DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 12 jun 2014, 10:47

mjr Escreveu:Palpites para a temperatura de chegada?
28 oC com condução experiente e sem pressa.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 12 jun 2014, 10:54

33 ºC (média dos 4 sensores).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 12 jun 2014, 10:59

Não necessita de chegar aos 30ºC.
A menos que o percurso seja auto-estrada ou algo acidentado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por cromero » 12 jun 2014, 11:24

VETL Escreveu:Não necessita de chegar aos 30ºC.
A menos que o percurso seja auto-estrada ou algo acidentado...
Digam-me: isso significa seis barras de temperatura?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jun 2014, 11:43

Vou nas calmas por Estradas Nacionais. A maior parte do aquecimento será por exposição a temperaturas externas altas e não por calor gerado na condução. Tempo total de umas 3 horas de exposição a mais de 30ºC. Neste momento estão 31ºC. :cry:

No meu Leaf as 6 barras de temperatura aparecem entre os 26 e 27ºC de temperatura média. Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC. Isto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 12 jun 2014, 11:50

mjr Escreveu:Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC.
Tens certeza? Onde viste isso?
:?:
Isto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.
Isto quer dizer o quê então? Que para além de indicarem temperatura, servem para nos avisar que a degradação está a aumentar? Mas isso é óbvio com o que agora sabemos: Temp=maior degradação
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por cromero » 12 jun 2014, 11:58

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:Em Leafs novos, com menos degradação, será a temperaturas mais baixas, provavelmente nos 24-25ºC.
Tens certeza? Onde viste isso?
:?:
Isto porque a velocidade de degradação diminui com o tempo e é necessário mais temperatura para atingir a mesma velocidade de degradação. Apesar de não dizer em lado nenhum, parece que os engenheiros da Nissan implementaram as barras como indicadoras de velocidade de degradação e não como indicadoras absolutas de temperatura.
Isto quer dizer o quê então? Que para além de indicarem temperatura, servem para nos avisar que a degradação está a aumentar? Mas isso é óbvio com o que agora sabemos: Temp=maior degradação
Sempre que me aparecem seis barras começo a preocupar-me. Ontem à noite, depois de 90 kms junto ao Douro, lá saltaram para as seis. Hoje de manhã, com o fresco da madrugada, voltaram para as cinco barras...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jun 2014, 12:02

No manual de serviço é isso que indica, embora não explicite que em carros novos o threshold é menor. Mas já deu para ver isso no meu. O ano passado as seis barras apareciam antes dos 26ºC e agora aparecem perto dos 27ºC.

Que as barras indicam que a degradação aumenta com a temperatura é óbvio, a questão é que elas parecem indicar a velocidade da degradação. Ou seja, antes para ter a velocidade de degradação de 6 barras era necessário ter mais de 25ºC, mas com a bateria a 20% de degradação já são necessários 27ºC para essa velocidade de degradação.

A facilidade com que este Inverno chegava às 4 barras de temperatura também indica isso. No primeiro ano nunca as vi!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 12 jun 2014, 12:11

Muito interessante, porque no azul do céu tinha que passar dos 25.º....

E nunca viste 4 barras no 1.º ano, mas o mrr já as viu....artificialmente claro....não será porque agora deixas o carro cá fora?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 12 jun 2014, 12:15

É verdade que antes ficava sempre na garagem de noite, a 13ºC no Inverno. Mas houve dias em que ficou fora de casa com temperaturas ambiente abaixo dos 10ºC e nunca aconteceu. O mrr viu as 4 barras com que temperatura do pack?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”