Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 534
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 29 mai 2025, 00:39

Repescar um tema de outro tópico enquanto o carro carrega até aos 100%, já que amanhã é para sair até à Galiza. :dance:
O "problema" em viagens que obriguem a carregar fora, especialmente em dias acima dos 500 ou 600km onde o tempo ao volante já é algum, acaba por ser conseguir conciliar a localização / desvios / rapidez / tempos mortos com um bom preço, e é por aí onde por vezes alguma coisa tem de ceder.
Vamos partir de manhã com 1 rapaz e uma bebé e a primeira paragem programada será em Gaia para almoço, após viagem sem paragens:
A simulação na aplicação Tesla é que vou chegar ao restaurante com 30%, embora acredite mais nos 25%.

O mais económico seria certamente parar na Mealhada para carregar a 0,28€ e seguir até Vigo (sugestão da APP se simular percurso completo), mas não só a previsão de lá chegar anda pelos 48% como é sempre um desvio, e paragem extra que muito provavelmente me vai acordar a bebé antes da hora de refeição... e isso é chato qb.. :lol: :lol:

Se arrancar de Gaia com 25% não faltam carregadores em redor do Porto, o ABRP indica que devem ser necessários 30 kWh para chegar ao SUC de Vigo sem problemas e sugere uma paragem de 15 minutos na Área de Serviço da A1 (VNG-00072 ) para carregar, como estamos em viagem não vou considerar nada abaixo de 120.

No posto de 120 fica a 0,46 na Electroverse mas esta opção acaba por trazer muito menos transtorno. Uma pena que o SUC de Matosinhos nunca tenha aberto.. e não é só pelo preço: Chegar, ligar o carro, e não ter de me preocupar com APPs ou pagamentos ou o que quer que seja, é um descanso em viagem!

Para um carregamento de 30 kWh: 0,28 vs 0,46 - 8,4€ vs 13,8€
Espero que o cartão físico ou a app Electroverse não me falhe, pois não tenho mais nenhum cartão físico. :?

Pelo sim pelo não... os tampões de roda voltaram a ser colocados. :D


Hoje vou também fazer reset ao parcial de consumo que iniciei com a chegada a Lisboa, seguindo este para a lista:

start:Kampen : 3 101 km - 18,8 kWh/100 - Viagem Holanda Lisboa
start:Lissabon : 15 549 km - 14,0 kWh/100 - Parcial desde a chegada até final de Maio.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 534
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 29 mai 2025, 15:18

Entretanto pelo caminho resolvi apontar a um Powerdot de 120 junto à Exponor.

Vazio, impecável.
Carregar a 87, nem por isso, mas pode sempre piorar, chegou outro carro e agora estou a carregar a 43. :|

Depois de andar pela Europa a fazer viagens e a despachar a coisa em SUCs V4, ter de levar com isto... Fica um enorme amargo de boca. :arrow:

Edit: Sim, fiz pré condicionamento, e chegamos com 19%.

cfvp
Mensagens: 1868
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por cfvp » 29 mai 2025, 15:24

A PowerDot tem a mania de fazer isso e depois cobrar ao minuto, para chular bem.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6535
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por BrunoAlves » 29 mai 2025, 20:21

Lá fora não o faz :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 534
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 02 jun 2025, 23:55

E mais uma semana a carregar até aos 100% para sair para nova viagem: Galicia, em modo viagem de família!
A003.jpg


Saída alinhada com o tempo de percurso para parar e almoçar em Gaia, o que me deu hipótese de repetir quase o exacto percurso da semana passada para conferir novamente a média até Aveiro.

Semana passada: 230km, 2h14m, 16,3kWh/100
Esta semana: 225km na altura do print, 2h03m, 15,5 kWh/100

Alterações? Mais peso, mesmos ocupantes mas mala e frunk cheios, tampões colocados esta semana, e sempre autopilot ligado com a mesma velocidade fixa, mas com uma atitude mais activa: Aumentar a velocidade em descidas e reduzir nas subidas mais pronunciadas.

