
DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não, além de estar desligado também não pode estar a carregar nem com o A/C a funcionar (programado ou forçado pelo Carwings).
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
E apenas ligado na tomada por ter acabado o carregamento por exemplo, pode?mjr Escreveu:Não, além de estar desligado também não pode estar a carregar nem com o A/C a funcionar (programado ou forçado pelo Carwings).
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ora bem - o meu caso:mjr Escreveu:Para o LBC recalcular quais células descarregar têm de ser satisfeitas duas condições:
- Vmáx de alguma célula acima de 4.000V.
- Contactor do pack aberto pelo menos 15 minutos.
Se nenhuma destas condições acontecer ele mantém o padrão anterior de descarga de células. A corrente de descarga é extremamente baixa, na ordem dos poucos mA, o que faz com que demore centenas de horas do pack ligado a equilibrar 1 Ah de desequilíbrio.
O problema do algoritmo usado pela Nissan é que o comportamento das células não é igual entre todas. No meu caso reparei que para o mesmo SOC da célula a tensão é diferente. Este comportamento é exacerbado entre os 70% e os 90% de SOC, com duas células (2 e 4) a apresentarem uma tensão de repouso muito superior às restante, para o mesmo SOC. Aos 95% de SOC o comportamento volta a ser normal. Assim, quando nos primeiros 2 anos de vida do pack eu carregava quase sempre até aos 80%, as células 2 e 4 apresentavam mais tensão que as outras e por isso o LBC iniciava o processo de descarga, para as "equilibrar" com as restantes. Deste modo, foi o próprio LBC que desequilibrou o pack.
Quando apareceu o Leaf Spy, a primeira coisa que reparei foi que mesmo quando as células 2 e 4 estavam 500mV abaixo das restantes (bem depois do aviso de bateria fraca), os shunts continuavam ativos, descarregando ainda mais. Isto não faz obviamente sentido!
Depois de perceber este mecanismo, a solução foi relativamente simples. Cargas entre os 70% e os 90% de SOC só se andar com o carro até 10 minutos (alguma margem de segurança) após o término da carga. E após cargas a 100% garantir que quando o carro ficar desligado, a células mais alta estará abaixo dos 4.000V. Mantendo este comportamento sistematicamente, tenho conseguido recuperar parte da capacidade perdida. Na eventualidade de por alguma razão não conseguir garantir estas condições, faço uma carga a 100% logo que possa. A vantagem de os shunts serem tão fracos é que apesar de demorar muito tempo a equilibrar, também demora muito tempo a desequilibrar...
Esta situação pode não se aplicar a todos. Só se quando a 100% de carga útil (95% de SOC) houver células manifestamente abaixo das restantes e perto dos 0% de SOC serem as MESMAS células as mais fracas é que se trata de um problema de desiquilíbrio.
Não tenho feito carregamentos a 80% desde Maio ou Junho. Antes era quase sempre.
Hoje, como tantas vezes, fui busca-lo ao Mobi.e, tendo chegado a casa assim, depois de mais um carregamento a 100%:
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Assinalei as células que se destacam sempre com tensão mais elevada, as quais nunca vejo a vermelho.
As células a vermelho da primeira figura incluem a que se destaca sistematicamente e em qualquer situação por ser a mais baixa, a 32.
Este é o panorama diário.
O pack anda muito mais desequilibrado em estados de carga mais baixos, tendo até aparecido recentemente os avisos de JV elevado (Bad cells).
De acordo com o que descreve o mjr, como as células estão todas a mais de 4v e vai ficar desligado toda a noite, amanhã ele deveria descarregar aquele conjunto que assinalei. Só que isso não acontece, aquelas células nunca ficam vermelhas e a 32 vejo-a muitas vezes dessa cor.
E não consigo perceber/encaixar esta parte:
mjr Escreveu:Depois de perceber este mecanismo, a solução foi relativamente simples. Cargas entre os 70% e os 90% de SOC só se andar com o carro até 10 minutos (alguma margem de segurança) após o término da carga. E após cargas a 100% garantir que quando o carro ficar desligado, a células mais alta estará abaixo dos 4.000V. Mantendo este comportamento sistematicamente, tenho conseguido recuperar parte da capacidade perdida. Na eventualidade de por alguma razão não conseguir garantir estas condições, faço uma carga a 100% logo que possa. A vantagem de os shunts serem tão fracos é que apesar de demorar muito tempo a equilibrar, também demora muito tempo a desequilibrar...
Última edição por VETL em 15 set 2014, 23:33, editado 3 vezes no total.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu tb não percebi muito bem.
Sugiro um workshp!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Baralhado...
Antes de comprar o Leaf fartei-me de ler coisas sobre o melhor método de poupar as baterias de lítio. Um dos conselhos quase consensuais era o de não abusar das cargas a cem por cento e, sempre que possível, não deixar a bateria descer dos 20 por cento. O VETL vem agora dizer que desde Maio só faz cargas a 100% e eu fico baralhado. Só carrego o Leaf completamente quando preciso mesmo da carga completa; estou a fazer asneira?
