Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por civic » 02 set 2025, 11:50

Eu acho que o facto de ser novato numa coisa destas é o suficiente para o excluir de fazer um artigo na net a exemplificar como funcionam os carregamentos, pois estes artigos servem para os novatos aprenderem alguma coisa, digo eu...
A questão de uma CNN editar um artigo destes serve mesmo para quê?
O exemplo que ele dá do Continente é precisamente o que acontece, por exemplo, com o Recheio, só abasteces gasolina/gasoleo se tiveres o cartão deles, nada de mais. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 02 set 2025, 12:00

Em autoestrada o carro consome bastante mais.
Ainda esta semana um amigo me perguntou: "então e o carro electrico?".

- Esta tudo bem. Nas férias fiz 1300km sem problema nenhum.

- Então o carro (niro) faz quantos km?

- Faz entre 450km/500km em velocidades moderadas.

- É pá acho isso estranho. O fulano tem um Tesla daqueles grandes e não consegue ir ao Algarve e são 250km. Ele diz que o carro é bom mas é para andar nas voltinhas. Tu dizes sempre que não tens problemas nenhuns.

- É simples. O meu carro tem médias de consumo baixas 12kWh/14kWh. Esses Teslas "grandes" consomem no mínimo 16kWh/100 a velocidades moderadas, em velocidades de auto estrada 20/22kWh e se for a 160km/h se calhar mais de 25kWh/100. Não há milagres.

Isto para dizer que as pessoas que tem carros a combustão nunca devem ter reparado que quando vão na auto estrada a velocidades elevadas até se vê o ponteiro a mexer, o combustível desaparece num flash e depois nos electricos não conseguem perceber que é exactamente a mesma coisa. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2025, 12:31

civic Escreveu:
02 set 2025, 11:50
A questão de uma CNN editar um artigo destes serve mesmo para quê?
Para encher claro. Sendo CNN quanto mais drama melhor :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 02 set 2025, 12:51

Também achei piada aos nomes fictícios (ex: Borga Queen :mrgreen: ). Porém de facto existe um problema grave na disponibilidade dos carregadores, nomeadamente falta deles. No fim de semana passado precisei de carregar e fui obrigado a ir a 3 postos em sítios diferentes. Primeiro fui a um Lidl, que por causa da transição para o OPC Galp, apareciam 2 tomadas de cada e induziu-me em erro. Quando lá cheguei estava um pessoa a carregar. Como só há um posto tive que ir a outro. Fui a outro Lidl lá perto e tinha dúvidas se estava a funcionar e quando lá cheguei de facto não estava. Tive que ir para o plano C e ir para um carregador da Helexia, também perto, que confirmei que estava livre pela app MiaU ( :mrgreen: ). O problema foi que quando estava a chegar já estava um carro acabadinho de estacionar para usar a ficha CCS. A minha sorte foi que a senhora não estava a conseguir carregar com o cartão dela e deixou-me carregar. Tive sorte, senão era mais outro que tinha que ir procurar e já estava a ficar sem opções ali perto...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 49 000 kms

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2025, 14:07

cfvp Escreveu:
02 set 2025, 12:51
Tive sorte, senão era mais outro que tinha que ir procurar e já estava a ficar sem opções ali perto...
Claro, esse é o ponto. Mesmo nós pessoas informadas apanhamos entaladelas aqui e ali, um maçarico em Agosto pode de facto achar isto dantesco.

Na páscoa fui passar o fds prolongado a Armação. Para vir embora cedo (estava com mais 3 carros a combustão em caravana) e irmos todos almoçar a Almeirim, tinha de sair bem carregado. Tinha carga, era só 1 horita a 22kW.
Ao jantar não consegui carregar, haviam ali uns PCN mas estavam todos em uso ou pelo menos a fazer de estacionamento. Decidi levantar-me de madrugada e ir carregar.
- ao lado da urbanização, nem a 1km de onde estava, PCN e PCN disponíveis. Chego lá, eram dentro de um hotel e nem sei onde que só tinha estacionamento exterior - mas fechado - e não se viam quaisquer postos. Mas "verdinho nas apps".
- vou a Armação, 2 PCN diferentes, desligados. Mas "verdinhos nas apps".
- a um PCR não ia porque cobram por tempo e eu estava num SOC muito alto.
- outros PCN já eram mais longe.

