alexmol Escreveu: ↑07 jul 2025, 21:27
BrunoFonseca Escreveu: ↑07 jul 2025, 10:45
Ficou apenas um contacto para a galp e outro para a electroverse para saber quem está a bloquear o acesso.
Como a futura lei ainda n está em vigor, era bom que todos cumprissem a actual (em vigor)
Enquanto utilizador não tenho que saber quem está a bloquear o quê.
Enquanto utilizador abri um pedido de suporte na Electroverse do qual aguardo resposta. Mas não espero que me revelem o que se passa nos bastidores.
Quem se devia preocupar com estas questões é a entidade GESTORA da rede, que devia detectar situações destas de forma automática através de KPI's.
Eu sou frontalmente contra a actual lei, como é sabido, mas se está em vigor e é para todos não se pode apelidar algumas redes de conflituosas e depois fechar os olhos a possíveis boicotes.
Enquanto utilizador tens razão, mas a partir de um momento que publicas um vídeo, não és um mero utilizador. És um "influencer", estás não só a informar como a criar um percepção, ou um juízo.
O título do vídeo não é inocente e remete para uma conclusão errada. É claro que dá mais cliques, mas o que é que pretendes com o vídeo? Cliques ou informar? Se é informar, então falta a parte da validação de informação, e aí deverias consultar as marcas envolvidas.
Lembro-me de aprender no 5º ano que um texto informativo deveria sempre responder a "Onde", "O quê", "Quem", "Como" e "Porquê".
Soubeste quem bloqueou quem? É a Electroverse que não quer que o seu cartão seja utilizado nos postos da Galp (se calhar perdem dinheiro nesses carregamentos) ou foi a Galp a bloquear (coisa que, sendo possível, não faria muito sentido pois enquanto OPC recebia sempre o valor indicado no posto)? Note-se que quando referes "possíveis boicotes" estás a assumir que existe uma ação deliberada de alguém. Isso está provado? Apenas (e bem) constataste que o cartão da Electroverse não funciona em postos Galp. Falta aqui responder ao "Porquê", ou se não consegues, não tires conclusões.
Numa coisa estamos de acordo, concorde-se ou não com a lei em vigor (eu concordo, nomeadamente a nível da interoperabilidade) embora reconheça necessite ser melhorada), esta tem de ser cumprida, mas o problema é que não está, e há concorrência desleal por parte de quem não cumpre a lei. Mais, com o burburinho de que vem aí uma nova lei (e que ainda não se sabe a sua redação final), já se nota vários players a tomar ações (que são contrárias à lei actual), o que leva a um clima de vale tudo.
Quanto à EGME, sim, deveria ter um papel mais activo em tudo aquilo que diz respeito à qualidade da rede.
Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.