Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por lmlr » 29 mai 2016, 14:14

Há de facto aqui umas subidas jeitosas, onde já deixei muito CI de topo para trás :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 31 mai 2016, 23:26

Estes dias aproveitei o fim de semana (muito) prolongado para começar e acabar o meu "projecto" do ponto de carga do carro na garagem.
Já era para ter começado isto antes de o carro chegar a casa mas, entre a chegada antecipada do bolinhas e alguns atrasos vários, só foi possível fazê-lo agora. Tardou um bocadinho mas está feito.

Em resumo: fui ao quadro da garagem (que já recebe fio de 6mm^2 do quadro principal do apartamento) ligar fio de 6mm^2 que passei por calha (era impossível passar aquele fio pelas tubagens VD12 existentes...) até ao ponto onde queria ter a tomada para carregar o carro.
No quadro da garagem instalei mais um disjuntor térmico (de 32A) para esta nova ligação e tive de trocar o diferencial por um de maior corrente nominal.
No ponto de carga instalei um quadro saliente com:
- 2 disjuntores que já por lá estavam montados na parede (para o sistema de aquecimento de água do recuperador de calor),
- um disjuntor novo para uma tomada nova (tomada de uso geral)
- um medidor de energia para as tomadas reservadas ao carregamento do carro
- um disjuntor térmico de 2 pólos e 32A para uma tomada CEE
- um disjuntor térmico de 2 pólos e 16A para uma tomada shuko
Tudo ligado internamente com fio de 6mm^2.

Agora as fotos :)

Começa assim, com o quadro da garagem
Imagem

Depois estripa-se o quadro todo, define-se o "ponto de entrada" e fixa-se a calha à parede
Imagem

Com a calha no sítio, passa-se o fio. Fio de 6mm^2 rígido tem vontade própria, acreditem :shock:
Imagem
(está ali outro fio passado porque aproveitei para instalar também um botão de pressão que permite abrir o portão da garagem sem ser pelos comandos)
Imagem

No sítio definido instalei o quadro saliente
Imagem

Primeira parte
Imagem

Ligar a CEE, já cheirava o fim :D
Imagem

Já está :) As entranhas do quadro novo
Imagem

Fechadinho, com tampa e tudo :)
Imagem

Foram 2 dias e meio muito violentos... Fazer dobras e curvas em fio de 6mm^2 rígido é muito, muito duro. Junta-se a isto dezenas de furos, posições de trabalho que às vezes faziam lembrar uma contorcionista russa e, não menos importante, falta de hábito :mrgreen: e o corpo ressente-se.
Gastei sensivelmente 150€ nisto. Não paguei o fio (que é bastante caro!) e podia ter comprado disjuntores muito mais baratos... Todo o material foi comprado no Leroy Merlin (menos o fio, obviamente).

Agora vou começar a registar as minhas cargas para ter noção concreta do que a máquina gasta ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por jasmim » 01 jun 2016, 00:53

Boa reportagem fotográfica!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2016, 01:28

MRider Escreveu:Eu no meu projecto gastei 100 euros. Mas são 70 metros de cabo hehe
:shock: Como é que fizeste isso? :shock:
O cabo acabou por me ficar de borla (vá, vou ter de pagar um almoço :mrgreen: ) mas o mais barato que vi era a mandar vir de Espanha a 0,68€/m. Ou em bobine (100m) que ficava sempre à volta de 50€.

No meu caso são só ~~12m porque é só dentro da garagem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por jfr2006 » 01 jun 2016, 08:57

Eu paguei cerca de 68€ por 2 condutores flexíveis de 6mm^2 e um de 2,5mm^2 (para a terra) com 42 metros cada. Depois o disjuntor diferencial foi o mais caro (acho que na casa de 23€) e 2 disjuntores de 32A cada por 2€ cada um.

Agora ando de volta do monitor de energia com o Arduino e ecrã TFT ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2016, 10:24

jfr2006 Escreveu:... cerca de 68€ por 2 condutores flexíveis de 6mm^2 e um de 2,5mm^2 (para a terra) com 42 metros cada. (...) 2 disjuntores de 32A cada por 2€ cada um.
Muito bom preço. Mas atenção que os disjuntores de 2 pólos são bastante mais caros e eu usei desses para tudo ;) E depois só havia material Hager que é um bom bocado mais caro...
jfr2006 Escreveu:Agora ando de volta do monitor de energia com o Arduino e ecrã TFT ;)
Também me queria meter numa coisa dessas (por isso é que comprei um quadro bastante maior do que preciso) mas para já não há tempo. Noutras nupcias, talvez :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Fil » 01 jun 2016, 14:37

Excelente trabalho e reportagem;)

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por serveginho » 01 jun 2016, 16:27

Boas Margarett podes por foto do evse que vais ligar a tomada de 32A porque eu ando a ver se compro um mas não acho jeito de mandar vir de fora gostaria de comprar cá em portugal ou então saber onde compraste o teu
Obrigado
cumprimentos

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Fil » 01 jun 2016, 16:38

Estão aqui vários, é escolher a potência que mais interessa ;)

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2016, 16:41

Não comprei :P

A instalação é para ficar feito de uma vez e para o futuro (porque não faço intenções de mudar de casa), o meu carro até só tem carregador de 16A ;) Ainda assim, numa tomada Schuko não deves ter 16A durante várias horas (pelo que fui lendo, 10-13A no máximo) por isso é sempre boa ideia ter uma CEE.
Para já não tenho t€mpo para comprar um EVSE em condições :mrgreen: mas está nos meus planos para breve. Estou até mais tentado a comprar um EVSE wallmount (ou um portátil que vá ficar pendurado na parede) para evitar estar todos os dias a esticar/recolher o EVSE.

No imediato (se surgir novamente, porque esgotaram todos) estou a seguir este post (no fórum espanhol que lá é indicado) http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 700#p71700 porque várias pessoas compraram EVSEs a £50 (+ portes)
Se surgir uma oportunidade daquelas novamente, pelo preço vou arriscar. Se não, vou ter de esperar uns tempos para comprar um mais "normal".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”