Agarrei em mim e fui ao SuC de Alcantarilha. :roll:

A sério, o relato (fora o excesso de drama) não me parece nada escabroso.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 set 2025, 14:29

BrunoAlves Escreveu:
02 set 2025, 14:07
Mesmo nós pessoas informadas apanhamos entaladelas aqui e ali, um maçarico em Agosto pode de facto achar isto dantesco.
Este é que é o ponto.

Ora ir para o Algarve em agosto, seja num carro elétrico, seja num a combustão é algo fora do normal. É uma exceção e é aqui que falha a percepção destas pessoas.

Em agosto no Algarve há filas para tudo. Há filas para ir a praia, há filas para ir ao restaurante, há filas para ir ao supermercado, há filas para entrar/sair da autoestrada, há filas nas áreas de serviço (ponto). Porque é que por se ir num carro elétrico tem de haver drama.

Metade do país ruma para sul. Densidade populacional aumenta considerávelmente, não há milagres.

Eu fui para trás os montes de férias. Vivi algum destes transtornos? Não.

Tive de planear a viagem ao pormenor por ir de carro elétrico? Não.

Há anos que não vou passar férias para o Algarve por estes motivos todos, deixei de ir ainda antes de ter carros elétricos. 😉
- 6 anos depois 160000km

civic

Mensagem por civic » 02 set 2025, 14:57

Eu só acho escabroso por ser um artigo em que a CNN faz daquilo uma noticia, é só por isso. Não que seja mentira o que está lá, o que critico é a forma como se quer passar uma mensagem, não coloco a app do Continente porque sou contra essas coisas, que treta de comentário, pois com isso resolvia logo o problema.
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

civic

Mensagem por civic » 02 set 2025, 15:05

Estive em Altura na ultima semana de Julho e não tive qualquer problema, carreguei no Pingo Doce e nas bombas da Prio, no final passei por Armação de Pera e nem precisei de usar PCR, deixei o i4 no parque de campismo durante a noite a carregar no PCN.
Nada disto foi planeado, se há filas durante o dia carrego de noite, não gosto é de deixar as coisas para as ultimas, na viagem para norte carreguei no Continente de Grandola, pois tinha passado no Lidl de Alcacer e estava ocupado, siga, deixo sempre alguma margem para não ter de esperar, com tanto carregador por todo o lado não vejo qual o celeuma destas coisas, ainda por cima estamos a falar de viagens de férias.
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 set 2025, 16:02

civic Escreveu:
02 set 2025, 15:05
para norte carreguei no Continente de Grandola, pois tinha passado no Lidl de Alcacer e estava ocupado, siga, deixo sempre alguma margem para não ter de esperar, com tanto carregador por todo o lado não vejo qual o celeuma destas coisas, ainda por cima estamos a falar de viagens de férias.
Deve ter sido ao contrário. :P De sul para Norte passas por Grândola e depois Alcácer.

Nem mais, férias. É quando havia de haver mais calma e vagar, mas parece que é só stress. Estas pessoas não vão de férias.

Quando fiz a viagem de regresso a casa cheguei ao carregador de Pedrogão Grande, nos Bombeiros Voluntários e não conseguir carregar em nenhum dos dois postos. Siga caminho, parei na Sertã carreguei no Intermarche, depois do intermarche ainda havia mais 3 ou 4 só na Sertã.

Não estava nada planeado. Mas lá esta, isto somos nós que já levamos muitos anos disto.
- 6 anos depois 160000km

civic

Mensagem por civic » 02 set 2025, 17:04

Até não, foi do Lidl de Sines para o continente de grandola. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Responder