DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 20 jun 2025, 00:30

Também há Niros com 500000km nunca tiveram problemas nos rolamentos e também há Peugeot com 150000km nunca tiveram problemas no compressor de A/C e há outros que aos 15000km tiveram 6 meses na Peugeot, passados 6 meses entregaram o carro ao proprietário e passado 1 mês estavam outra vez a dar problemas.

Estes casos não fazem com que os outros não existam.

Usar a exceção para tentar fazer passar a ideia que os que dão problemas é um caso isolado é não querer ver.

Desde que apareceu os primeiros casos que temos vindo a discutir este assunto. Ao princípio era o uso do carro, porque o problema só se manifestava em carros abusados, depois começaram aparecer em carros com uso normal veio a desculpa não sabemos o passado do carro, agora já sabemos de mais casos onde os proprietários tiveram um uso cuidado com o carro, veio a desculpa mas não sabemos ao certo qual é o problema.

Ao longo deste tempo tem ficado claro que existe um problema que afecta todos os carros independentemente do uso e com o passar dos anos muitos mais irão aparecer, mas parece que vai haver sempre uma desculpa qualquer para tentar dizer que não existe problema nenhum e que o problema está no proprietário, ou porque foi só um azar no carro que lhe calhou.

Ter este tipo de atitude num fórum de carros eléctricos é que começa a ser estranho. Mais parece é uma atitude de grupo de Facebook de fanáticos por uma marca que tem de se negar os problemas quando esta mais que evidente que ele existe.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 20 jun 2025, 09:28

Viste meia dúzia de carros, que alguns até podem ser repetidos, como podes chegar à conclusão que existe um problema em (quase) todos os Leafs?

No Niro também não sei se o problema de rolamentos vai afectar todos ou qual é a percentagem de carros com problemas e sem.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

kony76
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por kony76 » 20 jun 2025, 12:12

Eu conheço 5 pessoas que têm Leaf, e destes, 4 tiveram problemas (Entretanto lembrei-me de mais um caso). Mais o meu, já são 5.
Só 1 até o momento é que não teve. E curiosamente, não faz carregamentos rápidos, mas anda a fundo nas AE!

Cada um pode achara o que quer. Eu acho que os Leaf têm claramente um problema que está a afetar uma grande percentagem deles.

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 20 jun 2025, 14:36

kony76 Escreveu:
20 jun 2025, 12:12
Eu conheço 5 pessoas que têm Leaf, e destes, 4 tiveram problemas (Entretanto lembrei-me de mais um caso). Mais o meu, já são 5.
Só 1 até o momento é que não teve. E curiosamente, não faz carregamentos rápidos, mas anda a fundo nas AE!

Cada um pode achara o que quer. Eu acho que os Leaf têm claramente um problema que está a afetar uma grande percentagem deles.
É realmente estranho haverem carros que levam com uso intensivo e não têm problemas e depois outros com um uso moderado têm... :think:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 20 jun 2025, 15:50

kony76 Escreveu:

Como é que só conheces um que não teve, então os deste forum não contam?
Eu só conheço particulares deste forum e o teu é o unico que deu raia, com é que ficamos, então não conheces o meu, ou o do MJR,... :?: :? De resto tudo o que conheço é de empresas, são carros que apenas andam por aqui, mas que têm montes de kms, não conheço nenhum problemático.
Estes casos não fazem com que os outros não existam.
Acho que estás a perceber tudo mal, eu nunca disse que casos não existem, apenas digo que não fazemos ideia do que se passa, no facebook acumulas casos de problemas de baterias que alguns são problema no PDM, outros no BMS, outros até foram toques que deram por baixo, isso para o facebook não interessa é tudo baterias que não prestam, eu só estou a tentar saber o que se passa, pois num forum da especialidade é o minimo que se possa pedir aos seus utilizadores.
A questão é que tirando os casso abusados em que já se viu que as baterias incham e acabam por tocar na estrutura metalica e acabam por dar fallha de isolamento, não tens mais nada, não fazes ideia do que se passa com os de garantia, porque a Nissan simplesmente não diz nada do que faz, e está a acontecer o mesmo aos outros fora da garantia, pois o pessoal vai logo paraa troca de baterias e acabas por não saber nada do real estado do que estava lá, não fazes ideia se é uma celula que berra e dá cabo do pack todo ou se são todas que perdem muita capacidade, simplesmente não sabes nada, só sabes dizer que não prestam, para mim isso não chega.

