rdias Escreveu:rdias Escreveu:RJSC Escreveu:Alguém me consegue dizer se o carregador de 22kW do ZOE R240 já resolveu os problemas?
Deviam lançar um com carregador de 22kW interno + DC com a ficha CCS para continuar a ser possível carregar em meia hora.
Mas o problema é o " carregador " ou são as instalações eléctricas ?
rdias, pode explicar aqui qual a razão da substituição do Q210 para o R240 por parte da Renault?
O assunto foi simplesmente melhorar a eficiencia do carregamento abaixo dos 16 A - monofasico e a eficiencia do motor, permitindo aumentar a autonomia.
Principalmente por isto é que mudaram de motor.
O carregador do 210 necessita de condições muito boas no que toca à ligação à terra e à não existência de ruído (harmónicos) na rede.
Tem filtros à entrada que desviam todos os ruídos gerados, sejam pelo carregador do carro (a razão de lá estarem os filtros) que de ruídos provenientes de fora.
Se houver ruido proveniente de fora é desviado para a terra e pode fazer disparar o diferencial.
A razão de o ZOE ser tão picuinhas com a qualidade da ligação à terra prende-se com o facto de ao desviar as corrente de ruído da rede para a terra, se elas não tiverem como se escoar facilmente para a estaca de terra, toda a parte metálica do carro (que está ligada à terra) ficará com alguma tensão residual.
Isto acontecia com muita gente com computadores de secretária que na fonte de alimentação também têm um filtro de linha semelhante e que se o computador não estivesse ligado à terra apanhavam pequenos choques na chapa da caixa ou na parte metálica das fichas USB ao ligar alguma coisa.