DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 17 set 2014, 11:26

mjr Escreveu:E nenhuma atualização do LBC fará que ele consiga reportar consistentemente o SOC. O problema é do sensor de corrente, que é muito ruidoso. O iMiEV deve ter um problema semelhante.
E com um filtro, achas que resolve?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2014, 11:56

Se resolvesse já eles teriam implementado... Aliás de certeza que filtragem digital não deve faltar no algoritmo deles. Mas a níveis de corrente baixos o sensor é muito fraquinho.

Entra lixo, sai lixo. Não há volta a dar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por cromero » 17 set 2014, 12:01

mjr Escreveu:E nenhuma atualização do LBC fará que ele consiga reportar consistentemente o SOC. O problema é do sensor de corrente, que é muito ruidoso. O iMiEV deve ter um problema semelhante.
LBC significa o quê? Local Bus Controller? Não percebo nada disto...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2014, 12:46

É o nome que a Nissan dá ao BMS. LBC significa Lithium Battery Controller.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por cromero » 18 set 2014, 15:34

mjr Escreveu:É o nome que a Nissan dá ao BMS. LBC significa Lithium Battery Controller.
Ah, ok

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 30 set 2014, 11:03

Fez ontem um ano que perdi a primeira barra de capacidade, com 57018km:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 330#p17254

Estou com 52,53Ah, pelo que é teoricamente possível que a previsão do Malm de que este ano não perco mais uma barra se confirme. Penso que a 11ª barra desaparece entre os 51,5Ah e os 52Ah.

Pelo gráfico de energia armazenada em cargas a 80% (que é linearmente proporcional aos Ah) parece que o ritmo de degradação desacelerou substancialmente:

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 30 set 2014, 15:33

Malm Escreveu:É essa barra e a minha tartaruga, que entre nós deve estar empatado. O desafio agora é passar 2014 sem perder nenhuma. Eu acho que vais conseguir, seja o verão mais ameno que o deste ano.
setembro de 2013

Entretanto a tartaruga voltou (na revolução de março). Vamos ver por quanto tempo, mas para já tudo indica que veio para ficar vários anos. O verão foi mesmo mais ameno. Soubesse eu há 3 anos o que sei hoje, e ela nunca tinha desaparecido (a minha tartaruga).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 30 set 2014, 15:37

Tens palpites para o Euromilhões? :D :D
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 out 2014, 11:54

Bom dia! :D

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por jasmim » 14 out 2014, 11:56

mjr Escreveu:Bom dia! :D
4 barras de temperatura?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”