Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
sosimple
Registado: 15 ago 2016, 14:16

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por sosimple » 22 set 2016, 12:31

rimsilva Escreveu:
pemifer Escreveu: Penso que a placa ou autocolante é só uma chamada de atenção o texto diz "não deverá".
É mesmo.

Foi com esse objectivo que coloquei a imagem, porque se estava a falar sobre este posto e outros estarem limitados a 30min (ao fim desse tempo o posto abortava a carga e teríamos de iniciar novo carregamento).

Neste carregamento passei os 50min, se esteve limitado a 30min, já não está.
Faz diferença? Se o posto limitar o tempo de carga, mas quem está a ocupar o lugar inciar novo carregamento de seguida, não vai dar ao mesmo? Por exemplo, no multibanco em que o sistema limita o número de operações que podem ser efectuadas por cada inserção do cartão, quem não apanhou já pessoas que simplesmente voltam a colocar o cartão e a realizar mais operações?

Enquanto os postos forem de utilização gratuita, os factores mais importante serão sempre a boa-educação e o civismo. Como já afirmei por mais do que uma vez, irei apenas utilizar os PCR quando tal não causar transtorno aos demais utilizadores. Agora não acho lógico nem benéfico para quem quer que seja que, encontrando um posto vazio, me abstenha do o utilizar porque o meu VE não suporta carga rápida. Evitarei recorrer à utilização do extensor de autonomia sempre que possível.

Pergunta concreta: se chegarem a um posto de carga rápida e me encontrarem a utilizar o mesmo há 25 minutos, acham que é aceitável esperar 5 minutos? No meu ponto de vista é uma utilização responsável.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2016, 12:46

sosimple Escreveu:Pergunta concreta: se chegarem a um posto de carga rápida e me encontrarem a utilizar o mesmo há 25 minutos, acham que é aceitável esperar 5 minutos? No meu ponto de vista é uma utilização responsável.
Claro. 30 minutos são 30 minutos por utilizador.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

sosimple

Mensagem por sosimple » 22 set 2016, 12:56

margarett Escreveu:
sosimple Escreveu:Pergunta concreta: se chegarem a um posto de carga rápida e me encontrarem a utilizar o mesmo há 25 minutos, acham que é aceitável esperar 5 minutos? No meu ponto de vista é uma utilização responsável.
Claro. 30 minutos são 30 minutos por utilizador.
Obrigado. Na mesma situação, mas estando lá há apenas 5 minutos (ou 10 ou 15), voluntariamente me disponibilizarei de imediato para libertar o posto, pois compreendo que o mesmo foi pensado para outro tipo de utilização diferente da que eu posso fazer.

Erbium
Proprietário Leaf
Registado: 06 ago 2016, 17:16

Mensagem por Erbium » 22 set 2016, 14:09

sosimple Escreveu:Obrigado. Na mesma situação, mas estando lá há apenas 5 minutos (ou 10 ou 15), voluntariamente me disponibilizarei de imediato para libertar o posto, pois compreendo que o mesmo foi pensado para outro tipo de utilização diferente da que eu posso fazer.
É simpático/cordial da tua parte porque tens uma alternativa que os exclusivamente elétricos não têm mas em ultimo caso estás no teu direito de usar os 30 minutos...
Lá está:
os factores mais importante serão sempre a boa-educação e o civismo.

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 22 set 2016, 15:25

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:57, editado 2 vezes no total.

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 22 set 2016, 15:29

Na prática meter um ampera a carregar 30 minutos num PCR resulta em carregar 1.84kWh (da tomada) que, dependendo do consumo que se vai fazer (em AE) pode nem chegar a 10Km.

Ok podes dizer que é possivel fazer, mas vais carregar migalhas, nao vais poupar nada de relevante e, no limite, uma distração tua pode levantar contrangimentos a quem circula e precisa de carregar. Vale a pena passar por tanto para tão pouco?

sosimple

Mensagem por sosimple » 22 set 2016, 15:48

Apr Escreveu:Na prática meter um ampera a carregar 30 minutos num PCR resulta em carregar 1.84kWh (da tomada) que, dependendo do consumo que se vai fazer (em AE) pode nem chegar a 10Km.

Ok podes dizer que é possivel fazer, mas vais carregar migalhas, nao vais poupar nada de relevante e, no limite, uma distração tua pode levantar contrangimentos a quem circula e precisa de carregar. Vale a pena passar por tanto para tão pouco?
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p80417

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 22 set 2016, 16:00

Erbium Escreveu:
sosimple Escreveu:Obrigado. Na mesma situação, mas estando lá há apenas 5 minutos (ou 10 ou 15), voluntariamente me disponibilizarei de imediato para libertar o posto, pois compreendo que o mesmo foi pensado para outro tipo de utilização diferente da que eu posso fazer.
É simpático/cordial da tua parte porque tens uma alternativa que os exclusivamente elétricos não têm mas em ultimo caso estás no teu direito de usar os 30 minutos...
Lá está:
os factores mais importante serão sempre a boa-educação e o civismo.

Não tenho mais nada a acrescentar :)

Como já referi no meu DB, só uma vez encontrei outro VE na AE, por azar foram logo 2.

Um leaf antes de mim, carregou até aos 80%. Depois percebi que tinha chegado um outlander, eu ia nos 90%, ele tinha outra alternativa ao modo eléctrico, mas como queria carregar, interrompi a minha carga.

Custa um pouco, mas naquele momento achei que seria o mais correcto.

sosimple

Mensagem por sosimple » 22 set 2016, 16:32

sosimple Escreveu:
Apr Escreveu:Na prática meter um ampera a carregar 30 minutos num PCR resulta em carregar 1.84kWh (da tomada) que, dependendo do consumo que se vai fazer (em AE) pode nem chegar a 10Km.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p80417
Só para acrescentar, o meu principal objectivo ao adquirir o Ampera não foi o de poupar dinheiro... Tinha (e ainda tenho até vender) um BMW 530d com caixa StepTronic (e39) que é mais potente e confortável e até mais silencioso em AE do que o Ampera. Com o meu estilo de condução, nas viagens até ao Algarve, o meu consumo ronda habitualmente os 5,3l/100km. Vou precisar de cerca de 12 anos para amortizar o investimento no Ampera.

O adaptador que comprei para poder usar os postos de carga com cabo cativo e ficha tipo 2 (PCR AC) custou-me 160 euros. Claramente que o objectivo também não foi o de poupar dinheiro, pois pela estimativa de 10km por carga a poupança seria de 0.737€ (assumindo um consumo de 5.5l/100km e 1.34€ por litro). Com 4 paragens por viagem, a poupança é de 2.95€. Só ao fim de 54 viagens de ida-e-volta ao Algarve (27 anos ao ritmo de duas viagens por ano) é que o investimento no adaptador se converte numa poupança.

Porque comprei então um Ampera? Quero um carro com 0 emissões em 360 dias do ano e que emita o mínimo possível nos outros 5 ou 6. Se apenas puder com este adaptador fazer mais 40km em modo eléctrico em cada deslocação ao Algarve, serão menos 80km por ano que percorro com recurso a gasolina.

Quanto a possíveis distrações, as minhas paragens nas áreas de serviço são para usar o WC, esticar as pernas e comer. Como sou vegetariano (quase vegan) levo a minha própria comida e não abandono o carro.
pemifer Escreveu:Para mim, estás de parabéns!
Obrigado.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 22 set 2016, 17:31

E em qts anos vais amortizar o teu bm?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion