DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por pafi » 04 nov 2015, 19:02

Este deve ser o único forum do país onde se celebra o aumento de quilometragem. Deve andar tudo doido... (a propósito, daqui a pouco vou tirar foto dos meus 40k... :roll: )
Quantos já entraram no clube dos 100 mil?
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 04 nov 2015, 23:15

Segundo este tópico (http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=130) são 6 já com 100k.

Mais km significa mostrar que sim, é possível ter um carro elétrico e fazer muitos km sem ter de trocar a bateria uma vez por ano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 04 nov 2015, 23:26

Excelente, e muitos desses foram em prol da mobilidade eléctrica.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal » 05 nov 2015, 02:40

Deve ser de longe o pack melhor do país na relação tempo, quilómetros, capacidade actual!

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 05 nov 2015, 14:33

Parabéns. É preciso conhecer bem o que lhe faz mal à saúde para lhe prolongar significativamente a vida. E ter vida para isso também.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por vgomes » 05 nov 2015, 14:56

Malm Escreveu: E ter vida para isso também.

Ora bem, hehehe

Parabéns MJR,
quem sabe, sabe.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 mai 2016, 14:17

Mais 10k km no papo. Já lá vão 110k km.
Screenshot_2016-05-14-13-03-24.png
Screenshot_2016-05-14-13-03-24.png (72.56 KiB) Visto 2753 vezes
IMG_2765.JPG
IMG_2765.JPG (59.55 KiB) Visto 2753 vezes
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por jpgoncalves2 » 17 mai 2016, 14:47

Boa malha, mjr! :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 10:41

Este fim de semana foi muito profícuo para o meu Leaf.

Nada como começar com um teste da tomada antes de partir para o ENVE 2016. A bateria foi descarregada até abrir o contactor através do AC (em modo frio, claro 8-) ):
Screenshot_2016-06-03-23-26-36.png
Screenshot_2016-06-03-23-26-36.png (61.84 KiB) Visto 2680 vezes
No dia seguinte o panorama era o seguinte:
Screenshot_2016-06-04-06-44-23.png
Screenshot_2016-06-04-06-44-23.png (62.11 KiB) Visto 2680 vezes
E gastei 18,91kW.h. Isto daria um SOH face ao obtido com a bateria nova de 18,9/25 = 75,5%. Portanto, acima dos 73% reportados.

Reiniciei a carga e passado uma hora o panorama era este:
Screenshot_2016-06-04-07-23-35.png
Screenshot_2016-06-04-07-23-35.png (64.9 KiB) Visto 2680 vezes
E mais 0,27kW.h entraram no carregador.

Algo que nunca tinha visto no meu Leaf e em mais nenhum mk1 foi 97,1% de SOC. A tensão nas células era a mesma de sempre numa carga a 100%, mas o LBC estimou um SOC superior ao que tinha visto até agora. A minha especulação é que ele está a subestimar a capacidade e por isso o algoritmo que contabiliza o SOC ao ver mais carga a entrar no pack teve de aumentar o SOC (a alternativa era alterar a capacidade estimada, mas penso que isso é feito muito mais lentamente).

No total carreguei 19,17kW.h. Um ano antes tinha carregado 19,22 + 0,57 kW.h = 19,79kW.h. Portanto em um ano (na verdade 13 meses), perdi 0,62kW.h, ou cerca de 2,5% de capacidade. Mas isto foi a primeira medição, no dia seguinte repeti a brincadeira (250km depois).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 jun 2016, 11:06

A viagem para Coimbra começou assim:
Screenshot_2016-06-04-07-23-48.png
Screenshot_2016-06-04-07-23-48.png (84.04 KiB) Visto 2672 vezes
Decidi ser conservador e coloquei o CC em 75km/h durante todo o trajeto em AE. Quando parei o carro para carregar, já dentro do ENVE o panorama era este:
Screenshot_2016-06-04-09-35-17.png
Screenshot_2016-06-04-09-35-17.png (83.37 KiB) Visto 2672 vezes
IMG_2786.JPG
IMG_2786.JPG (82.57 KiB) Visto 2672 vezes
Demorei mais que o que era suposto para uma viagem de 120km a 75km/h porque parei na Antuã e na Mealhada para encher os pneus do carro (na Antuã estava roto o tubo e esvaziei um pouco o pneu em vez de o encher :evil: ) e para esvaziar o meu depósito.

Cheguei ainda com muita energia na bateria. Com CC a 75km/h faria certamente mais 15-20km. No limite ainda daria para fazer Porto- Pombal a 75km/h. Mais logo conto o resto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”