Num fim de semana tão concorrido em viagens grandes, também tenho uma para reportar
Fui a Lisboa passar o fim de semana, aproveitando a AG da UVE para passear com a família. Com o corredor da A1 já em funcionamento (falta a Mealhada mas como eu de lá saio não me faz falta

) fiz pela primeira vez toda a viagem em AE.
- Mealhada - Leiria a viajar entre 100 e 110 "à boleia" de um autocarro. Como ainda tinha muita bateria (e o Leaf carrega devagar com SOC elevado), os últimos 10km foram feitos com CC a 120km/h.
- Leiria - Aveiras com CC a 100km/h. Nota-se bem a diferença da falta de "boleia", cheguei logo a seguir ao aviso de bateria fraca, mesmo com menos km e a descida da serra pelo meio.
- Aveiras - Lisboa sem qualquer stress, a acompanhar o trânsito.
Tive dificuldade em carregar no Parque das Nações, há imensos postos mas tudo avariado ou ocupado. Acabei por conseguir iniciar a carga num posto perto do Vasco da Gama mas, quando voltei ao carro, a carga tinha parado nem 5 minutos depois de começar. Acabámos ir terminar o dia à zona de Alfama onde consegui carregar junto à PSP.
Domingo de manhã fomos para o Dolce Vita Tejo (Kidzania pois claro

) onde carreguei sem problemas até aos 100% (depois de muito sofrer para encontrar o posto

) Quando o carro terminou a carga estavamos já a sair da Kidzania.
Ao chegar ao carro encontrei um companheiro com um Leaf novo "à rasca" porque eu estava a usar a mennekes e ele não tinha tomada CEE, parece que ele já por ali estava há um bocado a ver se aparecíamos. Desligámos, ele ligou, tudo a trabalhar sem problemas.
- Dolce Vita - Aveiras em modo muito desportivo. A ideia era ir até Santarém directamente mas parecia muito justo, decidimos não arriscar e ir por Aveiras. Chegámos já a roçar o aviso de bateria fraca, após viagem com CC nos 120km/h, por vezes acima disso
- Aveiras - Leiria com CC a 85km/h por causa da serra, chegámos ainda com cerca de 25% no painel, podíamos ter vindo pelo menos a 90.
- Leiria - Mealhada com CC a 95km/h.
Tive sorte, não apanhei um único PCR em uso, fizemos toda a viagem com AC a 23 graus e muito conforto. Também nunca tinha visto consumos tão altos no meu Leaf

Chegou a estar acima dos 18
Com esta ginástica toda, o meu SOH voltou aos 89% e reporta agora 58,55Ah.
Noutras notícias, nesta viagem o Leaf cumpriu os 20.000kms cá em casa

Consumimos 2354,1kWh (diz o meu contador

) que, simplificando as contas fazendo tudo pelo tarifário deste ano (sabendo que muito mais de metade foi feito ao ano passado) e esquecendo o desconto do tarifário da EDP, daria 0,0921*2354,1 = 216,8€ + IVA =
266,68€. Se adicionarmos, só por diversão, 15% para alguns pós que possa ter dado fora do período económico, ficam 306,68€.
Mesmo esquecendo o facto de não ter pago um cêntimo desta electricidade nem de muita que ainda aí vem (400€ + IVA de oferta EDP), a poupança relativa ao que pagaria a diesel é abismal.
Em resumo: adoro o meu Leaf