Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
Como músico de música electrónica (por hobby), este assunto faz-me lembrar os tempos em que já começava a haver interfaces que ligavam os PCs da altura aos instrumentos.
Em todas as lojas de instrumentos/música, nunca me sabiam dizer quando iriam haver para venda por cá... todos os empregados encolhiam os ombros e era um pouco frustrante, na altura, ter a certeza absoluta que já era possível ligar um PC ao instrumento musical. Parece que abordava um assunto tabu, como quem diz "c'a raio é que este gajo quer, ligar um instrumento a um computador ?!?!? Grande palerma..."
Agora, hoje em dia, esses interfaces só falta serem vendidos nos supermercados... qualquer placa de som para PC já tém essa possibilidade.
Enfim... desculpem lá o desabafo, mas já passei por situações idênticas lá pelos anos 80/90...
sm
Em todas as lojas de instrumentos/música, nunca me sabiam dizer quando iriam haver para venda por cá... todos os empregados encolhiam os ombros e era um pouco frustrante, na altura, ter a certeza absoluta que já era possível ligar um PC ao instrumento musical. Parece que abordava um assunto tabu, como quem diz "c'a raio é que este gajo quer, ligar um instrumento a um computador ?!?!? Grande palerma..."
Agora, hoje em dia, esses interfaces só falta serem vendidos nos supermercados... qualquer placa de som para PC já tém essa possibilidade.
Enfim... desculpem lá o desabafo, mas já passei por situações idênticas lá pelos anos 80/90...
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
A garantia do meu carro quando comprei era de 3 anos ou 100k km, exceto para os componentes VE (bateria de tração, motor, inversor, carregador) em que é de 5 anos ou 100k km. A bateria de 12V não faz parte dos componentes VE, pelo que deverá só ter 3 anos de garantia.
Se bem percebi o problema reportado, eles alegam que a baixa autonomia é por a bateria de 12VDC estar "estragada" que está sempre a consumir energia e por isso faz descarregar a bateria principal. É verdade que a bateria de 12VDC é carregada sempre que o conversor CC/CC está ligado (em carga, Ready to Drive, e controlo de climatização ligado), mas para ter alguma influência na autonomia diária a bateria já teria derretido há muito tempo. Indiquei autonomia diária pois se o carro andar pouco é possível que em muitos dias saia energia significativa do pack de tração para carregar uma bateria defeituosa. Mas num só dia, isso iria derreter a bateria de 12VDC. É física básica.
Se bem percebi o problema reportado, eles alegam que a baixa autonomia é por a bateria de 12VDC estar "estragada" que está sempre a consumir energia e por isso faz descarregar a bateria principal. É verdade que a bateria de 12VDC é carregada sempre que o conversor CC/CC está ligado (em carga, Ready to Drive, e controlo de climatização ligado), mas para ter alguma influência na autonomia diária a bateria já teria derretido há muito tempo. Indiquei autonomia diária pois se o carro andar pouco é possível que em muitos dias saia energia significativa do pack de tração para carregar uma bateria defeituosa. Mas num só dia, isso iria derreter a bateria de 12VDC. É física básica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
Só agora consegui vir aqui fazer um update da situação....
Expus todos os temas aqui tratados e o Sr da recepção foi chamar o mecanico (ou electrecista nem sei bem como chamar a este pessoal agora )
Parece que a parte da bateria de 12v era para justificar outro problema do carro mas não passaram bem a mensagem.... enfim. passo a explicar o problema: o nosso pedal de travão desde há ums meses largos que está mt duro e trava logo mt em cima. Numa revisão anterior, se bem me lembro, tinham trocado o oleo dos travoes. Segundo ele a bateria está ainda com a voltagem dentro dos limites mas a amperagem não, e que tal pode afectar o comportamento da gestão dos travões, que como sabemos tem ali aguma electronica etc a mistura.
Não dei autorização para trocar pois não me demosntraram que essa era a razão de qq um dos problemas que tinham falado.
Sobre o teste das baterias vinha com uma listagem da voltagem de cada celula, mas todas na ordem dos 3,8V-3,9V.
Eu mostrei o procedimento ao mecanico, e já o tinha enviado por email ao recepcionista durante o dia, e mostrei que logo no ponto 1 explica que o carro tem que ter um SOC baixo, 3,712. A resposta foi que ele fez outro teste e que só está autorizado a fazer certos testes no pack se a nissan assim lhe pedir, e que isso, normalmente, vem a seguir a uma desatisfação ou reclamação.
Eu respondi que gostava mt do carro coiso e tal, que até apreciava o esforço deles como concecionário pioneiro coiso e tal mas que, como ele pode ver o carro carregado a 100% estima uma autonomia de 108kms, e isto tendo andado devagar. E o pior é que desses 108 deve dar para fazer aí uns 80... e mais uma vez devagar... Ainda acrescentei alguns problemas que me tinha queixado em anteriores revisões e eles "não encontram nada" mas que nos EUA e no Porto alguns utilizadores de LEAFS vêm endereçados (barulho na suspensão qd está frio, vidros a fecharem mt lentamente, direcção mt fechada e consequentemente desgate mt irregular nos pneus).
