Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 01 dez 2015, 21:29

Registo de há pouco, 12,08v. Quer dizer que está já com capacidade baixa. Esta noite vai ter que levar uma carga, não quer acordar amanhã ou depois de amanhã e voltar a ter o carro morto.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 01 dez 2015, 21:58

Olá MRider, acho que sim, é o meu perfil de utilização do carro + o algoritmo deficiente de carga da bateria de 12v. Desta vez não tenho nada extra ligado ao carro e mesmo assim o balanço entre as descargas diárias e as cargas não conseguem manter a bateria carregada.

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VETL
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 01 dez 2015, 22:21

Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por pnunes » 01 dez 2015, 23:33

VETL Escreveu:Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?
Está no manual descrito quais as condições em que a bateria é carregada e em que não é, agora não me lembro bem, só lendo novamente, mas tenho ideia que com o carro em N nunca carrega por exemplo.
Deves ter algo a consumir...
Num dos meus CI a bateria ficava completamente descarregada, vim a descobrir que uma luz de abertura de porta estava a provocar a descarga, embora desligada a zona da lâmpada estava quente, tive que desligar o fusível que alimentava aquela zona
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 02 dez 2015, 00:07

O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega :) . Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? :D

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 02 dez 2015, 00:09

mjr Escreveu:O componente é o conversor CC/CC... O problema é que o algoritmo de carga da bateria não está bem dimensionado, pelo menos nos mk1. Se bem me recordo ele carrega a 14,4V até a corrente baixar a 1A e depois mantém uma tensão de flutuação de 13,1V ou parecida. Ora 13,1V é uma tensão muito baixa para manter a carga em baterias de chumbo pelo que elas vão sulfatando e assim perdendo capacidade. No mínimo a tensão de flutuação deveria ser de 13,5V, além de que deveria manter a tensão nos 14,4V mais tempo periodicamente para equalizar a bateria.

A solução é aplicar um carregador externo a 14,4V durante 12 horas periodicamente, mas com o carro desligado.

O algoritmo é isto que o mjr referiu mais um check periodico a cada 5 horas quando o carro está desligado para manter a bateria carregada à custa do pack de tração. Relatos no mynissanleaf indicam que se o carro ficar com a ficha J1772 ligada sem carregar, este check a cada 5 horas não se realiza, acelerando ainda mais a descarga.

A bateria está agora ligada a um carregador pequeno que tinha comprado para ver se amanhã fica carregada. Pelo menos valido se o carregador está bom.

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 02 dez 2015, 00:14

lmlr Escreveu:O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega :) . Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? :D
Estas viciado no fluenceSPY... ! :D

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 02 dez 2015, 02:03

Apr Escreveu:
lmlr Escreveu:O melhor é voltares a emprestar o OBD enquanto o meu não chega :) . Assim não esgotas a bateria. Para que servem os amigos? :D
Estas viciado no fluenceSPY... ! :D
Completamente! ;)

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 02 dez 2015, 13:58

Atualizei a data de saida de fabrica, 28/junho/2013 e o carro tem matricula de junho! Cena estranha!

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 02 dez 2015, 18:03

pnunes Escreveu:
VETL Escreveu:Já experimentaste, desligar o carro a chegar a casa e voltar a ligar?
Ao ligar o carro, ele carrega a bateria de 12v, certo?
Está no manual descrito quais as condições em que a bateria é carregada e em que não é, agora não me lembro bem, só lendo novamente, mas tenho ideia que com o carro em N nunca carrega por exemplo.
Deves ter algo a consumir...
Num dos meus CI a bateria ficava completamente descarregada, vim a descobrir que uma luz de abertura de porta estava a provocar a descarga, embora desligada a zona da lâmpada estava quente, tive que desligar o fusível que alimentava aquela zona

Aproveita esta dica para confirmar:
- Se a luz do porta luvas está acesa permanentemente mesmo fechada a tampa.
- Se a luz da mala está acesa com a porta bagagens fechada.
- Se a luz junto ao bocal de carregamento fica desligada (caso se aplique ao teu modelo)

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