Ontem, primeiro dia de sol em muito tempo cá no Faial e com o painel solar reactivado estive atento às voltagens da bateria (medindo e através do leafspy)marcopns Escreveu:A bateria do meu mk2 anda muito acima da do VETL. Leituras: máxima:14,4v, mínima: 12,16v. Há dois valores que se repetem muitas vezes, talvez mais de 50% das leituras:12,96v e 12,88v
Desligado - com algum sol - 12.50V aprox
Ligado - primeiros momentos - 14.4V (aprox 30s, mas tenho de confirmar (deve depender da corrente a ser injectada na bateria))
Ligado - depois do inicio - 13.4V (cerca de 10s)
Ligado - restante tempo - 12.96V (nunca desce nem sobe, sem acessórios ligados) (estão cerca de 14ºC será que ele corrige para a temperatura?!)
O meu também é mk1 e agora tem o painel solar a funcionar.
No entanto estas voltagens são na minha opinião muito baixas, a Nissan optou por não manter as voltagens adequadas para a maior durabilidade da bateria de 12V, especialmente uma de electrólito liquido... Se fosse de Gel já estava melhor. Deve ser para dar mais serviço aos concessionários

Estas voltagens levam à gradual degradação da bateria por sulfatação das placas.