Após este pequeno aparte, viagem até ao destino com dois carregamentos:

- Powerdot em Gaia com My Atlante, o posto de 120 que afinal era só de 43 em caso de partilha ( :? ) e onde os estimados 0,36 da App passaram a 0,39 no final, com uns longos 25 minutos até chegar para o essencial para chegar à vontade a Vigo: 17,9 kWh.
(Já não ia optar pela Electroverse, mas da noite anterior para o dia passou de 0,46 para 0,58!)

- Tesla Supercharger em Vigo, onde chegámos com 14,8kWh/100 nos 145 km após o carregamento, tendo este parado enquanto se fazia compras no Carrefour já que tinha definido o limite de 75% para os carregamentos do dia a dia. :lol:
A001.jpg


Alem destes dois, apenas foi feito um carregamento de oportunidade à sombra enquanto se fazem compras no Mercadona apenas porque sim, já que não vamos voltar a encontrar este preço nos SUC de regresso.
A002.jpg


Depois de alguma praia e de muito brincar na água com os miúdos, hora de regressar, cansados mas felizes.
A004.jpg


:dance:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 534
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 03 jun 2025, 00:27

Sem carregador no hotel ou lá perto, pela primeira vez tinha pela frente uma viagem tão longa (560km) sem iniciar a 100%, pelo que a primeira paragem foi logo após a primeira hora de percurso, com chegada ao Supercharger a 12%.

Pequena curiosidade: Não sei se o condicionamento de bateria tem como principal função acelerar o carregamento ou proteger a saúde da bateria. O carro gastou salvo erro 4% e reparei que no inicio a indicação era linear: "Gastou 1% em condicionamento, vai poupar 1 minuto no carregamento em supercharger", "Gastou 2% em (....), 2 minutos no carregamento".

Subida a um Centro Comercial fantasma a um domingo, onde nem as WC se encontram abertas, regressamos ao carro e estamos com 63% e apenas a carregar a 86 kW. Como de certeza que vamos apanhar os SUC em Portugal a dividir potência não vejo porque não esperar mais um bocadinho, sempre é mais rápido, e até porque o plano passa a ser evitar a Mealhada e fazer directo após o almoço até Fátima, já que é de esperar que os miúdos fechem os olhos depois. :mrgreen:
A005.jpg


Cancelo o carregamento aos 82% a carregar a 50kW, o carro diz que não dá, mas conto fazer umas alterações ao percurso e pelas contas de cabeça que fazia no tempo do Leaf ( :mrgreen: ), estes 82% tinham de dar para os 350km até Fátima. :snooty:
A006.jpg

Destino apontado a algures em Fátima para o carro não condicionar a bateria, e saímos de Vigo!

Paragem para almoçar em Cerveira e arranque já com previsão de "só" -2%.
Entrada na A28 só em Viana para evitar algumas subidas mais chatas na A28 e seguir até ao Porto a rodar entre os 110 e 115.

De cabeça o Porto ficou para trás com previsão de "+1,4%" ao destino, e o valor de velocidade máxima que o carro indicava para chegar ao destino com "+3%" foi aumentando até que chegou aos 120km/h e desapareceu algures junto da saída de Aveiro/Águeda/O.Barro com previstos já "4%".

Daí foi sempre em autopilot fixo a 120, tendo passado a saída da Mealhada com previsão de Fátima a "+5%", tendo ajustado o AP ligeiramente para cima. :D
A007.jpg

Não foi o parcial mais rápido, mas chegámos assim!
Por incrível que pareça lá trás adormeceram em Viana e acordaram na rotunda de Fátima, espetáculo!

10 minutos de espera para carregar, um lanche rápido no Floresta ao mesmo tempo do carregamento de 26 minutos, e diretos a casa com boa disposição.
O Model 3 torna estas viagens incrivelmente fáceis. :)

Chegada a casa com 1269km feitos com uma média global de 14,8 kWh!

Esta viagem para baixo teve no entanto um dado curioso: Chegámos com uma diferença muito residual da percentagem de bateria com que saímos, pelo que é simples de fazer o cálculo do custo da descida:

Vigo_ 27 minutos, 48,7kWh, 17,55€
Fátima_ 26 minutos, 35,9kWh, 12,21€

29,76€ para percorrer 563km, 5,3€/100, 100% em SUC.

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”