
Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Ajudem-me a interpretar.
A tensão mínima antes de ficar apeado é 2.75 numa célula?
Porque dizem vocês que está equilibrado? Onde se baseiam?
A tensão mínima antes de ficar apeado é 2.75 numa célula?
Porque dizem vocês que está equilibrado? Onde se baseiam?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Pelo que vejo arrisco-me a dizer que sim. Quanto à segunda pergunta, digo-o por comparação com outras imagens ja aqui apresentadas de carros a SoC baixos e tb no que vejo no meu. A SoC de 0, no meu i-MiEV, eu tenho uma diferença muito maior (na ordem de 500 mV se bem me recordo).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Em acelaração a diferença é muito maior do que em repouso, tenham isso em atenção.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Não tenho a certeza do valor exato, mas abaixo de 10%-12% de SOC o carro deixa de equilibrar o pack.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
No meu o LBC nunca deixa de tentar equilibrar o pack, seja qual for o SOC. Como já expliquei no meu DB isso em certas situações faz mal ao pack.
Em aceleração/regeneração a diferença entre as células é diferente de em repouso, para melhor ou pior, depende. Aqui o fator diferenciados será a resistência interna.
Em aceleração/regeneração a diferença entre as células é diferente de em repouso, para melhor ou pior, depende. Aqui o fator diferenciados será a resistência interna.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Hoje foi dia de regresso de mais uma viagem de 300 km. Ida na sexta, regresso hoje.
Saída da localidade de Minde perto de Fátima, após cerca de 117 km. chegada a Coimbra onde realizei carga rápida, que foi até aos 90%, amas como queria "depósito cheio" para arriscar viagem Coimbra-Penafiel, decidi voltar a abastecer na carga rápida pela segunda vez onde cheguei aos 95% e decidi, desliguei a torneira a aventurar-me para mais de 140 km. por essa serra acima, sempre por estradas nacionais como bem sabemos ....
Chegado a penafiel, o LS ainda acusava 13% de SOC, e como até minha casa ainda eram cerca de 17 km. para uma cota superior, decidi seguir viagem, lá fui com o devido cuidado. Chegado a casa ainda 3,7% de SOC, pensei, ainda dá para ir ao restaurante que fica a cerca de 2 km. buscar o "tacho". chego ao restaurante, desligo o carro, quando ligo ... estava a tartaruga à minha espera
. Como ainda à pouco tempo fiquei "apeado" começou o coração a bater ... lá vim devagarinho, chego aos 2,8% de SOC, coração nas mãos (já que da última vez fiquei apeado com 2,7% de SOC), lá andou, andou cheguei a casa com 2,15% de SOC e um valente susto (mais um).
Ficam as imagens do LS, das quais agradeço opiniões.

Foram 164 km. Coimbra-Lixa, demorei 3 h. com uma velocidade média por volta dos 51 km/h. Este foi mais ao menos o percurso :


Passados 3 meses e meio após a compra realizei cerca de 8500 km. o que dá uma média mensal de cerca de 2.400 km.
Saída da localidade de Minde perto de Fátima, após cerca de 117 km. chegada a Coimbra onde realizei carga rápida, que foi até aos 90%, amas como queria "depósito cheio" para arriscar viagem Coimbra-Penafiel, decidi voltar a abastecer na carga rápida pela segunda vez onde cheguei aos 95% e decidi, desliguei a torneira a aventurar-me para mais de 140 km. por essa serra acima, sempre por estradas nacionais como bem sabemos ....
Chegado a penafiel, o LS ainda acusava 13% de SOC, e como até minha casa ainda eram cerca de 17 km. para uma cota superior, decidi seguir viagem, lá fui com o devido cuidado. Chegado a casa ainda 3,7% de SOC, pensei, ainda dá para ir ao restaurante que fica a cerca de 2 km. buscar o "tacho". chego ao restaurante, desligo o carro, quando ligo ... estava a tartaruga à minha espera

Ficam as imagens do LS, das quais agradeço opiniões.

Foram 164 km. Coimbra-Lixa, demorei 3 h. com uma velocidade média por volta dos 51 km/h. Este foi mais ao menos o percurso :


Passados 3 meses e meio após a compra realizei cerca de 8500 km. o que dá uma média mensal de cerca de 2.400 km.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
35ºC de temperatura...
Acho que só não ficaste apeado por a temperatura das células estar tão elevada. Foi mesmo no limite!O pack continua relativamente bem equilibrado.
Agora 157km com um desnível desfavorável de 440m é obra! Muito bom. Fosse ao contrário e farias mais de 200km.

Acho que só não ficaste apeado por a temperatura das células estar tão elevada. Foi mesmo no limite!O pack continua relativamente bem equilibrado.
Agora 157km com um desnível desfavorável de 440m é obra! Muito bom. Fosse ao contrário e farias mais de 200km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Tá tudo dito...mjr Escreveu:35ºC de temperatura...![]()
Acho que só não ficaste apeado por a temperatura das células estar tão elevada. Foi mesmo no limite!O pack continua relativamente bem equilibrado.
Agora 157km com um desnível desfavorável de 440m é obra! Muito bom. Fosse ao contrário e farias mais de 200km.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Tás a ficar um mestre, e a capacidade, com um carro de 1 ano, está dentro do expectável.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
Isso é o que dá o google maps. na realidade foram 164 km. como dissemjr Escreveu:
Agora 157km com um desnível desfavorável de 440m é obra! Muito bom. Fosse ao contrário e farias mais de 200km.
