Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 09 jul 2016, 15:49

jpgoncalves2 Escreveu: Apenas 3 Cargas Rápidas e com 60k, é um curioso recorde de "poupança" nas cargas rápidas :D
Na revisão de 2013 “limparam-nas”, não fui eu :)
Tinha 37 CR porque os 2 primeiros anos foram loucos, inconscientes. Mas não fui só eu :)
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Filipe » 10 jul 2016, 00:38

Será que estão a falar do Je :mrgreen:
Depois dessa fase (se tivesse continuado tinha perdido as 4 barras também) passei a andar com o AC ligado só para as baterias, de modo a nunca ter mais de 5 barras
na temperatura, para ver se me aguento até ter o Leaf de 60Kw. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por BrunoAlves » 10 jul 2016, 00:49

Como é essa do ac para as baterias? Pensava que isso estava reservado ao Malm, como é que fazes isso num Leaf? :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Filipe » 10 jul 2016, 01:05

Já está explicado algures aqui no fórum, liga-se uma saída de AC do painel frontal (com todas as outras fechadas) ao acesso do interrutor geral da bateria de tração
através de uma conduta (usei aquelas flexíveis das máquinas de secar a roupa), ligando o controlo de AC para o mínimo de temperatura possível, com a ventilação
no máximo. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por pemifer » 10 jul 2016, 08:21

Hum? :shock:
Eh pa já me fartei de ler sobre a temperatura, sobre o desvio do AC dos clones mas não fazia ideia que isso também era possivel no Leaf. :shock:

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 10 jul 2016, 11:42

pemifer Escreveu:Hum? :shock:
Eh pa já me fartei de ler sobre a temperatura, sobre o desvio do AC dos clones mas não fazia ideia que isso também era possivel no Leaf. :shock:
Mas não se compara. O meu frio passa mesmo nas células, o frio nos Leaf passa por fora do pack. O meu é muito mais eficiente. E para além disso, o meu funciona em andamento, coisa que não acontece com os Leaf. Cada vez mais convencido que tenho o melhor sistema de arrefecimento do mundo. O único que sabe prever aquecimentos futuros e antecipá-los. Analisa dados meteorológicos dos dias seguintes, o uso que vai ter, e toma a decisão da intensidade do arrefecimento que irá executar. Ainda o calor não chegou e ele já se preparou para a sua chegada. Mais que corretivo, que é que o existe nesses fabulosos Tesla e outros que tais, o meu sistema é preventivo, e por isso muito melhor. A memória de comportamentos passados, nas mais variadas situações, é fundamental na tomada das decisões. Através da observação dos dados que me chegam através do CaniOn sei como se comportam as temperaturas em diferentes casos. Depois é começar a fazer o tratamento de acordo com o que prevejo. E acabo muitas vezes por chegar mais fresco do que saí. E a taxa de degradação, desde 2014, está abaixo de 1,3 Ah ao ano, aproximadamente 0,1 Ah/mês.

Mas o carro não faz nada sozinho. Se ele tem o hardware, alterado em relação ao original, o software está todo dentro da minha caixa craniana.

E podemos sempre cometer erros, tipo esquecermo-nos de abrir a porta durante os carregamentos rápidos, ligar o aquecimento em vez do arrefecimento.
Convém andar com a cabeça no lugar.

Dediquei muitas horas da minha vida para chegar a este ponto. Dá-me muito prazer identificar os problemas e implementar as soluções. Agora, e depois do que se passou nos 3 primeiros anos, acho que está no ponto. E por isso não me passa pela cabeça trocar de carro, não é que não goste dos outros, mas a ligação é emocional e não há nada a fazer. Mostrei muita coisa pela primeira vez a muita gente por todo o mundo. Em vários fóruns, dos EUA à Australia, têm-me como uma grande referência. Alguém um dia se referiu a mim, no myimiev.com, como o canário da mina. Papel nobre, mas eu não estou interessado em morrer para salvar os outros, mas sim salvar-me primeiro a mim e depois ensinar os outros como se podem também salvar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 12 out 2016, 15:51

O meu pack continua desequilibrado. Não faço nada por ele. Carrego 90% das vezes a 80%.
Fiz este percurso iniciando assim:

Imagem

Imagem

Terminando assim

Imagem

Mantém ainda as 10 barras
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 12 out 2016, 18:44

Não me parece significativamente desiquilibrado. Está com quantos Ah (não consigo ler)?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por jasmim » 12 out 2016, 18:54

Parece-me 48.46 ah.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 12 out 2016, 18:56

Mais 2Ah que o meu. Faz sentido, tendo em conta ter menos km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”