Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
Avatar do Utilizador
pfalcao
Mensagens: 11
Registado: 04 set 2016, 12:35
Data de fabrico: 01 ago 2016
Capacidade bateria: 40 Ah

Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por pfalcao » 05 set 2016, 10:31

Bom dia,

Conduzo um Peugeot iOn há pouco tempo e de origem só trazia o carregador Tipo 1 (J1772) - Ficha Schuko (tomada doméstica normal).
Quando fui procurar por cabos Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) para poder ligar o carro aos postos Mobi-e, foi dificil encontrar alternativas com preços mais comedidos. Para ajudar outros vou contar o resultado de uma semana à procura de opções, incluindo junto da Peugeot.

Depois de uma pesquisa não exaustiva, se calhar há outros fornecedores mais em conta, encontrei a EV Cables no Reino Unido (www.evcables.co.uk). Atenção que em vez de escolher só a marca e o modelo, selecionei veículos Tipo 1 para ver todas as opções. O cabo com 5m (32 Amperes) com a bolsa de transporte e os portes ficou em 135€. Até agora tem funcionado às mil maravilhas. O cabo mais barato começa nas £105 (16 Amp, 2m) e vai até £340 (32 Amp, 20m). Sei que bastaria ter comprado o cabo de 16 Amperes, mas a diferença de preço era pequena e pode dar jeito para um futuro carro.

Entretanto, queria um adaptador Ficha Schuko - Ficha CEE 3 polos para ligar o cabo de origem a alguns postos Mobi-e e encontrei este na Castro Electrónica por 6€: http://castroelectronica.pt/product/cab ... huko-femea Ainda não consegui experimentar para ver ser funciona.

Também encontrei este cabo Tipo 1 (J1772) - Ficha Schuko (https://r-evc.com/en/12-type-1-j1772-16a.html), mas que não tem a habitual caixa. Alguém comprou e sabe se funciona?

Já agora, se souberem de locais com opções mais baratas, era interessante reuni-las todas num único local.

Um abraço

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por jrochate » 05 set 2016, 10:47

pfalcao Escreveu:Bom dia,
Também encontrei este cabo Tipo 1 (J1772) - Ficha Schuko (https://r-evc.com/en/12-type-1-j1772-16a.html), mas que não tem a habitual caixa. Alguém comprou e sabe se funciona?

Um abraço
Eu tenho um desses e funciona lindamente.
Não é tão robusto como um "sabonete", mas tendo os cuidados mínimos é uma excelente compra.

É prático, carrega a 16A (com possibilidade de reduzir), e até agora zero problemas.

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por lifo » 05 set 2016, 11:16

encontrei um adaptador Ficha Schuko - Ficha CEE 3 polos no aki (Colombo) por 5,99€

em relação a esse schuko - Tipo1 nao percebo como nao tem o tijolo no meio que tem o de origem, entao o tijolo nao serve para nada?

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por jasmim » 05 set 2016, 11:19

pfalcao Escreveu: Depois de uma pesquisa não exaustiva, se calhar há outros fornecedores mais em conta, encontrei a EV Cables no Reino Unido (http://www.evcables.co.uk). Atenção que em vez de escolher só a marca e o modelo, selecionei veículos Tipo 1 para ver todas as opções. O cabo com 5m (32 Amperes) com a bolsa de transporte e os portes ficou em 135€. Até agora tem funcionado às mil maravilhas. O cabo mais barato começa nas £105 (16 Amp, 2m) e vai até £340 (32 Amp, 20m). Sei que bastaria ter comprado o cabo de 16 Amperes, mas a diferença de preço era pequena e pode dar jeito para um futuro carro.
O valor mais baixo que dá é 134.95 libras sem Iva, 160 eur s/ IVA ou 161.94 libras com IVA, 192.88 eur com IVA. Estou a fazer algo de errado?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
pfalcao
Mensagens: 11
Registado: 04 set 2016, 12:35
Data de fabrico: 01 ago 2016
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por pfalcao » 05 set 2016, 11:23

jasmim Escreveu:
pfalcao Escreveu: Depois de uma pesquisa não exaustiva, se calhar há outros fornecedores mais em conta, encontrei a EV Cables no Reino Unido (http://www.evcables.co.uk). Atenção que em vez de escolher só a marca e o modelo, selecionei veículos Tipo 1 para ver todas as opções. O cabo com 5m (32 Amperes) com a bolsa de transporte e os portes ficou em 135€. Até agora tem funcionado às mil maravilhas. O cabo mais barato começa nas £105 (16 Amp, 2m) e vai até £340 (32 Amp, 20m). Sei que bastaria ter comprado o cabo de 16 Amperes, mas a diferença de preço era pequena e pode dar jeito para um futuro carro.
O valor mais baixo que dá é 134.95 libras sem Iva, 160 eur s/ IVA ou 161.94 libras com IVA, 192.88 eur com IVA. Estou a fazer algo de errado?
O link directo para o cabo é este: http://www.evcables.co.uk/127/Type-1-Ty ... ing-Cables
Começa nas £104.95 + IVA para 16 Amperes e 2 metros (recomendo 5 m).

[RECTIFICADO] Nas compras intracomunitárias as lojas online não podem cobrar IVA a EMPRESAS de outro estado membro. Os particulares devem pagar IVA.
Última edição por pfalcao em 06 set 2016, 13:00, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
pfalcao
Mensagens: 11
Registado: 04 set 2016, 12:35
Data de fabrico: 01 ago 2016
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por pfalcao » 05 set 2016, 11:26

lifo Escreveu:encontrei um adaptador Ficha Schuko - Ficha CEE 3 polos no aki (Colombo) por 5,99€

em relação a esse schuko - Tipo1 nao percebo como nao tem o tijolo no meio que tem o de origem, entao o tijolo nao serve para nada?
Realmente! Qual a razão para andarmos com um trambolho atrás que pesa e ocupa espaço?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por VETL » 05 set 2016, 11:57

pfalcao Escreveu:...Nas compras intracomunitárias as lojas online não podem cobrar IVA a particulares de outro estado membro.
Não é verdade. Isso é que era bom.
É precisamente ao contrário. Têm obrigatoriamente que cobrar o IVA aos particulares.
Só não o devem fazer quando apresentamos um NIF válido para aquisições intracomunitárias (pode ser verificado aqui), o que só ocorre numa grande parte das atividades empresariais quer em IRS quer em IRC e nunca ao nível da esfera pessoal.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por jrochate » 05 set 2016, 12:17

pfalcao Escreveu:
lifo Escreveu:encontrei um adaptador Ficha Schuko - Ficha CEE 3 polos no aki (Colombo) por 5,99€

em relação a esse schuko - Tipo1 nao percebo como nao tem o tijolo no meio que tem o de origem, entao o tijolo nao serve para nada?
Realmente! Qual a razão para andarmos com um trambolho atrás que pesa e ocupa espaço?
Primeira razão: é grátis, vem com o carro.

Segunda razão: O tijolo terá maior resistência, utilizando outro tipo de equipamento eletrónico e maiores dissipadores.
A marca não pode correr o risco de avariarem-se os EVSE por utilização indevida ou mal condicionada, por todo o tipo de clientes.

No caso de um EVSE mais pequeno ou embutido na ficha, a sua resistência à utilização será menor e temos de ter os cuidados mínimos.

Mas eu estou muito satisfeito. Assim os cães já não urinam para cima do EVSE quando ficava na rua :twisted:

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por jasmim » 05 set 2016, 12:39

nesse link 32A de 5 mts continuam a dar 134.95 libras sem Iva o que à data de hoje são 160 eur s/ IVA
Como diz VETL o IVA tem de ser pago por particulares.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Cabos Tipo 1 - Tipo 2 (EVSE) em conta

Mensagem por BrunoAlves » 05 set 2016, 12:43

Infelizmente os acessórios para os VE ainda são um "nicho" e por isso abusa-se nos preços. É ridículo pedir 200€ por um cabo de 5m :?
O mais barato que já vi para 5m acho que foi no eBay, vindo do UK
http://www.ebay.com/itm/Nissan-Leaf-EV- ... 41a098ce05

edit: pois, é +- o que se tinha discutido por aí. Duh :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Truques e Dicas”