Ele compreendeu, e ficou de me arranjar um carro de substituição para ver o que se passa durante uns 2-3 dias, qd tiver a autorização da Nissan para averiguar o que passa no pack...
Enfim, não estou nada esperançado mas talvez fique pelo menos com o tal teste feito e talvez de para perceber se tenho ali alguma celula mais fraca.
Entretanto à vinda para casa passou os 100 000kms.
Tambem vou passar a carregar a 100% para ver se padeço de um problema tipo o que o MJR desconfia que tem.
Deve ser um misto de degradação maior que o desejado + desequilibrio + inverno frio
e pronto, acho é só!
Expus todos os temas aqui tratados e o Sr da recepção foi chamar o mecanico (ou electrecista nem sei bem como chamar a este pessoal agora )
Parece que a parte da bateria de 12v era para justificar outro problema do carro mas não passaram bem a mensagem.... enfim. passo a explicar o problema: o nosso pedal de travão desde há ums meses largos que está mt duro e trava logo mt em cima. Numa revisão anterior, se bem me lembro, tinham trocado o oleo dos travoes. Segundo ele a bateria está ainda com a voltagem dentro dos limites mas a amperagem não, e que tal pode afectar o comportamento da gestão dos travões, que como sabemos tem ali aguma electronica etc a mistura.
Não dei autorização para trocar pois não me demosntraram que essa era a razão de qq um dos problemas que tinham falado.
Sobre o teste das baterias vinha com uma listagem da voltagem de cada celula, mas todas na ordem dos 3,8V-3,9V.
Eu mostrei o procedimento ao mecanico, e já o tinha enviado por email ao recepcionista durante o dia, e mostrei que logo no ponto 1 explica que o carro tem que ter um SOC baixo, 3,712. A resposta foi que ele fez outro teste e que só está autorizado a fazer certos testes no pack se a nissan assim lhe pedir, e que isso, normalmente, vem a seguir a uma desatisfação ou reclamação.
Eu respondi que gostava mt do carro coiso e tal, que até apreciava o esforço deles como concecionário pioneiro coiso e tal mas que, como ele pode ver o carro carregado a 100% estima uma autonomia de 108kms, e isto tendo andado devagar. E o pior é que desses 108 deve dar para fazer aí uns 80... e mais uma vez devagar... Ainda acrescentei alguns problemas que me tinha queixado em anteriores revisões e eles "não encontram nada" mas que nos EUA e no Porto alguns utilizadores de LEAFS vêm endereçados (barulho na suspensão qd está frio, vidros a fecharem mt lentamente, direcção mt fechada e consequentemente desgate mt irregular nos pneus).
Ele compreendeu, e ficou de me arranjar um carro de substituição para ver o que se passa durante uns 2-3 dias, qd tiver a autorização da Nissan para averiguar o que passa no pack...
Enfim, não estou nada esperançado mas talvez fique pelo menos com o tal teste feito e talvez de para perceber se tenho ali alguma celula mais fraca.
Entretanto à vinda para casa passou os 100 000kms.
Tambem vou passar a carregar a 100% para ver se padeço de um problema tipo o que o MJR desconfia que tem.
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- pnunes
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
Gostei desta parte "Segundo ele a bateria está ainda com a voltagem dentro dos limites mas a amperagem não"
ainda me vem as lágimas aos olhos!!!
esse eletromecanico ou o que lhe queiram chamar, á duas semanas era padeiro!! aposto.
ainda me vem as lágimas aos olhos!!!
esse eletromecanico ou o que lhe queiram chamar, á duas semanas era padeiro!! aposto.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
Chegado a este ponto, sugiro que se passe a escrito a comunicação para o concessionário, com conhecimento a "evportugal@nissan-services.eu".
Para além de emails com resposta automática, pode surgir um telefonema da Nissan Ibéria (talvez com sotaque brasileiro) extremamente cordial e compreensivo. O difícil será sempre obter comunicações escritas, mas vale a pena tentar.
Para além de emails com resposta automática, pode surgir um telefonema da Nissan Ibéria (talvez com sotaque brasileiro) extremamente cordial e compreensivo. O difícil será sempre obter comunicações escritas, mas vale a pena tentar.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
pnunes Escreveu:Gostei desta parte "Segundo ele a bateria está ainda com a voltagem dentro dos limites mas a amperagem não"
ainda me vem as lágimas aos olhos!!!
esse eletromecanico ou o que lhe queiram chamar, á duas semanas era padeiro!! aposto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
vgomes:
E o LeafSpy? O que diz?
Não há por aí uns screenshots?
E o LeafSpy? O que diz?
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
VETL Escreveu:pnunes Escreveu:Gostei desta parte "Segundo ele a bateria está ainda com a voltagem dentro dos limites mas a amperagem não"
ainda me vem as lágimas aos olhos!!!
esse eletromecanico ou o que lhe queiram chamar, á duas semanas era padeiro!! aposto.
Nitidamente uma desculpa inventada à pressão para despachar. É pena não fazer qualquer sentido. Enfim...
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
Quando carrega a 80% e a 100% qual o número de GIDs reportado?
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Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema
O meu, a 100%, já só fica com 209 GIDs
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