Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 30 set 2015, 19:52

Apr Escreveu:O resultado foi um aumento de capacidade de 150mAh para 210mAh. Com este aumento consigo puxar mais C's sem afetar a longevidade da bateria e ainda ter um aumento de autonomia. Isto vai-me permitir carregar nos botoes com mais força... :-D
E que tal agora ligares a chave por wifi à bateria do carro, aposto que terás ainda maior autonomia. :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 30 set 2015, 22:07

Orlando Escreveu:
Apr Escreveu:O resultado foi um aumento de capacidade de 150mAh para 210mAh. Com este aumento consigo puxar mais C's sem afetar a longevidade da bateria e ainda ter um aumento de autonomia. Isto vai-me permitir carregar nos botoes com mais força... :-D
E que tal agora ligares a chave por wifi à bateria do carro, aposto que terás ainda maior autonomia. :D
E como é bateria de computador, talvez consigas ir computando na chave á pala. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 01 out 2015, 22:13

:)

Na verdade com esta pilha passo a ter que as trocar a cada 3 anos em vez de 2. Ainda é uma diferença significativa.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 03 out 2015, 22:27

Ora a revisão já passou e é tempo de instalar novamente o EVSE integrado no compartimento do motor:


Esta é a vista original: Remove-se a tampa de plástico com relativa facilidade.
Imagem

E eis que debaixo da tampa está imenso espaço à espera de ser usado:
Imagem

Por cima da bateria de 12V coloca-se uma tampa rigida revestida com alcatifa:
Imagem

Agora o EVSE está pronto para ser encaixado. Dentro da caixa branca está o relé, ligado ao diferencial e disjuntor. Embrulhado está a fonte de alimentação e o EVSE:
Imagem

Mete~se tudo com calma lá pra dentro, mas desta vez o evse fica montado do lado oposto ao deposito de limpa vidros. Meti também um carregador de bateria de 12V permanente, ligado ao contacto NC do relé. Com tudo recolhido fica assim:
Imagem


Com o carro a carregar os cabos ficam assim:
Imagem

E com o capot fechado:
Imagem


Na mochila original da Nissan estão agora uma série de adaptadores para converter a CEE32A para 16A e para shuko, juntamente com uma estensão de uma carrada de metros. Cabe tudo no compartimento do motor.


Falta o módulo WiFi que terá que ser integrado numa versão mais recente do openevse. A versão que tenho no interface série só dá para mudar os amps, mas a versão mais recente dá para ligar e desligar o EVSE, que permite integração remota perfeita.

Por agora o conceito está testado e a minha mulher adaptou-se bem a abrir o capot para carregar. E a mala do carro está... praticamente vazia. Ainda sobra o cabo menenekes que estava previsto também saltar para a frente mas por agora não muda.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 03 out 2015, 22:44

Apr Escreveu:...Na mochila original da Nissan estão agora uma série de adaptadores para converter a CEE32A para 16A e para shuko, juntamente com uma estensão de uma carrada de metros. Cabe tudo no compartimento do motor...
A mochila cabe no compartimento do motor?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 04 out 2015, 10:05

assim:
Imagem


É só pena é o capot não ter uma mola pneumática para evitar ter que meter a vareta para o segurar.


Com esta solução não preciso de cadeados, o EVSE está protegido, posso carregar à potencia que quiser, carrego a bateria de 12V sempre que o carro está em ligado à tomada sem carregar e tenho a mala limpa. E náo é definitivo, pode-se remover bastando para isso cortar umas abraçadeiras de plastico.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por jasmim » 04 out 2015, 10:13

A mochila nesse sítio não irá sujar-Se facilmente?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 04 out 2015, 10:42

talvez mais do que se estiver na mala. mas não me parece que seja nada de muito sujo. Para quem acha mal empregado pode-se sempre comprar uma mochila mais rafeira para guardar os acessórios.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Essiemme » 04 out 2015, 11:44

Ia para perguntar "A Mochila não Derrete ?"... só depois me lembrei que o motor não aquece, claro... :lol:

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2

Mensagem por lmlr » 04 out 2015, 16:26

Recordo-me de no catálogo de extras da Nissan haver uma "cena" de plástico que cabia no lugar das tomadas e tem fechadura, salvo erro. Funcionria mais ou menos da mesma forma, mas não deve ser barato.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”