Home Charger... Vale a pena?

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batalha
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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por batalha » 01 set 2011, 21:51

Na minha modesta opinião o conceito homecharger só existe porque tanto no Japão quanto nos EUA (mercado alvo) a rede eléctrica é "terceiromundista"!
Em relação às garagens comuns os cuidados a ter são os mesmos, quer se trate de homecharger ou tomada dedicada!
As vantagens são para quem vende, por vontade da Nissan o valor de retoma do meu carro ia para essas cenas...

Mas isto sou eu :ugeek:

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mjr
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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 01 set 2011, 22:50

Este é um tema muito sensível 8-)

O conceito do Home Charger é interessante, não fosse ele tão caro. Caso o preço fosse à volta dos 500 €, com instalação, até eu preferia ter um Home Charger (que não é nenhum Charger! É só um EVSE.), para poder ter o EVSE portátil sempre na mala. Mas 1300 €... é muita fruta!
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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por RJSC » 02 set 2011, 13:01

mjr Escreveu:Este é um tema muito sensível 8-)

O conceito do Home Charger é interessante, não fosse ele tão caro. Caso o preço fosse à volta dos 500 €, com instalação, até eu preferia ter um Home Charger (que não é nenhum Charger! É só um EVSE.), para poder ter o EVSE portátil sempre na mala. Mas 1300 €... é muita fruta!
Mas por 500€ se calhar até se resolve! ;) Embora para mim 500€ continue a ser demais.
Quanto é que a Nissan leva por um EVSE? Acho que li em algum lado que são entre 300€ e 400€.
Chegas lá, dizes que deixaste cair o teu da varanda e queres comprar um novo.
Depois é só fixa-lo na parede, pode até cortar-se a ficha CEE e ligar diretamente na instalação de casa com um disjuntor a meio como tem o Home Charger da Efacec. Depois é só fixar um enrolador de mangueira dos mais pequenos do mercado na parede, por baixo ou ao lado do EVSE e está um Home Charger feito por menos de 500€.

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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 02 set 2011, 14:11

O problema é que o EVSE portátil da Nissan custa >700€! :twisted:

Os 300-400€ foi o preço indicativo dado inicialmente pelos vendedores... mas subiu para >700€ no momento em que se pode efectivamente encomendar.

Uma possibilidade seria comprar o EVSE portátil da Mitsubishi... alguém tem preços?
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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por RJSC » 02 set 2011, 14:50

Eu suspeito que o EVSE da Mitsubishi seja equivalente ao "cabo da avó" (não sei porque raio lhe deram esse nome :roll: ) da Nissan. Uma vez que ele vem com ficha Shucko e o iMiev tem uma bateria com menos capacidade, ele não deve passar dos 10A ou 12A...

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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por jfreire » 02 set 2011, 15:32

victormcpinto Escreveu:Na minha instalação, incluí um descarregador de sobretensões. Penso que o Home Charger também inclui.
Por acaso alguém sabe se o Home Charger da Efacec tem alguma proteção anti-choque elétrico?

Tipo, apenas disponibilizar carga quando está de facto ligado ao carro e caso se desligue acidentalmente deixe de fornecer energia?

Isso era um argumento de peso, porque numa garagem coletiva, há sempre o perigo de crianças (as minhas incluídas) meterem os dedos onde não é chamadas.

Abraços,


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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 02 set 2011, 15:47

Uma das razões de ser dos EVSE é mesmo essa. Só quando está ligado ao carro é que há tensão nos condutores de potência. Se acidentalmente ou de propósito for desligado o cabo do carro enquanto está a carregar o EVSE desliga a alimentação instantaneamente. Isto é assim para todos os EVSE, incluíndo o portátil que vem com os LEAF.
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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por psp » 09 nov 2012, 00:56

Boa noite a todos,
Relativamente a este tópico gostava de analisar o meu caso em concreto (na eventualidade de vir a adquirir um Leaf). Tenho uma garagem (box) privada com um pequeno quadro que marca 20A de potência (não percebo muito de electricidade portanto se disser algo completamente absurdo perdoem-me) que controla uma lâmpada fluorescente, duas tomadas e o portão automático. Por sua vez no quadro geral de casa tenho um disjuntor apenas para a garagem. Poderei eventualmente carregar o carro na garagem com a tomada normal sem grandes riscos? O tempo de carregamento será mais lento suponho, tipo 8 horas para a carga completa? Infelizmente 1300€ ainda pesa quando se faz um esforço grande para comprar o carro...será que existem actualmente outros EVSE com custo inferior de outras marcas que não a EFACEC.
Obrigado.

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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Orlando » 09 nov 2012, 09:31

E no ebay não há nada disso?
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Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 09 nov 2012, 12:32

Se o LEAF vier com o EVSE portátil pode utilizá-lo. Há muitos membros do fórum, eu incluído, que assim fazem. Só recomendo que altere a tomada onda liga o EVSE para uma tomada CEE azul de 16A. Os contactos são mais generosos e para uma utilização intensiva de longo termo será mais indicada.

Caso o LEAF não venha com EVSE portátil, como nos foi indicado que passaria a ser, então terá mesmo de instalar um EVSE na garagem. Além da Efacec também há a Magnum Cap:

http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... tems-mcchc

Mas não sei os preços.

Os 20A que tem na garagem são suficientes para todos os equipamentos, incluindo o carro. Terá de ter atenção à potência contratada com a EDP, especialmente se for trifásica. É que no caso de ser trifásica, os 10.35kVA correspondem a 3x15A, o que pode ser insuficiente, pois o carro apenas usa uma fase. Estes pormenores podem ser um bocadinho complicados para quem não está habituado a lidar com eletricidade, mas estamos aqui para ajudar.

O tempo de carregamento até 100% com a bateria completamente descarregada NUNCA será superior a 6h45m para um carro novo. No meu caso em que o carro faz tipicamente 65km por dia, preciso entre 3h a 3h30m de carga por dia. Isto para o EVSE de 16A. Menos corrente e obviamente o tempo de carga será superior. Relembro que não há qualquer necessidade de carregar sempre o carro a 100%. É mais saudável para as baterias que sejam feitas cargas parciais do que uma única completa. Os preconceitos vindos de químicas inferiores como NiCd e NiMH não se aplicam às baterias de Iões de Lítio.
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