DIÁRIO DE BORDO - mjr
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu sei bem que o Leaf está bem protegido contra tensões exageradas e que as células não carregam os verdadeiros 100% por protecção.
Nem a regenerar ele deixa que elas subam a tensão.
Até já vimos que os de 2013 têm limites superiores e inferiores um pouco mais alargados.
Também não percebo nada de química nem de física mas o meu subconsciente diz-me que quanto mais perto dos limites de tensão (inferiores e superiores), maior será o esforço dos materiais.
Se não fosse o aproveitamento da energia do Mobi.e (enquanto dá), carregaria entre 50 e 80% à chegada a casa e o restante imediatamente antes de saír.
Claro que cada um tem a sua vida e o carro é para se adaptar a nós e não o contrário. Mas se pudermos agir de forma a não esforçar o material sem que isso prejudique as nossas comodidades, porque não o fazer?
Fica aqui a "curva de descarga" da 32 (a vermelho) vs 63 (verde):
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 32vs63.png[/img]
Trata-se da leitura direta dos logs desde início de Março a meados de Agosto deste ano.
Dá para delinear uma estratégia assim a olho nu, mjr?
Nem a regenerar ele deixa que elas subam a tensão.
Até já vimos que os de 2013 têm limites superiores e inferiores um pouco mais alargados.
Também não percebo nada de química nem de física mas o meu subconsciente diz-me que quanto mais perto dos limites de tensão (inferiores e superiores), maior será o esforço dos materiais.
Se não fosse o aproveitamento da energia do Mobi.e (enquanto dá), carregaria entre 50 e 80% à chegada a casa e o restante imediatamente antes de saír.
Claro que cada um tem a sua vida e o carro é para se adaptar a nós e não o contrário. Mas se pudermos agir de forma a não esforçar o material sem que isso prejudique as nossas comodidades, porque não o fazer?
Fica aqui a "curva de descarga" da 32 (a vermelho) vs 63 (verde):
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 32vs63.png[/img]
Trata-se da leitura direta dos logs desde início de Março a meados de Agosto deste ano.
Dá para delinear uma estratégia assim a olho nu, mjr?
Última edição por VETL em 16 set 2014, 11:52, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Vamos a um exemplo prático:
Deixei hoje o Leaf a carregar até aos 100%. Às 8h45 estava carregado, com seis barras de temperatura (26 graus de média). Peguei nele às 9h45, fiz 10 kms, o SOC reportado pelo carro passou de 100 para 91% e deixei-o a repousar à sombra. Voltarei a pegar nele hoje, mas é provável que fique assim, com 91%, umas horas... O que dizem a este caso real? Estou a maltratar o pack?
Deixei hoje o Leaf a carregar até aos 100%. Às 8h45 estava carregado, com seis barras de temperatura (26 graus de média). Peguei nele às 9h45, fiz 10 kms, o SOC reportado pelo carro passou de 100 para 91% e deixei-o a repousar à sombra. Voltarei a pegar nele hoje, mas é provável que fique assim, com 91%, umas horas... O que dizem a este caso real? Estou a maltratar o pack?
- VETL
- Proprietário Leaf
Acho que está é a mimá-lo muito...cromero Escreveu:Vamos a um exemplo prático:

Isso de 10Km é muita malandrice para ele.

