DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 18 jun 2014, 23:56

Nos carregamentos rápidos o ar fresco entra pela frente do pack, percorre as células e sai por uma ventoinha na parte traseira do pack. O ar fresco circula mesmo dentro do pack. Inclusive é direcionada para as células que tem tendência em aquecer mais. O tubo que entre no pack é dividido em várias ramificações que distribuem o ar por diferentes zonas do pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 19 jun 2014, 00:01

E esse ar é o ar exterior, ou há um circuito fechado de ar a arrefecer o pack? Não gosto nada da ideia de haver ar exterior a passar dentro das células. Além de humidade pode contar sais que aceleram a corrosão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 19 jun 2014, 00:13

É ar exterior, não é nenhum circuito fechado. É apenas o ar condicionado que é utilizado para o habitáculo que é direcionado para o interior do pack, mais nada. O interior do pack está sempre em contacto, 24 horas por dia, com o ar exterior. Tanto que se o carro entrar na água e esta tiver determinada altura, a água entra no pack e acabou-se.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 19 jun 2014, 00:27

Essa foi uma das razões pelas quais a Nissan fez o pack do Leaf selado. Há relatos de Leafs a circular em mais de meio metro de água sem problemas.

No caso da E-NV200, uma das razões para optar por colocar um evaporador dentro do pack é precisamente essa. Só circular o ar inerte que está dentro do pack selado.

Espero que não haja problemas de corrosão nos iMiEVs por circularem ar exterior dentro do pack. Cuidado com o filtro do ar que vem do AC, tem de estar em bom estado!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 19 jun 2014, 00:37

rdias Escreveu:que é agora o sistema da nissan EV-200... tal e qual como no imev...
Peço desculpa rdias: Muito diferente e para melhor...
Só climatiza o ar interior (inerte) do pack e o mesmo mantém-se selado. Muito mais fiável, muito mais económico e muito mais eficaz.
Pena vir só agora.
Mas mais vale tarde que nunca...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 19 jun 2014, 00:39

Por alguma razão eu insisti que na revisão que mudassem mesmo o filtro do ar. Na altura da marcação das revisões, tenho de deixar claro que quero mesmo um filtro novo (lá têm de o mandar vir de Coimbra ou de Lisboa, que o meu é o único que recebe assistência em Oliveira do Hospital), porque a tendência deles é dar-lhe apenas uma aspiradela. Fica mais caro mas eu fico mais descansado. Eu não ando a dormir.

Se morasse à beira mar esse problema das humidades e dos sais seria bem mais complicado. Aqui em Tábua não existe tanto esse problema. Pelo que já foram aqui dizendo, no Outlander têm a mesma solução, pelo que a Mitsubishi deve ter concluído que as baterias dos i-MiEV não se devem dar mal em andar ao ar. Só o tempo é que vai dizer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 19 jun 2014, 08:38

rdias Escreveu:
VETL Escreveu:
rdias Escreveu:que é agora o sistema da nissan EV-200... tal e qual como no imev...
Peço desculpa rdias: Muito diferente e para melhor...
Só climatiza o ar interior (inerte) do pack e o mesmo mantém-se selado. Muito mais fiável, muito mais económico e muito mais eficaz.
Pena vir só agora.
Mas mais vale tarde que nunca...
Nesse sentido sim... mas parece que é só para carregamentos rápidos... neste caso como o imiev....
Em situações extremas de frio ou de calor também liga.
É compreensível que não funcione com muita frequência, senão um carregamento de 2 horas passava para um carregamento de 3 horas devido ao consumo do AC.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 22 jul 2014, 21:53

Hoje num semáforo com duas faixas deixei um moto para trás... Mais à frente num sítio onde o trânsito estava parado o motociclista pediu para baixar o vidro... e perguntou se o carro era 100% elétrico. Disse-lhe que sim, ao que retorquiu que tinha "bom disparo". Finalizei com: "pois, é elétrico!..."
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 22 jul 2014, 23:27

mjr Escreveu:Hoje num semáforo com duas faixas deixei um moto para trás... Mais à frente num sítio onde o trânsito estava parado o motociclista pediu para baixar o vidro... e perguntou se o carro era 100% elétrico. Disse-lhe que sim, ao que retorquiu que tinha "bom disparo". Finalizei com: "pois, é elétrico!..."
Olha que dia... Hoje também "envergonhei" um vizinho com um 1.9 Diesel porque ele me ultrapassou antes de um semáforo vermelho e perguntou: "Então isso não anda mais?"
Porque raio iria eu lançado ao semáforo vermelho e depois gastar pastilhas a travar? :lol:
Depois levou banho... :lol:

O "pior" é que tinha a bateria com 24.8 ºC e 5 barras de temperatura e a brincadeira fez passar para 26 ºC e aparecer a 6ª barra.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 15 set 2014, 11:02

Um pequeno update:

Imagem

Últimas cargas de 0 a 100%, energia gasta da tomada:

2014-01-05 - 18.63kW.h + 0.43kW.h (2ª carga forçada) = 19.06kW.h
2014-06-07 - 19.27kW.h + 0,29 kW.h (2ª carga forçada) = 19.56 kW.h
2014-08-10 - 19.55 kW.h + 0.37 kW.h (2ª carga forçada) = 19.92 kW.h

Aparentemente a degradação seria negativa, não fosse a razão desta "recuperação" o melhor equílibrio do pack. Neste momento já consigo 16mV entre células nas cargas a 100%. Mas ainda há espaço para melhorar.

Na verdade o pack continua a perder capacidade, mas esta perda é compensada pelo melhor equílibrio entre células.

Esta manhã tinha 52,5 Ah de capacidade reportada. Já não falta muito para perder a 2ª barra.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”