Este tipo de atitude serve para todos os EVs e avarias, tenho a mesma atitude para os rolamentos da KIA/hyundai, para as baterias da Hyundai dos packs 60, para as baterias do model S de 60 kWh, baterias da Tesla no model 3 75kWh, para as baterias do Soul 27kWh,... A atitude é sempre a mesma, tentar saber o que se passa e não passar a imagem de que as marcas só fazem merd@. Tentar saber o que se passa de facto.
Claro que os LEAFs sempre tiveram um problema, a questão é que problema é esse? Vou-te fazer umas questões que o Nonnus deve saber responder-te, pois para ele está tudo dito:

No teu caso sabes que tens celulas defeituosas e vais trocá-las, como sabes que não estão todas defeituosas? Como é possivel teres umas defeituosas e outras não? Foi erro de fabrico? São todas más? Como é possivel, sendo elas tão más, haverem carros com pior trato durarem muito mais que o teu sem problemas? Já agora pergunta-lhe também, qual a percentagem de carros com problemas e com bons tratos?
Aguardo estas respostas e depois ficarei satisfeito. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

civic

Mensagem por civic » 20 jun 2025, 16:02

cfvp Escreveu:
20 jun 2025, 14:36

É realmente estranho haverem carros que levam com uso intensivo e não têm problemas e depois outros com um uso moderado têm... :think:
Isso não tem nada de estranho, para mim resume-se a falha no controlo de qualidade numa linha de produção, o LEAF vendeu mais de 650 000 carros em menos de 3 anos a AESC de certeza que não tinha condições para produzir tanto, e sem ter nada a ver com a qualidade das baterias, isso torna o produto muito incerto em termos de caracteristicas, isto nada tem a ver com o uso abusivo das baterias, tem mais a ver com a produção em si, estes problemas deviam aparecer ainda na garantia, obviamente que quem andou sempre com "o carro ao colo" levou a que o problema se manifestasse mais tarde, outros que abusaram levaram logo com baterias novas, depois ainda houve os contratos especiaias de empresa que fizeram correr alguma tinta, mas é como disse antes, eu tenho esta teoria, e tento observar as situações para realmente ver o que se passa, e é a primeira vez que a mostro por aqui, outros preferem dizer que aquilo não presta e siga, é como comprar laranjas. :lol:

Uma coisa é certa, e faz confusão a muita gente por aqui, com o avançar do tempo é mais do que normal aparecerem mais problemas, isto serve para todas as marcas. ;)

Já deu para perceber que mesmo subindo de qualidade entre todos os modelos da Nissan as baterias AESC não têm a qualidade de umas Samsung como as do i3, ou umas LG da Tesla, mas espero para ver melhor o que se vai passando.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76

Mensagem por kony76 » 20 jun 2025, 16:50

civic Escreveu:
20 jun 2025, 15:50
kony76 Escreveu:

Como é que só conheces um que não teve, então os deste forum não contam?
Eu só conheço particulares deste forum e o teu é o unico que deu raia, com é que ficamos, então não conheces o meu, ou o do MJR,... :?: :? De resto tudo o que conheço é de empresas, são carros que apenas andam por aqui, mas que têm montes de kms, não conheço nenhum problemático.
Naturalmente que me refiro a casos que conheço pessoalmente.

Há uma coisa que não entendo. Para ti, pelo facto de ser empresa, já está “desculpado” o facto de ter problemas?
Ou por andar rápido em AE?

