RJSC Escreveu:Não é o que o malm acredita mas é o que o carro acredita e quando ele achar que o SOC está baixo vai parar na mesma, e o que conta é quando o carro pára.
O iMiev também agora também pára com 3.2V porque acha que chegou a zero.
Ficam como os Tesla Model S de 40kWh que vêm com uma bateria de 60kWh limitada por software.

Pára aos 3,25V, ou aos 3,0V, ou aos 3,5V, ou aos 2,75V. É conforme calhar. No entanto, eu consigo prever, com alguma precisão, quando me vai parar de uma ou de outra forma. Para parar há duas hipóteses, ou pára quando chega aos 2,75V ou quando atinje os 0,0%. Ontem cheguei do Luso em tartaruga mas com a célula mais fraca a 3,6 V (tinha uns 8 ou 9% de SoC). Parei o carro, olhei para a voltagem das células e pensei, isto dava para ir ao supermercado e voltar. Só que já eram 11:30, e ontem era eu que tinha ficado de fazer o almoço, pelo que tive de deixar a façanha para outro dia. Mas há-de ser um dos meus próximos vídeos, "Malm vai ao supermercado de tartaruga".
Tinha saído com 72% de SoC aqui de Tábua, eu sabia que ia ser muito apertado. Mais uma vez, tinha a tal confiança cega que só pararia nos 0,0% (ontem tinha-a, mas nem sempre a tenho - aliás, só me aventurei a sair assim, em vez de a 100, porque queria provar a mim mesmo que estava certo, e quem tem a certeza de estar certo enfrenta o medo e avança). Foram 80 km com umas subidas valentes pelo meio, e no regresso 123 l de água (15 de 5 l e 8 de 6 l). Em fevereiro era bem diferente, teria chegado com as células iguazinhas mas com 22% de SoC (3 barras no mostrador).
Na última subida apareceu a tartaruga. Acendi os 4 piscas, e fiz a subida bem devagar, como quem pensa que está na eminência de parar. Não, não estava, e nem uma gota eu deixei para trás. 123 l de água do Luso estão agora na minha dispensa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.