + 300 ou 500 L de agua quente no sotão com esta configuração (e mais ums promenores).

É claro, furo é mais "simples" :lol:

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 04 mai 2025, 23:07

Pressurizar o depósito já requer alguma atenção. A água da rede funciona entre os 2 bars e os 4 bars.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”