DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 28 nov 2014, 17:48

mjr Escreveu:Hoje tive uma reunião com um fornecedor que estava a dizer que fornece os contadores de energia que a Efacec usa nos postos de carga para "os carros que não existem" (sic). Quando lhe disse que por acaso tinha um carro que não existe que estava a carregar na garagem o homem ficou temporariamente gago :lol:
Santa ignorância... :lol:
Isto é pior que os jovens, não faz barulho, não chama a atenção, não chama a atenção não existem!

Estiveste 5 estrelas. :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Fil » 28 nov 2014, 17:55

Lindo! :mrgreen:

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por santanamos » 29 nov 2014, 02:24

Grand'a vergonha que o homem deve ter ficado. Não acredito que ele não soubesse mas fazem questão de gozar :twisted:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 28 dez 2014, 12:25

O LS indica 51,9Ah, a primeira vez abaixo dos 52Ah. Deve estar quase a chegar ao ponto de perder mais uma barra. Continuo com a minha previsão de que perderá a segunda barra de capacidade aos 85-90k. Estou com 83500km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 28 dez 2014, 23:41

Pioneiro sofre...

Cada um a seu passo, lá chegará. E com sorte trocar por packs de 0,1MWh ou 0,2MWh... 8-) ou não....

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 30 dez 2014, 17:38

mjr Escreveu:O LS indica 51,9Ah, a primeira vez abaixo dos 52Ah. Deve estar quase a chegar ao ponto de perder mais uma barra. Continuo com a minha previsão de que perderá a segunda barra de capacidade aos 85-90k. Estou com 83500km.
Faltam apenas 30 horas e concretiza-se. 2014 inteiro com 11 barras. :D : Mais uma coisa para eu comemorar na passagem de ano. Haja garrafas de champanhe.
Eu estou a aguardar por março para ver se na revisão anual me dão o valor de capacidade restante. Estava em 36,4 Ah em março de 2014. Segundo a minha ideia no início de março o carro vai recalcular novamente a capacidade. Ainda pensei em mantê-lo o mais fresco possível para baixar artificialmente o valor e tentar convencer a Mitsubishi que tinha perdido mais de 30% da capacidade, mas desde que aqui se falou que carregamentos mais fortes a temperaturas mais baixas também aceleram a degradação que perdi a adoração que tinha pelo frio. Então, pelo contrário, a ver se as mantenho próximo dos 25 ºC nos primeiros dias de março, a ver se me dá um valor correto. É que o último estava subavaliado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 31 dez 2014, 00:02

Não há hipótese de perder uma barra em 2014, o carro está a descansar na garagem e assim vai ficar até para o ano ;)

O cálculo da capacidade no iMiEV é feito no concessionario, certo? Não haverá maneira de acompanhar o processo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 31 dez 2014, 00:20

O meu tinha uma campanha para fazer. Era a instalação de um novo software de cálculo da capacidade.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 31 dez 2014, 10:58

Uma carga rápida com 4 a 5 graus C de temperatura da bateria de rápida tem muito pouco. A semana passada fiz uma CR com a bateria a 14C e um SOC inicial de 30%, e a corrente máxima de carga foi de 70A, bem abaixo dos 125A a temperaturas mais estivais. Com 4 a 5 graus já devemos estar a falar em talvez 20-40A de corrente máxima de carga. O LBC em princípio protege bem a bateria da deposição de lítio em cargas a temperaturas baixas.

Recordo-me de ler no MNL que a temperaturas extremamente baixas até as cargas normais ficam mais lentas!

Esses 4 a 5 graus são C ou F?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 31 dez 2014, 18:36

rdias Escreveu:s ele evita mesmo.... nem põe a carregar... para ele simplesmente... estraga....
E anda a pé no inverno?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”