Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ricardot » 05 ago 2015, 10:40

rdias Escreveu:por isso é que eu perguntei como é que o tesla carregaria. Um tesla model s ate pode carregar muito menos que um leaf num PCR.

se acham que os 0.383 kwh é justo, a maioria das pessoas vai continuar a andar a gasóleo, pois é mais barato.

o problema é que cada um só olha para a sua realidade, tipo, em 15.000 kms só usaria 1 vez ou duas... e os 5,5 milhoes de veiculos em portugal, para mudar para VE. Desse numero, todos tem a mesma realidade.

quando isto for a pagar e com estes numeros, o grosso dos utilizadores continuará a gasoleo, infelizmente.
A praticarem esses preços não vejo mudança

Instalem paneis e baterias, negoceiem com os distribuidores de energia, deve haver alguma maneira de fazer esse preço baixar.
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 05 ago 2015, 11:06

A aposta em preços mais baixos tem de ser feita por parte das empresas exploradoras da rede de PCRs, na fase inicial. Uma rede deste tipo só permite ter preços próximos dos da eletricidade em casa quando estiver com taxas de utilização elevadas. Podemos testar um cenário:

- Custo do PCR mais instalação de 50k€
- taxa de utilização de 50%
- 50kW de potência
- período de amortização de 5 anos.

Hora 5 anos são 43800 horas, o que dá 50kW x 43800 x 50% = 1,095GW.h. Dividindo o custo de 50k€ pelos kW.h em 5 anos dá 0,046€ por kW.h, o que até é aceitável. Mas isto é considerando uma taxa de utilização de 50%.. Atualmente essa taxa deve andar abaixo dos 2 dígitos. E é esse o problema. É a questão do ovo e da galinha.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jasmim » 05 ago 2015, 11:21

ICEM4N Escreveu:
Atencao, se eu carregar o carro durante o dia em minha casa (tenho bi-horario) pago cerca de 0.20Kwh com iva incluido... 0.38€ não é assim nenhuma loucura para quem precise de rapidamente fazer +100/150km
Continuo a dizer, é preferivel PCR mal localizados e caros do que nao haver PCR. Cabe aos users fazer forca para melhorar a localicaçao e o preço dos mesmos!!!
Concordo plenamente.
Todos nós podemos comprar uma garrafa de água de 0.5l a 0.20cts no supermercado. No café, restaurante ou na rua, por vezes passa de 1 eur. Pagamos e achamos normal.
Creio que uma grande maioria dos utilizadores fará uso esporádico dos PCR's (falo por mim). Uma coisa é querer deslocar-se para além do nosso raio de ação habitual e não ter PCR's outro coisa é tê-los.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RJSC » 05 ago 2015, 11:21

O que está aqui em causa, e não tolero nem é pagar 40 cêntimos kWh...
É pagar por utilização!

Por exemplo, eu para ir ao Porto quando volto para casa só preciso de carregar 8 kWh, e tenho que pagar com se carregasse 20 kWh.
É isso que não tolero!

A 0,40€ kWh carregar 8 kwh ficava-me por 3,2€, o que considero bom para me permitir uma viagem Aveiro-Porto-Aveiro com 10 minutos de utilização do PCR.

Se for como esse sistema em Espanha, teria que pagar 6€ pelos 8 kWh, o que daria 0,75€ kWh de preço efetivo!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RJSC » 05 ago 2015, 11:23

jasmim Escreveu: Todos nós podemos comprar uma garrafa de água de 0.5l a 0.20cts no supermercado. No café, restaurante ou na rua, por vezes passa de 1 eur. Pagamos e achamos normal.
Creio que uma grande maioria dos utilizadores fará uso esporádico dos PCR's (falo por mim). Uma coisa é querer deslocar-se para além do nosso raio de ação habitual e não ter PCR's outro coisa é tê-los.
Mas mesmo no restaurante não te vendem uma garrafa de 1,5L ao mesmo preço da de 33 cl...
Que é o que eu estou aqui a colocar em casa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 05 ago 2015, 11:23

Acho que em Portugal, pelo rede Mobi.e, será pago ao kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 05 ago 2015, 11:25

Quando tivermos o Model III e meia dúzia de superchargers, quero ver o que fará a concorrência.
Não me vou cansar de dizer que a solução para as cargas rápidas está nos fabricantes.
(minha opinião)

Despacha-te Tesla...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por galt » 05 ago 2015, 11:49

Só usa quem quer, quando quer e onde quer ...

Neste momento debatemos custos de utilização dos pontos rápidos, mas quase não existem...
Encantaram-nos com uma promessa de instalação de mais postos rápidos pelo país para daqui a uns meses quando a pessoa que promoveu já não estará no cargo.

De acordo com outros países da europa os custos de uma carga rápida são sempre superiores a 5€.

Em breve estaremos a debater se compensa comprar um carro com mais autonomia e com custo superior ou com menos autonomia e custo menor e pagar as cargas rápidas p as viagens maiores....
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Essiemme » 05 ago 2015, 12:10

Partilho da opinião que mais vale ter a pagar do que não ter.
Contudo, continuo sem ter algo a meio caminho para o alentejo interior... que me dava jeito.

Enfim...
sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 05 ago 2015, 12:47

O custo "justo" depende sempre da perspetiva...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”