Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
ricardot
Proprietário Leaf
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ricardot » 28 jul 2015, 18:19

Batotinha Escreveu:
ricardot Escreveu:
rdias Escreveu:Espero que seja um preço justo, mas duvido.
Já falamos aqui sobre isto, mas qual seria para vocês um preço justo de uma carga rápida por exemplo de 20 kWh ?
Teria de ser barato para continuar a compensar andar com o carro eletrico.
Em casa 20kwh x 20cent = 4€
Aceitaria uns 6€ no máximo
Se os "iluminados" que meteram as nozes no mapa estivessem a pensar nos v(n)ossos nºs€€€€, a conversa nem teria começado. Porque fizeram aquela "sementeira"? Simplesmente porque para eles o utilizador de AE tem recursos. Por isso é que está na AE... dizem eles.
Então se lá está e tem recursos, paga o ramal de electricidade, os custos de manutenção. . paga e não bufa! E paga os electrões, paga o equipamento da distribuição, paga o espaço, paga o tempo de paragem e o espaço que ocupa, paga o seu VE, paga os custos da poluição que os outros comercializam ... já agora, paga o consumo que faz nos balcões, a imagem que dá (de gente fina), com posses dizem eles, etc, etc. Vá lá vai! :o

;) Gostei particularmente da distribuição "irrevogável"
:oops:
Só temos amigos! :evil:

Batotinha
isso tudo somado dá quanto ? :D
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 28 jul 2015, 23:44

http://www.greencarreports.com/news/109 ... -test-case

Li isto na diagonal mas dá para ter uma pequena noção dos preços/modalidades de utilização.. nos comentários comparam com o preço do combustivel e um deles até diz algo como ser equivalente a fazer um leasing de um CI..

meira78
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Mensagem por meira78 » 29 jul 2015, 01:48

santanamos Escreveu:http://www.greencarreports.com/news/109 ... -test-case

Li isto na diagonal mas dá para ter uma pequena noção dos preços/modalidades de utilização.. nos comentários comparam com o preço do combustivel e um deles até diz algo como ser equivalente a fazer um leasing de um CI..
É uma pequena grande noção.

Cada carga por cerca de $5 por cerca de 80% da bateria que dá para menos de 100kms é quase o mesmo do custo de gasóleo.

Há outras situações e preços que custa cerca de $8, mais ou menos o mesmo do gasoleo por cada 100kms.

É isto que nos espera se não fizermos nada, dado que um simples PCR custa cerca de 2€ por dia de potência contratada, mais a manutenção, custo de energia, custo do aluguer do espaço e margem para os operadores e IVA para o Estado...

É a esta malta que estamos entregues.

meira78
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Mensagem por meira78 » 29 jul 2015, 04:30

rdias Escreveu:Eu não percebo esta alergia aos PCR´s em auto-estrada. Eles são fundamentais lá. Nesta fase devido ao numero limitado de PCRs eu escolheria outros locais.
Também já tinha pensado nesta hipotese : colocaria os PCRs junto à rede das áreas de serviço de forma a ser possível carregar do lado da auto-estrada e do lado de fora da área de serviço, rentabilizando este local ao máximo. Não será possível em todo lado, mas na maioria se calhar até dá.

Quanto ao pagar... eu sempre defendi que devemos pagar, mas preço justo e aí a coisa vai complicar :?
Concordo exactamente com essa tua visão.

Se fossem escolhidos locais para carregar perto das saídas das AEs e das antigas estradas nacionais, serviríamos as duas vias simultaneamente e necessitávamos em cada local apenas de um PCR, dado que tanto podíamos abranger as duas vias, mas principalmente teríamos possibilidade de servir o sentido Norte e Sul ou Este e Oeste da AE.

Da forma que vão ser instalados os 34 nas AE é como se fossem apenas 17 e não estão disponíveis às estradas nacionais.

Assim já sobravam muitos para o interior do país e outras localizações.

Muito se poupava por existir pouco dinheiro. A rede seria instalada com muito mais racionalidade...

Como não há dinheiro, tem de se ceder aos interesses instalados e esses estão nas AEs e querem desta forma garantir quase o exclusivo, pois têm de suportar o investimento e os altos custos de funcionamento fixos.

Quem vai pagar isso serão os users portugueses...

Como já referi anteriormente, se juntarmos os 34 nas AEs com os cerca de 8 da Grande Lisboa e Porto (incluindo aqui Matosinhos, Loures e Cascais), só sobram 7 nas outras cidades, sendo elas as cidades de Braga, Valença, Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Évora.

É isto que nos espera...

Ou estou a ver mal o filme?

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 29 jul 2015, 08:39

Mas os "novos" PCR vão ou não estar integrados na rede mobi.e?

Vamos ter que ter mais cartões? Um para cada município?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por lmlr » 29 jul 2015, 08:45

rdias Escreveu:Eu não percebo esta alergia aos PCR´s em auto-estrada. Eles são fundamentais lá. Nesta fase devido ao numero limitado de PCRs eu escolheria outros locais.
Também já tinha pensado nesta hipotese : colocaria os PCRs junto à rede das áreas de serviço de forma a ser possível carregar do lado da auto-estrada e do lado de fora da área de serviço, rentabilizando este local ao máximo. Não será possível em todo lado, mas na maioria se calhar até dá.

Quanto ao pagar... eu sempre defendi que devemos pagar, mas preço justo e aí a coisa vai complicar :?
Não percebes a alergia porque não tens VE e nunca tiveste que passar por uma situação de IRES a 70km/h (ou menos), e passarem por ti dois doidos que vinham picados a perto de 200km/h, isto tendo o teu filho de 2 anos no banco de trás.
Não imaginas o que é IRES na AE e seres ultrapassado por todos, inclusivamente os pesados.
Os VE que temos hoje, com as autonomias que têm, não combinam com AE, ou então paramos em todas as estações de serviço para abastecer, e também há o problema dos postos estarem avariados.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 29 jul 2015, 09:09

A mim não me choca haver dois PCRs nas AEs. Uma das questões fundamentais para quem usa os VEs é ter a certeza que o posto não vai estar avariado quando lá chegar. Ter dois postos dá a fiabilidade mínima necessária a um ponto de carga rápida.

5€ por carga rápida dá 0,25€/kW.h para uma carga de 20kW.h. É pouco acima do custo da eletricidade em horário normal. Na verdade estou a contar com um custo um pouco acima, entre 0,30 e 0,35€/kW.h. Vamos ver.

A versão de pagar uma fee inicial e depois ter cargas rápidas grátis "para sempre" funciona bem num modelo tipo Tesla, onde todos são obrigados a contribuir para o sistema ao comprar o carro. Quando o carro desaparecer, deixam de poder usar a rede. Pagar por fora para uma rede para mim não faz sentido, pois o uso seria muito esporádico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 29 jul 2015, 09:49

Penso que só terá viabilidade o modelo de negócios se o mesmo ficar pelo menos a 50% do valor do gasto em combustível em carro equivalente.
Um Clio gastará em cenário real (4.5l de Gasóleo, a preço médio das gasolineiras dá (4.5*1.25=5.625) e custa novo 19340 Euros, o mesmo ZOE com bateria deverá custar mais 12000 Euros. Mesmo com as poupanças de IUC+Revisões e outros desgaste utilizar PCR ou lentos nunca será viável.
Uma outra possibilidade que vejo é que quem tem sistema de aluguer de bateria as marcas negociarem um fee mensal com a rede gestora da MOBI.E e no aluguer já contemplar os carregamentos (mas isso seria sonhar talvez)

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por lmlr » 29 jul 2015, 10:09

Espero bem que sim, mas não me estou a ver a parar de 50 em 50km para abastecer, com a agravante dos postos poderem estar avariados, como já tive o azar de me acontecer em Pombal (os dois avariados).

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 29 jul 2015, 10:12

Para quem usa esporadicamente os PCRs o facto de o custo ser quase equivalente ao de um ICE não é limitativo pois na maior parte das vezes pode carregar em casa a preços baixíssimos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”