O outro fez teste da tomada? Está aqui no fórum?Orlando Escreveu:Nop, é o segundo. Ambos de 2013.mjr Escreveu:Acha que é o primeiro mk2 em Portugal a perder uma barra. Que tal um testezito da tomada para verificar se não é mais um caso de um mk2 a subestimar a capacidade? O valor esperado para um carro com a perda da primeira barra é 21,25kW.h.

Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Não está no forum.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A fazer o teste da tomada.
Desta vez aqui o amigo apr com toda a confiança lá foi meter o carro na tartaruga, nada de novo muita experiencia e com um olho na estrada e o outro na célula mais fraca. Pois bem ia ficando apeado na via rápida. Ainda nao domino as subidas, só mesmo as descidas...
Desta vez aqui o amigo apr com toda a confiança lá foi meter o carro na tartaruga, nada de novo muita experiencia e com um olho na estrada e o outro na célula mais fraca. Pois bem ia ficando apeado na via rápida. Ainda nao domino as subidas, só mesmo as descidas...

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Ontem deixei o carro neste estado, depois de ver a tartaruga e de o carro desligar o A/C sozinho por chegar ao limite mínimo.

Carregou 22,8kWh @ 16A
O Leaf spy registou um carga até aos 102%, parece-me a prova que carro subestima a capacidade. Quando ligar o Spy com o carro ligado as contas devem reconvergir para o normal, os ~97% de carga que é o máximo admissivel.
Tinha também uma tartaruga em Outubro que nunca registei e carregou 22,9kWh.
Carregou 22,8kWh @ 16A
O Leaf spy registou um carga até aos 102%, parece-me a prova que carro subestima a capacidade. Quando ligar o Spy com o carro ligado as contas devem reconvergir para o normal, os ~97% de carga que é o máximo admissivel.
Tinha também uma tartaruga em Outubro que nunca registei e carregou 22,9kWh.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Curioso, o sinal de fim de carga aconteceu as 08h35 (email recebido) e vejo cerca de 0,12kWh de energia contada daí para a frente que não deve fazer parte do carregamento.

é mais um fator a ter em conta para ter teste da tomada mais rigorosos - ver os kWh consumidos logo a seguir ao fim da carga!

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Curioso este último gráfico.
Esteve quase hora e meia a cortar!
Posso garantir-te que no meu, esta fase onde ele baixa a potência no fim do carregamento não atinge nunca meia hora (até estou eventualmente a exagerar - talvez nunca mais de 20m).
É uma coisa que hei-de documentar...
Esteve quase hora e meia a cortar!
Posso garantir-te que no meu, esta fase onde ele baixa a potência no fim do carregamento não atinge nunca meia hora (até estou eventualmente a exagerar - talvez nunca mais de 20m).
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=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Lá está, 22,8kW.h/25kW.h=91%. Mais um caso flagrante de um mk2 a subestimar a capacidade. Será que num mk2 com 8 barras mas na verdade com 9-10 barras, a Nissan troca a bateria? Ou farão testes mais elaborados?
Isto pode ainda ter o efeito negativo de na venda de um LEaf usado o carro potencialmente valer menos por reportar uma capacidade inferior à realidade. 6% é muito!
Nos mk1 a fase final de carga demora no máximo 20 minutos, normalmente menos de 10. É uma grande diferença entre o carregador do mk1 e o do mk2.
Isto pode ainda ter o efeito negativo de na venda de um LEaf usado o carro potencialmente valer menos por reportar uma capacidade inferior à realidade. 6% é muito!
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
E energia até pode lá estar, mas não a consigo usar, o carro diz que não a tem e o Leaf spy não consegue adivinhar. Por isso na prática os 6% a menos existem, a não ser que ande constantemente a fazer testes da tomada, para ter a certeza da energia com que posso contar.
Resta-me aceitar o facto de saber que tenho uma reserva generosa!
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Consegues usar pois o Leaf não entra na tartaruga quando acha que a capacidade se esgotou, como no iMiEV, sem sequer limita a potência. A chatice é que essa capacidade só se torna visível numa reserva muito prolongada, provavelmente visível com a instrumentação do carro através de um SOC que teimosamente baixa muito devagar após o aviso de bateria fraca. Com o LS é muito mais fácil controlar através da célula mais fraca.
Prefiro 1000x essa situação que aquela que tinha quando duas células estava desiquilibradas e após o aviso de bateria fraca o SOC caia vertiginosamente. Uma reserva com mais de 1kW.h que o normal dá confiança extra.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Claro que podes usar.Apr Escreveu:E energia até pode lá estar, mas não a consigo usar, o carro diz que não a tem e o Leaf spy não consegue adivinhar. Por isso na prática os 6% a menos existem, a não ser que ande constantemente a fazer testes da tomada, para ter a certeza da energia com que posso contar.
Resta-me aceitar o facto de saber que tenho uma reserva generosa!
O Leaf não esconde nada.
Quando ele chegar a zero GID's ou a zero soc, vai recalculando tudo e podes usar até ao limite da célula mais fraca.
Se tiveres log da descarga, vê lá se ele não vai ajustando os GID's no final da descarga.
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