É pior essas 6 barras de temp.ª do que os 91% em minha opinião.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Para mim isto serve para esclarecer. Espero que toda a gente tenha percebido que o carro nunca carrega 100% e que por isso está protegido contra ser deixado com carga máxima umas horas. Depois se só o carregam uns falsos 80% (porventura estarão a carregar apenas 76 ou 77%), isso de facto trará uma proteção extra, como se carregarem só falsos 75% menos degradará e por aí fora. Cada um que escolha, eu invisto muito mais em controlar outros parâmetros que são muito mais importantes, no meu ponto de vista, para manter a capacidade das baterias.
Também me parece que se o VETL diz que após uma carga completa e se ele esperar umas horas, ele aceita mais carga, é porque nem com os 95% da carga ele ficou no primeiro carregamento.
Para que fique claro, eu não digo que carregar até falsos 100% seja igual a carregar até falsos 80%. Estou de acordo que a segunda opção é mais favorável à longevidade das baterias que a primeira. Agora acho que dão demasiado significado a isso. Desconfio que um grau de temperatura a menos de média anual tem um efeito mais positivo do que carregar a 90% em vez de 77%. Sinceramente, pelo que leio aqui, acho que os vossos carros na maioria das vezes ficam claramente aquém dos 95%.
Também me parece que se o VETL diz que após uma carga completa e se ele esperar umas horas, ele aceita mais carga, é porque nem com os 95% da carga ele ficou no primeiro carregamento.
Para que fique claro, eu não digo que carregar até falsos 100% seja igual a carregar até falsos 80%. Estou de acordo que a segunda opção é mais favorável à longevidade das baterias que a primeira. Agora acho que dão demasiado significado a isso. Desconfio que um grau de temperatura a menos de média anual tem um efeito mais positivo do que carregar a 90% em vez de 77%. Sinceramente, pelo que leio aqui, acho que os vossos carros na maioria das vezes ficam claramente aquém dos 95%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
VETL, precisava de uma curva de carga desde pelo menos o VLBW até aos 100% de carga útil. Isto porque uma curva de descarga nunca é a corrente constante e por isso muito mais difícil, se não impossível, de analisar.
Sobre o pack do cromero, os 91% não são reais mas correspondem a uns 88% de SOC real. Isto porque os 100% são na realidade 97%. Concordo que a temperatura será o fator principal, mas eu não me sentia confortável em deixar o carro mais do que algumas horas nessa situação, se fosse algo sistemático. Se for esporádico, no problem.
Malm, já aqui foi dito que os 80% são mesmo 80%, estimados claro. Por vezes serão 82% e outras 78% reais. Sim, a temperatura é o mais importante, todos sabemos, mas confesso que não percebo porque andar atrás desta questão do tempo com SOC elevados. Não foi esse o problema que eu levantei no meu carro.
Sobre o pack do cromero, os 91% não são reais mas correspondem a uns 88% de SOC real. Isto porque os 100% são na realidade 97%. Concordo que a temperatura será o fator principal, mas eu não me sentia confortável em deixar o carro mais do que algumas horas nessa situação, se fosse algo sistemático. Se for esporádico, no problem.
Malm, já aqui foi dito que os 80% são mesmo 80%, estimados claro. Por vezes serão 82% e outras 78% reais. Sim, a temperatura é o mais importante, todos sabemos, mas confesso que não percebo porque andar atrás desta questão do tempo com SOC elevados. Não foi esse o problema que eu levantei no meu carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Corrigindo, deixaste o Leaf a carregar no máximo até aos 95% e deixaste-o à sombra a repousar com uns 87% ou coisa parecida. Isso acontece muitas vezes comigo. Eu não tenho problemas nenhuns com isso. Comigo é muitas vezes assim e assim vai continuar.cromero Escreveu:Vamos a um exemplo prático:
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
É esporádico. Obrigado, mjrmjr Escreveu:VETL, precisava de uma curva de carga desde pelo menos o VLBW até aos 100% de carga útil. Isto porque uma curva de descarga nunca é a corrente constante e por isso muito mais difícil, se não impossível, de analisar.
-
- Proprietário Leaf
Pois, o raio da temperatura... A minha garagem ainda acumula os calores do Verão. Terei de resolver isso, talvez com um AC a funcionar nas horas de cargaVETL Escreveu:Acho que está é a mimá-lo muito...cromero Escreveu:Vamos a um exemplo prático:
Isso de 10Km é muita malandrice para ele.![]()
É pior essas 6 barras de temp.ª do que os 91% em minha opinião.
- VETL
- Proprietário Leaf
Pois, é evidente. Nem as penso... Aquele gráfico é praticamente tudo descarga e em diversos cenários.mjr Escreveu:VETL, precisava de uma curva de carga desde pelo menos o VLBW até aos 100% de carga útil. Isto porque uma curva de descarga nunca é a corrente constante e por isso muito mais difícil, se não impossível, de analisar

Normalmente quando o deixo a carregar, o Leaf Spy fica desligado.
Da próxima que descarregue até ao VLBW deixarei o log a funcionar para analisar isso...
Obrigado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
Sim, Malm. A minha dúvida é se ao falarmos de Leafs podemos ter em consideração toda a tua experiência no imiev. Seja como for, é confortável ler o que escrevesMalm Escreveu:Corrigindo, deixaste o Leaf a carregar no máximo até aos 95% e deixaste-o à sombra a repousar com uns 87% ou coisa parecida. Isso acontece muitas vezes comigo. Eu não tenho problemas nenhuns com isso. Comigo é muitas vezes assim e assim vai continuar.cromero Escreveu:Vamos a um exemplo prático: