Eu vejo vantagens e desvantagens em cada marca e maneira de actuar. Mas o importante é que haja avanços reais.
A Nissan quando apresenta um novo EV este é comercializado globalmente alguns meses depois (basta ver o Leaf com bateria de 30kWh).
A GM optou por apresentar o Bolt 1 ano antes da comercialização, não esclarecendo cabalmente se vai haver comercialização na Europa.
A Tesla vai apresentar o 3 em Março de 2016 mas até à comercialização efectiva podem passar vários anos.
Algo mudou na Tesla que nos faça sentir seguros que daqui para a frente vão cumprir prazos?
É verdade que a Tesla promete e faz, mas falha os prazos todos.
Orlando Escreveu:Segundo rumores haverá 2 variantes:
- 35000usd com 44kwh, 250/300kms
- 45000usd com 66kwh, +400kms, versão luxo
Vou assumir que a Nissan, assim que o Bolt comece de facto a ser comercializado, vai colocar cá fora um Leaf com autonomia equivalente, por isso a comparação que me interessa é entre o Model 3 e o Leaf2/Bolt/Zoe2.
Assumindo que o Model 3 será 5000-10000€ mais caro que um Leaf2/Bolt/Zoe2 o que irá fazer as pessoas escolher um ou outro?
Se de facto o acesso aos SuperCarregadores vier incluído no model 3 não me escandaliza pagar mais 2000€ por esse extra. Mas e a restante diferença de preço?
É o design?
É a tecnologia?
É a performance?
É a força da marca?
É a assistência ?
Pois, a assistência! Sem um Service Center por cá fica muito difícil dar mais 5000€, mesmo que o design, tecnologia e performance empurrem para um Tesla.
Daqui por 3-4 anos vou adquirir outro VE, mas se não houver Service Center o model 3 não vai ser equacionado.