Leaf não liga

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jasmim
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Re: Leaf não liga

Mensagem por jasmim » 02 jan 2016, 09:23

Meus 5 cts. Se o carro estiver constantemente abrigado (garagem, parque subterrâneo) o painel solar do spoiler não captará Luz solar para manter o nível de carga da bateria.
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Re: Leaf não liga

Mensagem por FullElectric » 02 jan 2016, 14:15

jasmim Escreveu:Meus 5 cts. Se o carro estiver constantemente abrigado (garagem, parque subterrâneo) o painel solar do spoiler não captará Luz solar para manter o nível de carga da bateria.
Não será por essa razão certamente. O pequeno painel solar ajuda a manter a bateria 12V carregada, mas é uma opção, há muitos Leaf que não o têm e continuam sem qq problema na bateria de 12V.

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mjr
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Re: Leaf não liga

Mensagem por mjr » 02 jan 2016, 14:39

Como o meu, por exemplo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Leaf não liga

Mensagem por OCasal » 02 jan 2016, 21:36

O meu carro vai a caminho dos 5 anos, tenho sempre a porta OBDII com a peça bluetooth ligada, nunca fiquei a pé... Não tenho qualquer cuidado com as baterias, com nenhuma delas!

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Re: Leaf não liga

Mensagem por Filipe » 03 jan 2016, 02:50

OCasal Escreveu:O meu carro vai a caminho dos 5 anos, tenho sempre a porta OBDII com a peça bluetooth ligada, nunca fiquei a pé... Não tenho qualquer cuidado com as baterias, com nenhuma delas!
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Re: Leaf não liga

Mensagem por mrr » 03 jan 2016, 13:35

Eu já tive problemas desses duas vezes, aconteceu-me sempre que fui de férias e o carro esteve parado mais que um dia.. Para mim há algo no programa de carga da bateria de 12V que não está correcto.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

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Re: Leaf não liga

Mensagem por cgecastro » 03 jan 2016, 15:36

Apr Escreveu:O que acontece é que a bateria vai descarregando lentamente a sua carga porque o que gastas no dia a dia é mais do que o carro consegue carregar. Isto acontece lentamente, dia após dia, mês após mês até que um dia... Ficas a pé!

A Nissan vai testar a bateria e eventualmente trocar para ver se passa. Mas não vai passar. Só resolve se mudares os teus hábitos de utilização do carro. Não te consigo dizer concretamente quais porque a mim acotece-me isso regularmente.
Isto não deve e não pode ser verdade, a bateria de 12v apenas tem de ligar as centralinas e atracar o rele, passado 1m deve estar completamente carregada de novo.
Pode ser ou defeito da bateria ou da programação do carro.
No caso do meu prius, se eu o ligar e desligar logo de seguida ( como por exemplo, tirar o carro da garagem) algo se passa é e quase garantido que fico sem bateria, isto já acontece há 3anos, a solução da toyota substituir a bateria, a minha solução evitar ligar e desligar o carro num período muito curto.

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Re: Leaf não liga

Mensagem por cgecastro » 03 jan 2016, 18:07

Uma pequena investigação pela web deu o seguinte:
O Leaf carrega a bateria de 12V directamente da bateria de tração com um conversor DC-DC capaz de debitar uns assombrosos 135A, ou seja a não ser que algo se passe com a bateria ou com o carro esta vai estar sempre bem carregada.

Para o Leaf não ligar, a tensão da bateria não é suficiente para atracar o relê de segurança da bateria de tração. Depois deste relé atracar o carregador da bateria começa a trabalhar e num espaço muito curto leva a bateria de 12v ao máximo.

