
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- Malm
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Tenho a sensação que todos nós verificamos uma diminuição significativa da taxa de degradação durante este inverno. Isso pode dever-se a:
- de inverno, devido às temperaturas mais baixas, as baterias em Portugal pouco degradam (e este inverno, parece-me a mim, foi mais frio que o habitual);
- a taxa de degradação diminui quando o carro perdeu 85% da capacidade;
- os proprietários aperceberam-se dos fatores que causam a degradação e adotaram comportamentos que reduzem a taxa de degradação, nomeadamente evitar carregamentos rápidos e deixar o carro de noite na rua.
Eu penso que será o conjunto dos 3 fatores que indiquei que permitiram ao mjr manter praticamente a sua capacidade desde o último verão.
O desafio, para nós, é fazer com que os nossos carros passem pelo verão com se de um inverno se tratasse. Se o conseguirmos, o que já está ao alcance de alguns (o mrr é o melhor exemplo), vamos conseguir baralhar completamente as estatísticas que vaticinam menos 30% da capacidade ao fim de 6 anos em Portugal. Vou esforçar-me para que, no próximo ano, quando fizer a revisão anual, vos possa apresentar um valor de capacidade restante superior a 35 Ah (há um mês era de 36,4 Ah), dado que só é preciso fazer uma coisa para o conseguir, fintar o verão.
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- a taxa de degradação diminui quando o carro perdeu 85% da capacidade;
- os proprietários aperceberam-se dos fatores que causam a degradação e adotaram comportamentos que reduzem a taxa de degradação, nomeadamente evitar carregamentos rápidos e deixar o carro de noite na rua.
Eu penso que será o conjunto dos 3 fatores que indiquei que permitiram ao mjr manter praticamente a sua capacidade desde o último verão.
O desafio, para nós, é fazer com que os nossos carros passem pelo verão com se de um inverno se tratasse. Se o conseguirmos, o que já está ao alcance de alguns (o mrr é o melhor exemplo), vamos conseguir baralhar completamente as estatísticas que vaticinam menos 30% da capacidade ao fim de 6 anos em Portugal. Vou esforçar-me para que, no próximo ano, quando fizer a revisão anual, vos possa apresentar um valor de capacidade restante superior a 35 Ah (há um mês era de 36,4 Ah), dado que só é preciso fazer uma coisa para o conseguir, fintar o verão.
Última edição por Malm em 14 abr 2014, 17:20, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Ainda tem as 12 barras de capacidade, Victor??
O cabo é para poder regular a corrente para menos de 16A, em visitas a casas de amigos e também para poder carregar durante o dia 100% através dos painéis solares PV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ainda mostra as 12 barras. Hoje estou com 54,26 AHr.mjr Escreveu:![]()
Ainda tem as 12 barras de capacidade, Victor??
O cabo é para poder regular a corrente para menos de 16A, em visitas a casas de amigos e também para poder carregar durante o dia 100% através dos painéis solares PV.
Carrego muitas vezes apenas 1/2 horas por noite (8 kw) e, com esse cabo, podia prolongar o tempo de carregamento nocturno.
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- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
54,26Ah é exatamente o que o meu carro tem! É melhor nem ligar às barras...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não sei se era bem assim como diz "Malm Escreveu:Tenho a sensação que todos nós verificamos uma diminuição significativa da taxa de degradação durante este inverno. Isso pode dever-se a:
- de inverno, devido às temperaturas mais baixas, as baterias em Portugal pouco degradam (e este inverno, parece-me a mim, foi mais frio que o habitual);
- a taxa de degradação diminui quando o carro perdeu 85% da capacidade;
- os proprietários aperceberam-se dos fatores que causam a degradação e adotaram comportamentos que reduzem a taxa de degradação, nomeadamente evitar carregamentos rápidos e deixar o carro de noite na rua.
Eu penso que será o conjunto dos 3 fatores que indiquei que permitiram ao mjr manter praticamente a sua capacidade desde o último verão.
O desafio, para nós, é fazer com que os nossos carros passem pelo verão com se de um inverno se tratasse. Se o conseguirmos, o que já está ao alcance de alguns (o mrr é o melhor exemplo), vamos conseguir baralhar completamente as estatísticas que vaticinam menos 30% da capacidade ao fim de 6 anos em Portugal. Vou esforçar-me para que, no próximo ano, quando fizer a revisão anual, vos possa apresentar um valor de capacidade restante superior a 35 Ah (há um mês era de 36,4 Ah), dado que só é preciso fazer uma coisa para o conseguir, fintar o verão.
", é que ando a ficar assustado com a velocidade de degradação, desde o dia 11-03-2014 até hoje já perdi (63,24Ahr para 61,12Ahr) 3%, não sei se será "normal" ou se estou a fazer algo de errado..o mrr é o melhor exemplo
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ó mrr, era porreiro pores na tua assinatura os ah, kms e barras e ano do carro, para poder contextualizar os teus comentários...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Já está...Orlando Escreveu:Ó mrr, era porreiro pores na tua assinatura os ah, kms e barras e ano do carro, para poder contextualizar os teus comentários...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Jovem o teu carro está em queda...mas deve estabilizar....qts cargas rápidas já tens?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
21QC, mas não fui eu que as fiz, comprei-o com 3000km, já vinha com essas cargas feitas. Que está em grande queda já eu dei por ela...Orlando Escreveu:Jovem o teu carro está em queda...mas deve estabilizar....qts cargas rápidas já tens?
Normalmente carrego sempre a noite a 10A, durante a semana faço cargas até aos 80%, ao fds vai até aos 100% para estar mais a vontade nos kms, no que toca a temperatura, claro está, que é sempre a tentar o mais baixo possível. Sinceramente estou desanimado com o carro

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Carro com baterias com 1 ano, QC à fartazana, normal esses 3%...até diria que pode chegar aos 4% em junho...
Esse carro é branco e estava na zona de Setubal? Aposto que era de test-drive e sempre estacionado ao sol....
O que tens que fazer é simples: mima-o!
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