a dica

100% de acordo, com o teu processo utilizado, e não deixando nunca, mas nunca ultrapassar os 25º C, consegui durante este ano perder menos capacidade que nos anterioresmjr Escreveu:Um dia é muito tempo. Até 1-2 horas é aceitável. É uma questão cumulativa. Uma hora por dia ao fim de um mês dá 30 horas a 100%, que tem o mesmo efeito que ficar uma vez a 100% as 30 horas seguidas e no resto dos dias do mês nunca se aproximar dos 100%.cromero Escreveu:E "muito tempo" é o quê? Meia hora? Um dia?rdias Escreveu:E fazer cargas a 100% não é mau... deixar o carro muito tempo nesse estado é que é mau.....
No Inverno o efeito é mínimo, mas com temperaturas elevadas (>30ºC) começa a ser muito prejudicial.
Certo, é verdade. As imagens são retiradas imediatamente antes de desligar o carro e o deixar...mjr Escreveu:Em princípio, hoje de manhã deveriam ser as mais elevadas a vermelho, mas não sabemos o comportamento das células depois de repouso. Provavelmente não terias esperado muito tempo desde teres desligado o carro.
Pois essa iria ser a experiência seguinte a partir de agora dado o evidente insucesso da actual.mjr Escreveu:Outra questão importante é que o pack não está perto dos 95% de SOC (reais, não estimados). Para isso precisava de ter quase todas as células ligeiramente acima dos 4,1V. No meu carro isso é crucial.
Agora encaixei esta parte:VETL Escreveu:E apenas ligado na tomada por ter acabado o carregamento por exemplo, pode?mjr Escreveu:Não, além de estar desligado também não pode estar a carregar nem com o A/C a funcionar (programado ou forçado pelo Carwings).
Seria então mais adequado tentar desenhar uma curva de tensão de carga das células com tensão mais baixa bem como daquelas daquele grupo com tensão mais elevada para tirar conclusões mais fidedignas acerca da estratégia a seguir.mjr Escreveu:A questão é que o meu pack entre os 4.000V e os 4.080V de tensão média apresenta duas células que possuem uma tensão mais elevada que as restantes. Acima dos 4.09V de tensão média essas células apresentam o comportamento inverso. Se desenhar uma curva de tensão de carga dessas células em relação às restantes, começando dos 3V (0% de SOC), elas começam por estar muito abaixo das restantes, aos 20% de SOC ficam iguais até mais ou menos os 65% de SOC. A partir daí ficam com muito mais tensão que as restantes, o que engana o LBC. Aos 90% de SOC ou 4,08V de tensão média (aproximadamente) os papéis invertem-se e essas células passam a ter menos tensão que as restantes, condição que se mantém até a carga parar aos 95-96% de SOC.
Assim se eu parar a carga entre os 4,000V e os 4,090V de tensão média e deixar o contactor desligado mais que 15 minutos, o LBC vai verificar que essas células estão com mais tensão e por isso assume que têm um SOC mais elevado que as restantes e por isso vai descarregar-las.
Sim, ficar ligado na tomada depois de carregar também dá. Desde que o contactor esteja desligado não há problema. O contactor é o responsável pelo barulho que o carro faz ao iniciar o carregamento e ao terminar, mas fácil de distinguir quando termina a carga.VETL Escreveu:E apenas ligado na tomada por ter acabado o carregamento por exemplo, pode?