Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 25 ago 2016, 13:18

2- Andar a 120 (no velocímetro, nem precisa de ser velocidade real) tb provoca aquecimento da bateria. Menos que à velocidade máx mas não desprezável.
Da minha pouca experiência, depois de uma CR e ter baterias a 32.ºC, a velocidade entre 100 a 120kmh, temp ambiente entre 25 e 30.º, as baterias não aquecem. Aquecem sim depois de ter parado.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 25 ago 2016, 13:22

Rui Dias:
Dizer que o zoe não consegue mais de 22 kw é o mesmo que dizer que o leaf não consegue mais de 50 kw ou o fluence mais de 3.7 kw.

Orlando, consegues certamente argumentos melhores.
Não são argumentos, são verdades.
E estou mt feliz por o meu carro limitar (nunca vi) a potência acima do que pode carregar um Zoe com um sistema de arrefecimento que serve para...pois para....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 25 ago 2016, 13:36

RNM, o delta T para os 25kW era de 15C: 40 ambiente e 55 no pack. Para temperaturas ambientes menores permitirá potências superiores. Os 50kW dissipam quatro vezes mais potência (mas em metade do tempo), pelo que o delta T necessário é muito grande, apesar da natural diminuição da resistência térmica com o aumento do delta T (especialmente a nível da radiação).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 25 ago 2016, 14:30

RNM Escreveu:2- Andar a 120 (no velocímetro, nem precisa de ser velocidade real) tb provoca aquecimento da bateria. Menos que à velocidade máx mas não desprezável.
Obrigado, ainda não sabia isso, conduzi o meu uns 1700 metros até agora...

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por RNM » 25 ago 2016, 14:39

Orlando Escreveu:um Zoe com um sistema de arrefecimento que serve para...pois para....
Serve para a bateria durar o dobro. Desde que se consiga carregar! :mrgreen: :lol:
pemifer Escreveu: Obrigado, ainda não sabia isso, conduzi o meu uns 1700 metros até agora...
Fogo, acho que o rdias já andou mais que tu! eheheheh :mrgreen: :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 07 set 2016, 23:03

Hoje tive aviso de bateria quente no meu ... tablet. :lol:
Estava a usar o tablet Android do meu filho, deu aviso de bateria fraca, pus a carregar, o fio já não está muito bom, passado um bocado parou de carregar, quando recomeçou apareceu um ecran do CleanMaster com um sinal de perigo, abri para ver o que era, dizia mais ou menos isto "a bateria está muito quente, pare de carregar e deixe arrefecer para não danificar a bateria".
Como diria um grande senhor "e esta, hem?"

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 07 set 2016, 23:07

pemifer Escreveu:Hoje tive aviso de bateria quente no meu ... tablet. :lol:
Estava a usar o tablet Android do meu filho, deu aviso de bateria fraca, pus a carregar, o fio já não está muito bom, passado um bocado parou de carregar, quando recomeçou apareceu um ecran do CleanMaster com um sinal de perigo, abri para ver o que era, dizia mais ou menos isto "a bateria está muito quente, pare de carregar e deixe arrefecer para não danificar a bateria".
Como diria um grande senhor "e esta, hem?"
No meu de 30kw, quando fui e vim do Porto, depois de carregar no PCR da CP com 48.º(max) pus-me a caminho e qdo parei já tinha mais alta baixado para 36.º(max)...já com 200kms no bucho. Senti-me limitado porque só pude beber 2 finos com a francesinha. :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por HellMaster » 08 set 2016, 11:26

:text-yeahthat:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 08 set 2016, 17:48

rdias Escreveu:
Orlando Escreveu:
pemifer Escreveu:Hoje tive aviso de bateria quente no meu ... tablet. :lol:
Estava a usar o tablet Android do meu filho, deu aviso de bateria fraca, pus a carregar, o fio já não está muito bom, passado um bocado parou de carregar, quando recomeçou apareceu um ecran do CleanMaster com um sinal de perigo, abri para ver o que era, dizia mais ou menos isto "a bateria está muito quente, pare de carregar e deixe arrefecer para não danificar a bateria".
Como diria um grande senhor "e esta, hem?"
No meu de 30kw, quando fui e vim do Porto, depois de carregar no PCR da CP com 48.º(max) pus-me a caminho e qdo parei já tinha mais alta baixado para 36.º(max)...já com 200kms no bucho. Senti-me limitado porque só pude beber 2 finos com a francesinha. :D
se calhar é melhor veres o ultimo video do bjorn no seu teste ao nissan leaf 30 kwh, numa noruega fria.
Muito educativo. Até diria que o leaf é uma anedota, em termos de temperatura do pack.
Já vi! E tu que não metesses a colherada...
Por acaso também reparaste nas médias dele? Acima de 70 Km/h?
Ele está habituado a conduzir o Tesla, até se vê ele ultrapassar um, deve ter ido sempre devagarinho...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 08 set 2016, 18:00

Em também até diria muitas coisas, mas já vimos todos onde é que isto acaba.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”