Razões para a bateria não ter voltarem suficiente para atracar o relé e dar o "arranque" ao Leaf:
A bateria está defeituosa
A bateria foi descarregada por acção do utilizador (ouvir radio, deixar as luzes acesas)
A bateria foi descarregado por haver um defeito na viatura (algo que consome corrente mesmo quando a viatura está desligada)

Este último ponto e o mais complicado de diagnosticar e de resolver porque por vezes envolve a marca e necessidade de um upgrade de firmware.
Quando há alguns anos atrás trabalhava num concessionário um chevrolet Captiva, tinha este problema, por vezes o proprietário deixava a viatura e quando mais tarde tentava dar o arranque a mesma não funcionava. Foi substituída a bateria mas nada, o problema continuava, alguns meses mais tarde a chevrolet emitiu um update de software da centralina com uma nova programação para resolver este problema.
O meu Prius de 2006 como disse num post acima tem um problema semelhante que só se manifesta em situações específicas.

Não estou a dizer que isto será o seu caso, mas se voltar a acontecer tente lembrar-se do que fez exatamente quando desligou o carro, e após algum tempo tente reproduzir para ver se realmente é essa a causa.

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Re: Leaf não liga

Mensagem por VETL » 03 jan 2016, 20:05

cgecastro Escreveu:Uma pequena investigação pela web deu o seguinte:
O Leaf carrega a bateria de 12V directamente da bateria de tração com um conversor DC-DC capaz de debitar uns assombrosos 135A, ou seja a não ser que algo se passe com a bateria ou com o carro esta vai estar sempre bem carregada.

Para o Leaf não ligar, a tensão da bateria não é suficiente para atracar o relê de segurança da bateria de tração. Depois deste relé atracar o carregador da bateria começa a trabalhar e num espaço muito curto leva a bateria de 12v ao máximo...
Isso não é tão simples como escreve cgecastro.
O manual de serviço contém mais alguma informação:
EVC.png
Mas isto é do mk1.
Como os casos que começam a aparecer relativos à bateria de 12v se referem ao mk2 (protestem se estou errado), aconselhava-vos a arranjar o manual de serviço do mk2 para ver as features/condições em que ele liga e desliga o DC/DC.
Depois de perceber isso, poderão ver se estão a ter algum comportamento natural que entre em conflito com essa programação.

Quem tem este problema devia também informar-nos acerca do EVSE que usa. Com certeza não tem nada a ver, mas o Apr e o mrr penso que têm EVSE's caseiros...
Última edição por VETL em 19 mar 2018, 18:28, editado 1 vez no total.
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Re: Leaf não liga

Mensagem por cgecastro » 03 jan 2016, 20:43

VETL Escreveu:
cgecastro Escreveu:Uma pequena investigação pela web deu o seguinte:
O Leaf carrega a bateria de 12V directamente da bateria de tração com um conversor DC-DC capaz de debitar uns assombrosos 135A, ou seja a não ser que algo se passe com a bateria ou com o carro esta vai estar sempre bem carregada.

Para o Leaf não ligar, a tensão da bateria não é suficiente para atracar o relê de segurança da bateria de tração. Depois deste relé atracar o carregador da bateria começa a trabalhar e num espaço muito curto leva a bateria de 12v ao máximo...
Isso não é tão simples como escreve cgecastro.
O manual de serviço contém mais alguma informação:

Mas isto é do mk1.
Como os casos que começam a aparecer relativos à bateria de 12v se referem ao mk2 (protestem se estou errado), aconselhava-vos a arranjar o manual de serviço do mk2 para ver as features/condições em que ele liga e desliga o DC/DC.
Depois de perceber isso, poderão ver se estão a ter algum comportamento natural que entre em conflito com essa programação.

Quem tem este problema devia também informar-nos acerca do EVSE que usa. Com certeza não tem nada a ver, mas o Apr e o mrr penso que têm EVSE's caseiros...
Então parece que o Leaf só carrega a bateria de 12v quando esta está com a tensão baixa e não mantém como um bom carregador a voltagem constante para maximizar a vida da mesma...
Presumo que ele só carrega a bateria de 12v quando está ligado ao EVSE ou ao posto de carga e a cada 5 dias aproximadamente quando desligado (durante 5 min)

Alguém já olhou para as leituras do leaf spy para ver qual a voltagem normal da bateria de 12v? O ideal seria por volta dos 13.1 a 13.4 dependendo do tipo de bateria e da temperatura

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