DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 14 abr 2014, 16:32

Tenho a sensação que todos nós verificamos uma diminuição significativa da taxa de degradação durante este inverno. Isso pode dever-se a:
- de inverno, devido às temperaturas mais baixas, as baterias em Portugal pouco degradam (e este inverno, parece-me a mim, foi mais frio que o habitual);
- a taxa de degradação diminui quando o carro perdeu 85% da capacidade;
- os proprietários aperceberam-se dos fatores que causam a degradação e adotaram comportamentos que reduzem a taxa de degradação, nomeadamente evitar carregamentos rápidos e deixar o carro de noite na rua.
Eu penso que será o conjunto dos 3 fatores que indiquei que permitiram ao mjr manter praticamente a sua capacidade desde o último verão.

O desafio, para nós, é fazer com que os nossos carros passem pelo verão com se de um inverno se tratasse. Se o conseguirmos, o que já está ao alcance de alguns (o mrr é o melhor exemplo), vamos conseguir baralhar completamente as estatísticas que vaticinam menos 30% da capacidade ao fim de 6 anos em Portugal. Vou esforçar-me para que, no próximo ano, quando fizer a revisão anual, vos possa apresentar um valor de capacidade restante superior a 35 Ah (há um mês era de 36,4 Ah), dado que só é preciso fazer uma coisa para o conseguir, fintar o verão.
Última edição por Malm em 14 abr 2014, 17:20, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 abr 2014, 16:32

:D

Ainda tem as 12 barras de capacidade, Victor??

O cabo é para poder regular a corrente para menos de 16A, em visitas a casas de amigos e também para poder carregar durante o dia 100% através dos painéis solares PV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 14 abr 2014, 16:47

mjr Escreveu::D

Ainda tem as 12 barras de capacidade, Victor??

O cabo é para poder regular a corrente para menos de 16A, em visitas a casas de amigos e também para poder carregar durante o dia 100% através dos painéis solares PV.
Ainda mostra as 12 barras. Hoje estou com 54,26 AHr.
Carrego muitas vezes apenas 1/2 horas por noite (8 kw) e, com esse cabo, podia prolongar o tempo de carregamento nocturno.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 abr 2014, 17:13

54,26Ah é exatamente o que o meu carro tem! É melhor nem ligar às barras...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mrr » 14 abr 2014, 17:56

Malm Escreveu:Tenho a sensação que todos nós verificamos uma diminuição significativa da taxa de degradação durante este inverno. Isso pode dever-se a:
- de inverno, devido às temperaturas mais baixas, as baterias em Portugal pouco degradam (e este inverno, parece-me a mim, foi mais frio que o habitual);
- a taxa de degradação diminui quando o carro perdeu 85% da capacidade;
- os proprietários aperceberam-se dos fatores que causam a degradação e adotaram comportamentos que reduzem a taxa de degradação, nomeadamente evitar carregamentos rápidos e deixar o carro de noite na rua.
Eu penso que será o conjunto dos 3 fatores que indiquei que permitiram ao mjr manter praticamente a sua capacidade desde o último verão.

O desafio, para nós, é fazer com que os nossos carros passem pelo verão com se de um inverno se tratasse. Se o conseguirmos, o que já está ao alcance de alguns (o mrr é o melhor exemplo), vamos conseguir baralhar completamente as estatísticas que vaticinam menos 30% da capacidade ao fim de 6 anos em Portugal. Vou esforçar-me para que, no próximo ano, quando fizer a revisão anual, vos possa apresentar um valor de capacidade restante superior a 35 Ah (há um mês era de 36,4 Ah), dado que só é preciso fazer uma coisa para o conseguir, fintar o verão.
Não sei se era bem assim como diz "
o mrr é o melhor exemplo
", é que ando a ficar assustado com a velocidade de degradação, desde o dia 11-03-2014 até hoje já perdi (63,24Ahr para 61,12Ahr) 3%, não sei se será "normal" ou se estou a fazer algo de errado..
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 14 abr 2014, 18:03

Ó mrr, era porreiro pores na tua assinatura os ah, kms e barras e ano do carro, para poder contextualizar os teus comentários...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mrr » 14 abr 2014, 18:14

Orlando Escreveu:Ó mrr, era porreiro pores na tua assinatura os ah, kms e barras e ano do carro, para poder contextualizar os teus comentários...
Já está...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 14 abr 2014, 18:30

Jovem o teu carro está em queda...mas deve estabilizar....qts cargas rápidas já tens?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mrr » 14 abr 2014, 18:43

Orlando Escreveu:Jovem o teu carro está em queda...mas deve estabilizar....qts cargas rápidas já tens?
21QC, mas não fui eu que as fiz, comprei-o com 3000km, já vinha com essas cargas feitas. Que está em grande queda já eu dei por ela...
Normalmente carrego sempre a noite a 10A, durante a semana faço cargas até aos 80%, ao fds vai até aos 100% para estar mais a vontade nos kms, no que toca a temperatura, claro está, que é sempre a tentar o mais baixo possível. Sinceramente estou desanimado com o carro :cry:. Nem dois meses tenho o carro e já se foram 3%, quando chegou as minhas mãos tinha 96% e data de fabrico 20 Junho de 2013.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 14 abr 2014, 18:51

Carro com baterias com 1 ano, QC à fartazana, normal esses 3%...até diria que pode chegar aos 4% em junho...
Esse carro é branco e estava na zona de Setubal? Aposto que era de test-drive e sempre estacionado ao sol....
O que tens que fazer é simples: mima-o!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”