Bom, está feito. Foi bastante mais rápido do que eu estava inicialmente à espera mas, depois de o bichinho começar a mexer, é difícil parar
Se for util a alguém no futuro, vou dar resposta às perguntas que fiz inicialmente.
- de que país importaram?
França. O mercado francês e espanhol são muito grandes e têm muita oferta. Vi e tentei negócios em ambos os países antes de fechar negócio. O mercado francês também é muito dinâmico, tive 2 negócios que se foram de um dia para o outro, vendidos entretanto. Também comecei a ver na Alemanha mas rapidamente ficou de fora das opções (a lingua também não ajuda...)
- idade e kms?
Queria um mk2 por isso teria de ter entre 1 e 3 anos. Acabei por ficar com um com 2 anos e ~~10.000km.
- como é que se processa a garantia, na eventual hipótese de ser necessário activá-la?
Esta ainda não sei responder, julgo que vou ter de ir ao concessionário e perguntar quando o carro vier...
- trataram de tudo pessoalmente ou recorreram a outras pessoas/empresas?
A menos que se tenha muito traquejo nisto e tempo livre, tratar pessoalmente do negócio, transporte e legalização parece-me uma tarefa hercúlea. A prospecção foi "a meias" com o Jasmim, mas a parte da importação fica com ele.
Em termos de negócios, há-os às carradas. Quanto mais pesquisávamos melhores negócios apareciam (alguns encaixavam naquela do "bom demais para ser verdade" e na prática eram-no

)
Existem os sites de anuncios de automóveis de ocasião e depois existem sites das próprias marcas, concessionários, etc. Há muito por onde procurar. É não ter demasiada pressa e ir procurando. Entre o primeiro negócio que esteve quase e o que acabou por ser poupei algum dinheiro e acabei por comprar um carro melhor (pelo menos em teoria

)
Depois há os negócios particulares... Alguns verdadeiras tentações mas, como já por aqui foi dito várias vezes, pode ser arriscado... Se tiverem familiares ou amigos a alguns kms do anuncio pode valer a pena pagar-lhes as despesas da viagem para ir ver se realmente há carro
O transporte também pode ser um problema. Alguns negócios fora da rota das transportadoras podem fazer subir o preço do transporte consideravelmente. Tinha visto um carro muito recente num concessionário Nissan a umas centenas de kms de Barcelona mas o transporte daquele sítio dava cabo dos meus valores.
Finalmente: a língua. Eu não falo francês (consigo perceber qualquer coisa mas isso não chega) e dos vários contactos que fiz por escrito através dos sites (escrevendo em inglês ou usando o Google Translate para francês) apenas tive 2 ou 3 respostas. Pareceu-me que para que os contactos tenham algum resultado deve falar-se directamente com os vendedores (telefone), daí que ter alguém que fale a lingua é muito importante.
E pronto, foi isto. Agora é esperar que seja transportado e legalizado. E roer as unhas enquanto se espera
PS: se conhecerem alguém interessado em comprar um Clio comercial é avisar