Antes de comprar o Leaf fartei-me de ler coisas sobre o melhor método de poupar as baterias de lítio. Um dos conselhos quase consensuais era o de não abusar das cargas a cem por cento e, sempre que possível, não deixar a bateria descer dos 20 por cento. O VETL vem agora dizer que desde Maio só faz cargas a 100% e eu fico baralhado. Só carrego o Leaf completamente quando preciso mesmo da carga completa; estou a fazer asneira?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Calma cromero!cromero Escreveu:Baralhado...
Antes de comprar o Leaf fartei-me de ler coisas sobre o melhor método de poupar as baterias de lítio. Um dos conselhos quase consensuais era o de não abusar das cargas a cem por cento e, sempre que possível, não deixar a bateria descer dos 20 por cento. O VETL vem agora dizer que desde Maio só faz cargas a 100% e eu fico baralhado. Só carrego o Leaf completamente quando preciso mesmo da carga completa; estou a fazer asneira?
Só andei a fazer uma experiência por causa desta cena do balanceamento do pack...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ah, ok. ObrigadoVETL Escreveu:Calma cromero!cromero Escreveu:Baralhado...
Antes de comprar o Leaf fartei-me de ler coisas sobre o melhor método de poupar as baterias de lítio. Um dos conselhos quase consensuais era o de não abusar das cargas a cem por cento e, sempre que possível, não deixar a bateria descer dos 20 por cento. O VETL vem agora dizer que desde Maio só faz cargas a 100% e eu fico baralhado. Só carrego o Leaf completamente quando preciso mesmo da carga completa; estou a fazer asneira?
Só andei a fazer uma experiência por causa desta cena do balanceamento do pack...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
E "muito tempo" é o quê? Meia hora? Um dia?rdias Escreveu:E fazer cargas a 100% não é mau... deixar o carro muito tempo nesse estado é que é mau.....
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Em princípio, hoje de manhã deveriam ser as mais elevadas a vermelho, mas não sabemos o comportamento das células depois de repouso. Provavelmente não terias esperado muito tempo desde teres desligado o carro.VETL Escreveu: Ora bem - o meu caso:
Não tenho feito carregamentos a 80% desde Maio ou Junho. Antes era quase sempre.
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Este é o panorama diário.
O pack anda muito mais desequilibrado em estados de carga mais baixos, tendo até aparecido recentemente os avisos de JV elevado (Bad cells).
De acordo com o que descreve o mjr, como as células estão todas a mais de 4v e vai ficar desligado toda a noite, amanhã ele deveria descarregar aquele conjunto que assinalei. Só que isso não acontece, aquelas células nunca ficam vermelhas e a 32 vejo-a muitas vezes dessa cor.
Outra questão importante é que o pack não está perto dos 95% de SOC (reais, não estimados). Para isso precisava de ter quase todas as células ligeiramente acima dos 4,1V. No meu carro isso é crucial.
A questão é que o meu pack entre os 4.000V e os 4.080V de tensão média apresenta duas células que possuem uma tensão mais elevada que as restantes. Acima dos 4.09V de tensão média essas células apresentam o comportamento inverso. Se desenhar uma curva de tensão de carga dessas células em relação às restantes, começando dos 3V (0% de SOC), elas começam por estar muito abaixo das restantes, aos 20% de SOC ficam iguais até mais ou menos os 65% de SOC. A partir daí ficam com muito mais tensão que as restantes, o que engana o LBC. Aos 90% de SOC ou 4,08V de tensão média (aproximadamente) os papéis invertem-se e essas células passam a ter menos tensão que as restantes, condição que se mantém até a carga parar aos 95-96% de SOC.VETL Escreveu:E não consigo perceber/encaixar esta parte:mjr Escreveu:Depois de perceber este mecanismo, a solução foi relativamente simples. Cargas entre os 70% e os 90% de SOC só se andar com o carro até 10 minutos (alguma margem de segurança) após o término da carga. E após cargas a 100% garantir que quando o carro ficar desligado, a células mais alta estará abaixo dos 4.000V. Mantendo este comportamento sistematicamente, tenho conseguido recuperar parte da capacidade perdida. Na eventualidade de por alguma razão não conseguir garantir estas condições, faço uma carga a 100% logo que possa. A vantagem de os shunts serem tão fracos é que apesar de demorar muito tempo a equilibrar, também demora muito tempo a desequilibrar...
Assim se eu parar a carga entre os 4,000V e os 4,090V de tensão média e deixar o contactor desligado mais que 15 minutos, o LBC vai verificar que essas células estão com mais tensão e por isso assume que têm um SOC mais elevado que as restantes e por isso vai descarregar-las.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Um dia é muito tempo. Até 1-2 horas é aceitável. É uma questão cumulativa. Uma hora por dia ao fim de um mês dá 30 horas a 100%, que tem o mesmo efeito que ficar uma vez a 100% as 30 horas seguidas e no resto dos dias do mês nunca se aproximar dos 100%.cromero Escreveu:E "muito tempo" é o quê? Meia hora? Um dia?rdias Escreveu:E fazer cargas a 100% não é mau... deixar o carro muito tempo nesse estado é que é mau.....
No Inverno o efeito é mínimo, mas com temperaturas elevadas (>30ºC) começa a ser muito prejudicial.
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