Mensagem
por Nonnus » 01 jul 2025, 05:21
Sou da opinião do Civic. O report das apps vale o que vale.
Já mencionei várias vezes que o meu Leaf chegou a reportar no Leafspy 57% de SoH e quando foi entregue a Nissan ia com 64%.
No Kia também já vi 100% já vi 95% e agora esta nos 97%.
Quando o Leaf foi para a Nissan na primeira vez devido ao problema da bateria, esteve lá duas semanas a fazer testes, o que indica que não foi ligar uma APP qualquer e ver o SoH que reportava. Na segunda vez quando caiu a 4° barra o carro teve que lá ir 3 vezes. O que indica que não foi só olhar para o número de barras, ou para uma APP qualquer com o valor de SoH. Cheguei a relatar várias que a Nissan não olha para uma bateria como nós.
EVUber se quando o teu carro tiver 800000km e se a degradação for a expectável e tu chegares a Toyota com o dados do carscanner, vão-te dizer que apps, ou software de terceiros para eles não lhes diz nada, que carro vai ter que lá ficar para fazer testes a bateria. Depois é esperar que o que a APP reportar na altura seja fidedigno e vá de encontro aos testes da Toyota.
Voltando-me a repetir as apps são boas para irmos tendo uma ideia se o SoH sobe e desce de forma suave ou abrupta (caso do Leaf a certa altura da sua vida), e assim ter uma ideia se algo está errado. Perder 10% em 1 mês soa o alarme que algo não está bem.
O Leaf por ser um carro demasiado transparente foi e é uma grande escola para perceber que nem tudo o que se vê nas apps é sinal de que a bateria está em condições. Existem N exemplos de carros com as baterias nas "couves" no entanto olha-se para as apps e é só saúde.
Como existe muitos leigos a visitar este fórum de forma anónima é preciso esclarecer.
Ir a um stand e comprar um carro com base numa APP pode correr muito mal. No entanto eu comprei o Niro sem nunca ter pedido qualquer tipo de informação a esse respeito e sem nunca ter visto o carro. Todos os relatos que temos visto (inclusive o do EVUber), são carros com um longevidade mais que comprovada. Isto não quer dizer que não há risco.
No Peugeot liguei o carscanner lá estava os tais 92%, nada que me preocupa-se pois levei a lição bem estudada e sabia que era normal nos carros stellantis. Fiz o teste drive por convite da pessoa que me vendeu o carro, o que demonstrou também que não havia nada a esconder.
O conselho tem de ser, fazer sempre um teste estrada e não apenas olhar para uma APP qualquer. De preferência levar uma pessoa que já conduza carros eléctricos à alguns anos. Uma pessoa que nunca teve contacto com um carro elétrico e ver a autonomia a cair 1% em 10km, ou ver 10%, vai ficar na mesma. Se quem vende o carro se tiver lábia, vai dizer que é normal pelo factor X, Y ou Z.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024