Este fim de semana foi muito profícuo para o meu Leaf.
Nada como começar com um teste da tomada antes de partir para o ENVE 2016. A bateria foi descarregada até abrir o contactor através do AC (em modo frio, claro

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No dia seguinte o panorama era o seguinte:

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E gastei 18,91kW.h. Isto daria um SOH face ao obtido com a bateria nova de 18,9/25 = 75,5%. Portanto, acima dos 73% reportados.
Reiniciei a carga e passado uma hora o panorama era este:

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E mais 0,27kW.h entraram no carregador.
Algo que nunca tinha visto no meu Leaf e em mais nenhum mk1 foi 97,1% de SOC. A tensão nas células era a mesma de sempre numa carga a 100%, mas o LBC estimou um SOC superior ao que tinha visto até agora. A minha especulação é que ele está a subestimar a capacidade e por isso o algoritmo que contabiliza o SOC ao ver mais carga a entrar no pack teve de aumentar o SOC (a alternativa era alterar a capacidade estimada, mas penso que isso é feito muito mais lentamente).
No total carreguei 19,17kW.h. Um ano antes tinha carregado 19,22 + 0,57 kW.h = 19,79kW.h. Portanto em um ano (na verdade 13 meses), perdi 0,62kW.h, ou cerca de 2,5% de capacidade. Mas isto foi a primeira medição, no dia seguinte repeti a brincadeira (250km depois).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt