

DIÁRIO DE BORDO - mike
- Malm
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Olhando outra vez para as células depois do carregamento a 100%, e reparando na escala, afinal está desequilibrado. A diferença é que no do mjr, segundo me lembro, eram só duas células que andavam desviadas. Neste caso parece que é cada uma por si
. PArece-me que sim, que precisa de um tratamento para voltar a reequilibra-las por cima, como o mjr tem vindo a fazer.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Acho que não Malm. Para mim, anda baralhado com carregamentos de apenas 80% e tão pouco uso que até descarrega as células erradas.
No entanto, quando o mike alterar a ordem dos shunts para 8421, chamamos o mjr e falaremos melhor.
EDIT: Não tinha visto a mensagem anterior...
No entanto, quando o mike alterar a ordem dos shunts para 8421, chamamos o mjr e falaremos melhor.
EDIT: Não tinha visto a mensagem anterior...
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=> Micro Produção Fotovoltaica
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- Filipe
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Malm Escreveu:Tenho as minhas dúvidas. Pelo que vi do carro do mjr, nos carregamentos a 100% havia logo duas células claramente mais fracas que as restantes, e neste carro não me parece que isso esteja a acontecer. Não estará a equilibra-las relativamente bem em cima? Não sei, mas acho a situação mais parecida com a do carro do Filipe do que com a do mjr.VETL Escreveu:Necessita claramente tratamento com método mjr.
O meu está com os parametros AHr, SOH e Hx, práticamente iguais ao do Mike, mas com 500mv após a descarga final dos 4% até desligar, usando o AC na garage.
Actualmente tenho á volta de 66Km em 46 meses.
No fim da carga, tinha 13mv , principalmente provocado pela célula #1, foi pena não
ter tirado as fotos respectivas.
A autonomia dada não dá para ver ( 112 - 123 ), pois a parte final da descarga foi feita
na garage com o AC, também não deu para ver os Kw carregados, por problema no visor do contador,
mas desde os 5 Gids - 1,8% - SOC 8,6 - 0,4 Kw para 211 Gids - 75% - SOC 92,6% indicou ter ficado com
um total de 16,4 Kw
A minha ordem dos shunts é 8421.
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- mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Isso está muito desiquilibrado. Tanto que não vai ser nada fácil equilibrar. Como o VETL disse, a ordem dos shunts está errada no LS, a correta é 8421. Penso que se estivesse a correta as células piores seriam a 2 e a 48. Convém alterar no LS, pois se fores à Nissan fazer o CVLI as células em erro não vão ser a 1 e a 47.
Editei o post do Mike para colocar as imagens inline, de modo a ser mais fácil analisar. Nitidamente está a perder entre 1 a 2 kW.h por desiquilíbrio. Só não consigo estimar melhor porque estão demasiado desiquilibradas e não dá para perceber bem como irá evoluir o equilíbrio. É possível que haja células com menos capacidade real que não dá para ver naquela cordilheira de altos e baixos da carga a 100%.
Para equilibrar é necessário que as duas células mais desiquilibradas fiquem a azul numa carga a 100% e as restantes todas a vermelho. E isso não vai ser fácil, pois mesmo numa carga a 100% isso não está a acontecer. Eu sugiro carregar a 100%, esperar uma hora, ver se as células desiquilibradas estão a vermelho e se estiverem insistir na carga. Repetir umas 5 vezes até conseguir. Se não conseguires, aí vai ser muito difícil, senão impossível.
Depois de conseguir que as células desejadas não fiquem a vermelho, é preciso descarregar até pelo menos 65% de SOC, sendo fundamental que nenhuma célula esteja acima de 3,99V em repouso (3,95V +/- logo após desligar o carro). E andar com o carro sempre com o SOC abaixo de 65% para impedir o LBC de recalcular as células a descarregar. As cargas devem ser o mais lentas possíveis, para que o LBC passe o máximo de tempo ligado a descarregar as células a vermelho, e, claro, ter atenção para não exceder os 65% de SOC.
É um processo que demora meses, muitos meses.
Editei o post do Mike para colocar as imagens inline, de modo a ser mais fácil analisar. Nitidamente está a perder entre 1 a 2 kW.h por desiquilíbrio. Só não consigo estimar melhor porque estão demasiado desiquilibradas e não dá para perceber bem como irá evoluir o equilíbrio. É possível que haja células com menos capacidade real que não dá para ver naquela cordilheira de altos e baixos da carga a 100%.
Para equilibrar é necessário que as duas células mais desiquilibradas fiquem a azul numa carga a 100% e as restantes todas a vermelho. E isso não vai ser fácil, pois mesmo numa carga a 100% isso não está a acontecer. Eu sugiro carregar a 100%, esperar uma hora, ver se as células desiquilibradas estão a vermelho e se estiverem insistir na carga. Repetir umas 5 vezes até conseguir. Se não conseguires, aí vai ser muito difícil, senão impossível.
Depois de conseguir que as células desejadas não fiquem a vermelho, é preciso descarregar até pelo menos 65% de SOC, sendo fundamental que nenhuma célula esteja acima de 3,99V em repouso (3,95V +/- logo após desligar o carro). E andar com o carro sempre com o SOC abaixo de 65% para impedir o LBC de recalcular as células a descarregar. As cargas devem ser o mais lentas possíveis, para que o LBC passe o máximo de tempo ligado a descarregar as células a vermelho, e, claro, ter atenção para não exceder os 65% de SOC.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Com tanta coisa que já se sabe, admiro-me ainda não haver maneira de poder programar os ah que se quer cargar atv do carro....resolvia muita coisa.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Pois, mas limitar a carga de forma manual a meio da noite é complicado, o mais simples era usar uma tomada programadora, mas o SOC inicial também varia um pouco... mas será um desequilíbrio real das células serem diferentes ou será os algoritmos que não estão a equilibra bem a carga/descarga?
Era bom poder trocar as baterias daqui a mais 4 ou 5 anos por umas de futura geração que conseguisse 2x a capacidade original ocupando o mesmo espaço...
E se continuar a fazer os carregamentos a 80% vai desiquilibrar mais? ou não preciso de me preocupar...
Era bom poder trocar as baterias daqui a mais 4 ou 5 anos por umas de futura geração que conseguisse 2x a capacidade original ocupando o mesmo espaço...
E se continuar a fazer os carregamentos a 80% vai desiquilibrar mais? ou não preciso de me preocupar...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Em primeiro lugar, mude a ordem dos shunts no LeafSpy.
Depois, carregamentos a 100% programados para terminar 1h antes de arrancar à sua vida.
Depois screenshots para nós vermos...
PS: Acho que esse carro está é a necessitar de exercício.
Depois, carregamentos a 100% programados para terminar 1h antes de arrancar à sua vida.
Depois screenshots para nós vermos...

