Apr Escreveu: ↑01 mai 2025, 09:37
Em relacao aos outros sistemas vitais, o que mais me preocupou foi possivel falha no fornecimento de agua, ter 300L de agua quente num deposito, que até está no ponto mais alto da casa e nao poder usar deixou-me a pensar em formas de contornar a dependencia da rede de abastecimento.
Fora isso so era preciso uns patos e uma galinhas, uma horta e uns 40 garrafoes vazios para is buscar àgua ao Luso 1x por semana. Juntando uma caçadeira e uma bandeira já dava para declarar independencia, mas só fazia sentido se conseguisse anexar o Luso
Realmente é mais um sistema que não esta pensado para essa falha. Só funciona com a pressão da rede, falta pressão e os 300L ficam sem se poder usar. A única solução é se o deposito tiver um tampão na parte superior para anular o efeito vácuo. No meu caso foi tranquilo porque tenho um poço que este ano tem água como nunca devido a ter posto a água de todos os telhados a correr para dentro do mesmo. A água esta a cerca de 2mt da superfície. Em caso de ter que usar para consumo era só ferver.
Não me interpretem mal nas próximas palavras, mas faz-me confusão como é que é preciso haver uma recomendação para se criar kits de emergência de 3 dias. Eu sei que há muitas pessoas que não tem comida para um dia, quanto mais para 3 dias, mas esses não são aqueles que vão a correr açambarcar as prateleiras dos supermercados. Eu só hoje fui ás compras só para repor algumas coisas como faço normalmente todas as semanas, e tenho sempre comida para mais de duas semanas, diria até ,que actualmente se calhar para um mês. Claro que não tenho tudo nessas quantidades, mas em caso de emergência não vamos esperar comer como se come normalmente. Casos excepcionais requerem mudança de atitudes. Racionar por exemplo é uma delas.
Este tipo de acontecimentos só vem provar que muitas pessoas não sabem viver em sociedade e é salve-se quem puder. Ir açambarcar prateleiras de supermercados e depois no dia seguinte ir tentar devolver as coisas porque afinal só durou 11h, mostra bem o tipo de pessoas que são. Desculpem não consigo aceitar.
E a panca do papel higiênico

Tem todos medo de morrer cagados?
Este evento serviu para educar os meus filhos, mostrar por exemplo que esta é a realidade actual das pessoas que estão na Ucrânia, que em momentos tem electricidade e noutros já não tem. Que em situações como a que vivemos temos de aprender a racionar porque não sabemos quanto tempo dura. Serviu para mostrar que antigamente era recorrente, principalmente no inverno a rede ir abaixo e estarmos algumas horas sem electricidade, serviu para mostrar que os nossos avós conseguiam viver com a falta de electricidade usando tecnicas de conservação de alimentos diferentes de as que temos actualmente.
Cá em casa também estivemos sempre tranquilos. Tivesse eu conseguido pôr o meu inversor a trabalhar então tinha sido um dia normal.