
Aerodinâmica do LEAF
- mjr
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Se bem percebi os 12% são com os tampões nas jantes, certo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Pode ser que a tesla venda aquelas jantes do model 3, bem lindas.
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Parece que fui mal interpretado...
Mixplico:
Um carro tem de vencer 2 forças para se deslocar, resistência aerodinâmica e atrito de rolamento.
A importância destes valores sobre o total das forças depende da velocidade:

A diminuição de 12% de atrito de rolamento quase corresponde a um aumento de autonomia em igual % a baixa velocidade.
Ex: a 40 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~72% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 8.5% de aumento de autonomia (72% de 12%)
Efectivamente, já tinha reparado que andava a fazer médias de ~12 em cidade em vez dos meus típicos 13 mas não liguei, dada a constante variabilidade do tráfego.
A 120 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~22% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 2.6% de aumento de autonomia (22% de 12%). Isto somado com o ganho de ~1.78 % na aero (88% de 1.78% = 1.57%) dá os 4% adicionais que ganhei sobre os testes anteriores.
Tampões = 6% a 120 km/h
Rebaixar + kit camber = 4% a 120 km/h
Total: 10% a 120 km/h, em relação ao original
Performance, tal como escrevi acima, diminuiu a subviragem. Por outras palavras, aumentou a aderência do eixo dianteiro.
Segurança é uma espada de 2 gumes. Por um lado, aumentar a aderência é sempre bom, aumenta a segurança.
Por outro lado, o meu Leaf já quase não foge de frente, foge às 4 ou de traseira. Por ser muitíssimo mais fácil segurar um carro a fugir de frente do que qualquer uma das 2 situações anteriores, os construtores auto optam por afinar a suspensão para este efeito, tirando aderência ao eixo da frente e/ou aumentando aderência no eixo traseiro.
Exemplo extremo disto é o Smart ForTwo, com pneus finos e camber neutro à frente, e pneus largos e camber negativo atrás.
Mixplico:
Um carro tem de vencer 2 forças para se deslocar, resistência aerodinâmica e atrito de rolamento.
A importância destes valores sobre o total das forças depende da velocidade:

A diminuição de 12% de atrito de rolamento quase corresponde a um aumento de autonomia em igual % a baixa velocidade.
Ex: a 40 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~72% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 8.5% de aumento de autonomia (72% de 12%)
Efectivamente, já tinha reparado que andava a fazer médias de ~12 em cidade em vez dos meus típicos 13 mas não liguei, dada a constante variabilidade do tráfego.
A 120 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~22% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 2.6% de aumento de autonomia (22% de 12%). Isto somado com o ganho de ~1.78 % na aero (88% de 1.78% = 1.57%) dá os 4% adicionais que ganhei sobre os testes anteriores.
Tampões = 6% a 120 km/h
Rebaixar + kit camber = 4% a 120 km/h
Total: 10% a 120 km/h, em relação ao original
Performance, tal como escrevi acima, diminuiu a subviragem. Por outras palavras, aumentou a aderência do eixo dianteiro.
Segurança é uma espada de 2 gumes. Por um lado, aumentar a aderência é sempre bom, aumenta a segurança.
Por outro lado, o meu Leaf já quase não foge de frente, foge às 4 ou de traseira. Por ser muitíssimo mais fácil segurar um carro a fugir de frente do que qualquer uma das 2 situações anteriores, os construtores auto optam por afinar a suspensão para este efeito, tirando aderência ao eixo da frente e/ou aumentando aderência no eixo traseiro.
Exemplo extremo disto é o Smart ForTwo, com pneus finos e camber neutro à frente, e pneus largos e camber negativo atrás.
Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:42, editado 1 vez no total.
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Muito bom 

- mjr
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Em AE a maior contribuição são então os tampões. Ao rebaixar notas problemas extra em lombas ou rampas de garagem?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Os tampões são a modificação com maior impacto em AE, correcto, porque são a modificação com maior impacto na aerodinâmica do carro.
Lombas e rampas de garagem não podem ser "atacadas" com muita velocidade, tem de ser com um pouco mais de calma. A fingir que gostamos de estimar o carro!
Mas como foram só 30 mm, também não é preciso andar tão devagar nessas zonas como os "tunings"
Lombas e rampas de garagem não podem ser "atacadas" com muita velocidade, tem de ser com um pouco mais de calma. A fingir que gostamos de estimar o carro!

Mas como foram só 30 mm, também não é preciso andar tão devagar nessas zonas como os "tunings"
Última edição por RNM em 17 out 2016, 11:09, editado 1 vez no total.
Re: Aerodinâmica do LEAF
Não existem pneus de baixo atrito?
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Não percebi como alteraste o camber... Isso não é só ajustar no alinhamento? Quanto tem de origem e quanto tem agora?
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Re: Aerodinâmica do LEAF
Neste momento, tenho os Michelin Energy Saver montados (de origem, 2014), com ~27200 km. São C/A, Rolamento e aderência.Alx99 Escreveu:Não existem pneus de baixo atrito?
Quando precisar de trocar de pneus, deverei ir para os Michelin Energy Saver+, 205/55 R16 94H XL S1, Referência: 3528701036953.
São A/A, e os Energy Saver costumam durar MUITOS km.
Assim:sparrow Escreveu:Não percebi como alteraste o camber... Isso não é só ajustar no alinhamento? Quanto tem de origem e quanto tem agora?

[img]https://www.fusion1.cz/images/catalog-f ... t-16mm.jpg[/img]
Camber frente
Origem: -0.25º
Agora: -1.5º
Para um ajuste tão pequeno, não precisava dos parafusos, tem folga suficiente naquela zona do amortecedor
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Re: Aerodinâmica do LEAF
isso não diminui a resistência de rolamento à conta da diminuição da superfície de contacto do pneu?
não vai levar os pneus a gastarem mais por dentro e aumentar a distância de travagem?
não vai levar os pneus a gastarem mais por dentro e aumentar a distância de travagem?