PS: Acho que esse carro está é a necessitar de exercício.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
OKVETL Escreveu:Em primeiro lugar, mude a ordem dos shunts no LeafSpy.
Depois, carregamentos a 100% programados para terminar 1h antes de arrancar à sua vida.
Depois screenshots para nós vermos...
![]()
PS: Acho que esse carro está é a necessitar de exercício.

Os screenshots importantes é apenas depois de carregado ou também devo deixar descarregar para voltar a ver o desequilibrio descarregado? (suponho que isto só se deva fazer ocasionalmente)
Como quem anda com o carro é a minha mulher torna-se mais dificil consiliar os timings, mas vou tentar..
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Hoje deixei o meu LEAF na revisão dos 4 anos que tem apenas 23mil km e vai ter a 1a inspeção em breve.
E pela 1a vez fui experimentar a oficina no entreposto dos Olivais, pois tem ido à oficina de Rio de Mouro.
Mas de manha quando deixei o carro achei o valor previsto um bocado alto (229eur) a sra diz que a revisão dos 4 anos é mais completa... e pedi para não mudar o filtro do AC que sempre baixava uns 25eur.
Depois de almoço ligaram a dizer que já está quase pronto (só faltava a limpeza) mas detaram uma fuga na bomba central do oleo de travões e esta peça custa cerca de 1700eur e tem que ser por encomenda, por isso nem trocaram o oleo de travões e a revisão fica em 139eur...
Por acaso não fui à revisão dos 3 anos, mas sei que na revisão dos 2 anos trocou o oleo de travões e filtro do AC (em Rio de Mouro) não acredito que um carro com 23mil km tenha um problema destes por desgaste do material até porque anda sempre em modo ECO e os travões acabam por ser muito pouco usados.
Sendo a garantia oficial 3 anos, o que acham que deva fazer? ou onde devo reclamar?
E pela 1a vez fui experimentar a oficina no entreposto dos Olivais, pois tem ido à oficina de Rio de Mouro.
Mas de manha quando deixei o carro achei o valor previsto um bocado alto (229eur) a sra diz que a revisão dos 4 anos é mais completa... e pedi para não mudar o filtro do AC que sempre baixava uns 25eur.
Depois de almoço ligaram a dizer que já está quase pronto (só faltava a limpeza) mas detaram uma fuga na bomba central do oleo de travões e esta peça custa cerca de 1700eur e tem que ser por encomenda, por isso nem trocaram o oleo de travões e a revisão fica em 139eur...
Por acaso não fui à revisão dos 3 anos, mas sei que na revisão dos 2 anos trocou o oleo de travões e filtro do AC (em Rio de Mouro) não acredito que um carro com 23mil km tenha um problema destes por desgaste do material até porque anda sempre em modo ECO e os travões acabam por ser muito pouco usados.
Sendo a garantia oficial 3 anos, o que acham que deva fazer? ou onde devo reclamar?