Isso é claro. Mas continuo com a dúvida no balanceamento deste mk1. Já tive um mk2 com esses sintomas, e ele foi ajustando sem nunca recorrer à segunda carga forçada.mjr Escreveu:É bastante, mas não é pelas células 71 e 72.

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Re: Diário de bordo de vip
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Re: Diário de bordo de vip
Os últimos carregamentos a 100% deram valores entre 22 e 24 mv. Melhor do que isto, só com SOC na ordem dos 40% e, mesmo assim, 13/15 mv.Orlando Escreveu:Pois mas 28mv no top é um pouco, ainda mais os 37mv.mjr Escreveu:As células mais novas já não se destacam tão claramente como antes, pelo que com o tempo ele lá foi equilibrando pelo topo essas células.
Os 19,1kW.h estão em sintonia com o SOH reportado de 76%: 19.1/25 = 76,4%.
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Re: Diário de bordo de vip
Isto é um erro muito grande quanto a mim e vai contra o que aqui temos falado.Orlando Escreveu:...e ele foi ajustando sem nunca recorrer à segunda carga forçada.
Uma segunda carga forçada provoca desbalanceamento. Parece um contrassenso e não sei explicar mas pelo menos no meu é isso que acontece.
Consigo obrigá-lo melhor a balancear deixando repousar nos 4,0v do que nos 4,12v
Quando forço carregamentos após carga a 100%, ele liga o shunt na célula 32 do meu pack, que é a mais fraca.
Quando eu tinha este comportamento, andava a desbalancear o meu pack e a 32 cada vez ficava com menos energia.
A minha teoria é que quando se trata de células fracas, o problema delas tanto se revela nas tensões abaixo do joelho como nas tensões acima do "cotovelo".
Uma célula mais fraca, no final da carga tem tendência a elevar mais a tensão do que uma célula boa.
Se forçarmos carregamentos sucessivos após carga a 100%, as células mais fracas ficarão com tensões superiores às células boas e isso faz com que o carro as descarregue.
Será que é por acaso, que uma daquelas estrelinhas de pontuação que recebemos quando vamos à revisão, é precisamente o índice de carregamentos forçados após carregamentos a 100%? Se tivermos muitos carregamentos forçados após carga a 100%, temos menos pontuação. Eu acho que isto não é por acaso.
Mas repito, isto é o que eu penso face ao que observo, não tendo qualquer suporte ao nível de conhecimentos nesta matéria
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Re: Diário de bordo de vip
Portanto no teu caso não se aplica o que VETL faz no dele.victormcpinto Escreveu:Os últimos carregamentos a 100% deram valores entre 22 e 24 mv. Melhor do que isto, só com SOC na ordem dos 40% e, mesmo assim, 13/15 mv.Orlando Escreveu:Pois mas 28mv no top é um pouco, ainda mais os 37mv.mjr Escreveu:As células mais novas já não se destacam tão claramente como antes, pelo que com o tempo ele lá foi equilibrando pelo topo essas células.
Os 19,1kW.h estão em sintonia com o SOH reportado de 76%: 19.1/25 = 76,4%.
Provavelmente terás ainda melhores resultados se deixares o carro carregar até 95% e repousar bastantas horas. Tenta lá a ver se o contactor liga e faz o trabalho dele. E depois sim acabar a carga até os 100%.
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Re: Diário de bordo de vip
Não pode dizer isso. O vitormcpinto não disse que faz o que eu faço.Orlando Escreveu:Portanto no teu caso não se aplica o que VETL faz no dele.
Aliás pelo contrário, ele força carregamentos e eu já não faço isso.
Continua a insistir nisto das %s.Orlando Escreveu:Provavelmente terás ainda melhores resultados se deixares o carro carregar até 95%
Esqueçam isto. Olhem para a tensão das células.
Para quê?Orlando Escreveu:...e repousar bastantas horas...
Bastam 30m. Ou talvez menos...
Ok. Mas se o fizer, não se esqueça de saír com o carro logo a seguir ao fim da carga.Orlando Escreveu:Tenta lá a ver se o contactor liga e faz o trabalho dele. E depois sim acabar a carga até os 100%.
Se demorar 30m ou pouco menos a fazê-lo, ele fará novo cálculo dos shunts a ativar e todo o trabalho foi em vão.
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Re: Diário de bordo de vip
Em 30minutoas faz o balanceamento?
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Re: Diário de bordo de vip
Em 30 minutos gera condições para calcular quais as células a descarregar.Orlando Escreveu:Em 30minutoas faz o balanceamento?
Parado em repouso não balanceia nada. Só faz isso com o contactor ligado a andar ou a carregar. Ou naqueles momentos que disse o mjr ali atrás...
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Re: Diário de bordo de vip
Então mas parado depois de carga não liga o contator 30 minutos depois? (Hoje estou burro, pá!)
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Re: Diário de bordo de vip
Sim, são aqueles momentos que falou o mjr ali atrás.Orlando Escreveu:Então mas parado depois de carga não liga o contator 30 minutos depois? (Hoje estou burro, pá!)

Mas isso não se aplica ao "...repousar bastantes horas..."
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Re: Diário de bordo de vip
No meu caso para equilibrar melhor tive de forçar as cargas nos 100%. Cada caso é um caso e depende das particularidades de cada pack.
Não é necessário o contactor atracar para o pack ser equilibrado. Em ACC e enquanto os 3 LEDs azuis estão acesos continuamente o contactor está aberto. Para o pack ser equilibrado basta que o LBC esteja ligado e a responder a comandos no barramento CAN, ou seja sempre que no LS der para ver o estado da bateria a atualizar.
O contactor serve para alimentar os circuitos HV: conversor CC/CC, inversor do motor e AC.
Mas para haver o recalculo das células a equilibrar é necessário o contactor estar aberto mais do que os 20-30m, e (acho eu) que o LBC esteja desligado. A exceção a esta regra que já detetei é durante as cargas rápidas, parece que ele também recalcula as células a esvaziar durante a carga rápida.
Não é necessário o contactor atracar para o pack ser equilibrado. Em ACC e enquanto os 3 LEDs azuis estão acesos continuamente o contactor está aberto. Para o pack ser equilibrado basta que o LBC esteja ligado e a responder a comandos no barramento CAN, ou seja sempre que no LS der para ver o estado da bateria a atualizar.
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Mas para haver o recalculo das células a equilibrar é necessário o contactor estar aberto mais do que os 20-30m, e (acho eu) que o LBC esteja desligado. A exceção a esta regra que já detetei é durante as cargas rápidas, parece que ele também recalcula as células a esvaziar durante a carga rápida.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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