Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 17 jun 2014, 22:27

Apr Escreveu:O que acho interessnte é que pensei que quanto maior as potencias envolvodas maior era o ruido associado, mas o Leaf quebrou este mito. Já alguem comparou o ruido dos varios VE's de 4 rodas?
É mesmo mito... Um Tesla Model S a puxar com 320 kW é silencioso.
o Ruído depende da forma com são aplicadas as correntes no motor:
- com transições bruscas (controladores de onda quadrada/trapezoidal) provocam flutuações de binário muito intensas e então vibração e ruído.
- com controladores de onda sinuisoidal ou Field Oriented Control / Vector Control o binário é constante e portanto não há vibrações.

A moto o MRider fazia barulho com um controlador de onda quadrada e agora com um de Field Oriented Control é silenciosa.

No que toca aos VE de 4 rodas mais comuns que pude presenciar (Leaf, Fluence ZE, iMiev e clones) são todos silenciosos no que toca o motor. O que pode variar é o ruído dos pneus e do vento a alta velocidade.
Última edição por RJSC em 18 jun 2014, 12:10, editado 2 vezes no total.

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 17 jun 2014, 22:41

Eu digo isto de porque observo os VE's à minha volta e o ruido elétrico do alfa pendular parece maior que o metro e por sua vez maior que os eletricos da zona antiga de lisboa e a seguir devia vir o leaf... mas não... vem a minha fly :lol:

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 30 jun 2014, 00:16

Hoje viagem Coimbra - Unhais da Serra

Tudo pronto para documentar a viagem de Leaf, o meu android, com custom ROM e totalmente despido de todas as aplicações desnecessárias e apenas com o Leaf Spy decidiu falhar de forma épica. o Leaf spy parecia estar em perfeitas condições durante a viagem, mas parece que não recolheu dados nenhuns, até o reboot fez entrar o telemovel em modo recovery. Resultado: não tenho nada para mostrar....

Mas quero deixar o apontamento que nunca o indicador de autonomia me stressou tanto. o GOM, que até tinha em boa consideração, falhou tanto que até os passageiros (leigos) se aperceberam.

Carro com mala cheia e + 5 passageiros.
Imagem

Achei que conseguia fazer sem carga intermédia, mas o GOM infuenciou-me de tal maneira que tive que parar a meio para arranjar carga. No final até dava.... tinha ainda 5,4kWh disponiveis segundo o Leaf Spy (entretanto chicoteado).

O melhor é fazer como o outro e meter um autocolante à frente do GOM para não chatear :)

edit: consumo médio desta viagem: 13,7 kWh/100Km
Última edição por Apr em 02 jul 2014, 21:20, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 30 jun 2014, 00:35

O GOM é tramado com subidas.
Quando fui buscar o carro saí com 80 km indicados porque era estrada sinuosa para fazer a menos de 50 km/h e +/- plana. Depois começaram as subidas, mesmo a 50 km/h caiu logo para 42 km...

Em unhais como carregaste para voltar? Ponto de acesso privado, suponho?

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 30 jun 2014, 17:57

Ainda nao regressei ;)

Estou numa especie de "deserto de postos de carregamento", aqui na Covilhã merecia um posto, os mais proximos são Guarda ou Castelo Branco. Nem eu nem o GOM estamos habituados a estas subidas, mas as descidas são simplesmente deliciosas, só preciso de travar qundo é mesmo para parar. É uma montanha russa de emoções :)

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 02 jul 2014, 21:38

Regresso de Unhais para Coimbra

Estava a pensar que a descida da Serra ia carregar o carro ao máximo pois não foi bem assim... condução muito moderada, e desta vez chegámos com bastante folga na autonomia.

Imagem

A descida da Serra regenerou 5%.

Aqui fica o consumo médio aos 100Km vs o que o Leaf spy mostra: Razoável, com a carro a tender para o pessimismo.
Imagem

De facto as versões mais antigas do leaf com consumos em kWh/Km deixam os condutores completamente às escuras. 0,1 tanto pode ser ótimo se for 0,11 ou péssimo se for 0,17. Se quiserem enviar um abaixo assinado a pedir à Nissan o consumo como o do Leaf de 2013 têm a minha assinatura.

Algumas notas que vale a pena referir:
- Zero travões: só usei os travões nas raras vezes que tive que parar.
- Zero enjoos: Demorámos mais ~30 minutos que na mesma viagem com um CI 2 anos antes. Desta vez ninguém teve enjoos.

Declaro esta viagem LEAF Compliant, numa condução muito poupada, especialmente na ida. Exceto se levar a Sogra :D

RJSC
Proprietário Leaf

Mensagem por RJSC » 02 jul 2014, 23:07

Apr Escreveu: Declaro esta viagem LEAF Compliant, numa condução muito poupada, especialmente na ida. Exceto se levar a Sogra :D
As declarações de viagens LEaf compliant têm que vir com um prazo de validade....
Leaf compliant até X anos de idade... :?

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 02 jul 2014, 23:52

Um carro de 4 lugares também tem essa vantagem, normalmente a sogra não cabe. Noutros tempos eu tb faria esses 120 km sem problemas, entre 40 a 50 km/h. Agora ele já não está para isso, mas é pack mais encolhidinho do que degradado, se é que me entendem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Apr
Proprietário Leaf

Mensagem por Apr » 03 jul 2014, 00:15

Ha! se me tivesses dado esse argumento quando andava a sondar imiev's e primos não me teria precipitado para o Leaf... :D

Estes 120Km não são nada fáceis, tenho a sensação que mesmo no regresso com declive muito favorável, se fosse despreocupado como num CI podia correr o risco de não chegar.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 03 jul 2014, 00:19

Apr Escreveu:Regresso de Unhais para Coimbra

Estava a pensar que a descida da Serra ia carregar o carro ao máximo pois não foi bem assim... condução muito moderada, e desta vez chegámos com bastante folga na autonomia.

Imagem

A descida da Serra regenerou 5%.

Aqui fica o consumo médio aos 100Km vs o que o Leaf spy mostra: Razoável, com a carro a tender para o pessimismo.
Imagem

De facto as versões mais antigas do leaf com consumos em kWh/Km deixam os condutores completamente às escuras. 0,1 tanto pode ser ótimo se for 0,11 ou péssimo se for 0,17. Se quiserem enviar um abaixo assinado a pedir à Nissan o consumo como o do Leaf de 2013 têm a minha assinatura.

Algumas notas que vale a pena referir:
- Zero travões: só usei os travões nas raras vezes que tive que parar.
- Zero enjoos: Demorámos mais ~30 minutos que na mesma viagem com um CI 2 anos antes. Desta vez ninguém teve enjoos.

Declaro esta viagem LEAF Compliant, numa condução muito poupada, especialmente na ida. Exceto se levar a Sogra :D
Como é que com100km tinhas 9,8kw na bateria e com 120km já só tinhas 6kw?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”