Alguma vez a Nissan disse que estes carro não podiam passar dos 100? A mim ninguém me disse isso.

É evidente que existiu um problema com a qualidade destes carros. Não no carro em si, mas no pack de baterias ou seja lá uso for o termo correto para isto.

Não é por vender muito que serve de desculpa. Há muitos outros modelos que venderam muito mais que o LEAF e não foi por isso que o controlo de qualidade falhou.

NDR: Eu gosto muito do carro e espero ainda ficar com ele por muitos e bons anos!

civic

Mensagem por civic » 20 jun 2025, 17:03

kony76 Escreveu:
20 jun 2025, 16:50

Naturalmente que me refiro a casos que conheço pessoalmente.

Há uma coisa que não entendo. Para ti, pelo facto de ser empresa, já está “desculpado” o facto de ter problemas?
Ou por andar rápido em AE?

Alguma vez a Nissan disse que estes carro não podiam passar dos 100? A mim ninguém me disse isso.

É evidente que existiu um problema com a qualidade destes carros. Não no carro em si, mas no pack de baterias ou seja lá uso for o termo correto para isto.

Não é por vender muito que serve de desculpa. Há muitos outros modelos que venderam muito mais que o LEAF e não foi por isso que o controlo de qualidade falhou.

NDR: Eu gosto muito do carro e espero ainda ficar com ele por muitos e bons anos!
Pensei que já tinhas percebido o meu ponto, eu não desculpo ninguém, o facto de ser empresa só tinha a ver com a garantia, faziam um preço muito melhor mas não garantiam utilizações abusivas, era assim desde sempre, aliás já o disse por aqui, Nissan nunca mais e nunca tive problemas com o meu carro, só o facto de ver tecnicos de oficina a mexerem no meu carro que visivelmente não faziam ideia do que estavam a fazer, revisões que facilmente se percebe que nada fizeram no carro, a colocarem filtros sem serem genuinos, situações de pessoas a esperarem meses para resolverem problemas de garantia sem acompanhamento da marca,....

O meu ponto é: em vez de andar para aqui a dizer que as baterias não prestam, é tudo igual, morrem todas pelo mesmo mal,... Prefiro tentar saber o que se passa em cada situação, só o facto de tentar perceber isto quer dizer que vejo a situação da Nissan diferente das restantes, como podes ver pelo meu ultimo comentário, eu tenho uma teoria que nunca vi ninguém referir, pois é muito mais facil dizer que é tudo igual, e estou à espera de ver o teu caso para comprovar o que eu penso.

Essa do controlo de qualidade é minha, começas a chegar lá, se eu não falasse nisso tu também não o irias referir, ;) só pretendo saber o que se passa, porque se conseguir comprovar que é assim, não vou ter problemas em substituir alguma celula do meu que aconteça isso, de outra forma nem vale a pena gastar dinheiro nisso, percebes o alcance disto? A questão para mim não está nos que avariam, é precisamente nos outrso que me foco. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76

Mensagem por kony76 » 20 jun 2025, 18:55

É um facto que só falei na qualidade porque tu falaste!

Tal como é um facto que há imensos Leaf a terem problemas.

Quanto ao meu, lá vou arriscar e reparar. Espero ser uma aposta ganhar. Mas só o tempo o dirá.

Numa coisa concordo contigo. Apesar de gostar muito do carro, Nissan nunca mais. Precisamente por esse tipo de comportamentos que falaste. A falta de respeito pelo cliente.

civic

Mensagem por civic » 20 jun 2025, 19:44

Obviamente que se não houvesse imensos LEAFs a terem problemas esta conversa nem existia, mas posso dizer-te que por norma estou atento a estas coisas, seja em que marca for.
E todas elas dão prolemas, a questão é que tirando a Tesla, não tens marcas em Portugal com um volume de vendas parecido ao LEAF, a diferença entre estas duas é que a Tesla trata logo do assunto quando ele aparece e têm TMS, que muda logo a equação toda....
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”