Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Registo de há pouco, 12,08v. Quer dizer que está já com capacidade baixa. Esta noite vai ter que levar uma carga, não quer acordar amanhã ou depois de amanhã e voltar a ter o carro morto.
- Apr
- Proprietário Leaf
Olá MRider, acho que sim, é o meu perfil de utilização do carro + o algoritmo deficiente de carga da bateria de 12v. Desta vez não tenho nada extra ligado ao carro e mesmo assim o balanço entre as descargas diárias e as cargas não conseguem manter a bateria carregada.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Está no manual descrito quais as condições em que a bateria é carregada e em que não é, agora não me lembro bem, só lendo novamente, mas tenho ideia que com o carro em N nunca carrega por exemplo.VETL Escreveu:Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Deves ter algo a consumir...
Num dos meus CI a bateria ficava completamente descarregada, vim a descobrir que uma luz de abertura de porta estava a provocar a descarga, embora desligada a zona da lâmpada estava quente, tive que desligar o fusível que alimentava aquela zona
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega
. Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? 

- Apr
- Proprietário Leaf
mjr Escreveu:O componente é o conversor CC/CC... O problema é que o algoritmo de carga da bateria não está bem dimensionado, pelo menos nos mk1. Se bem me recordo ele carrega a 14,4V até a corrente baixar a 1A e depois mantém uma tensão de flutuação de 13,1V ou parecida. Ora 13,1V é uma tensão muito baixa para manter a carga em baterias de chumbo pelo que elas vão sulfatando e assim perdendo capacidade. No mínimo a tensão de flutuação deveria ser de 13,5V, além de que deveria manter a tensão nos 14,4V mais tempo periodicamente para equalizar a bateria.
A solução é aplicar um carregador externo a 14,4V durante 12 horas periodicamente, mas com o carro desligado.
O algoritmo é isto que o mjr referiu mais um check periodico a cada 5 horas quando o carro está desligado para manter a bateria carregada à custa do pack de tração. Relatos no mynissanleaf indicam que se o carro ficar com a ficha J1772 ligada sem carregar, este check a cada 5 horas não se realiza, acelerando ainda mais a descarga.
A bateria está agora ligada a um carregador pequeno que tinha comprado para ver se amanhã fica carregada. Pelo menos valido se o carregador está bom.
- Apr
- Proprietário Leaf
Estas viciado no fluenceSPY... !lmlr Escreveu:O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega. Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos?

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Completamente!Apr Escreveu:Estas viciado no fluenceSPY... !lmlr Escreveu:O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega. Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos?

- Apr
- Proprietário Leaf
Atualizei a data de saida de fabrica, 28/junho/2013 e o carro tem matricula de junho! Cena estranha!
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
pnunes Escreveu:Está no manual descrito quais as condições em que a bateria é carregada e em que não é, agora não me lembro bem, só lendo novamente, mas tenho ideia que com o carro em N nunca carrega por exemplo.VETL Escreveu:Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Deves ter algo a consumir...
Num dos meus CI a bateria ficava completamente descarregada, vim a descobrir que uma luz de abertura de porta estava a provocar a descarga, embora desligada a zona da lâmpada estava quente, tive que desligar o fusível que alimentava aquela zona
Aproveita esta dica para confirmar:
- Se a luz do porta luvas está acesa permanentemente mesmo fechada a tampa.
- Se a luz da mala está acesa com a porta bagagens fechada.
- Se a luz junto ao bocal de carregamento fica desligada (caso se aplique ao teu modelo)
Nunca se sabe....
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica