
Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
- pfalcao
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Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
Conduzo um Peugeot iOn há pouco tempo e de origem só trazia o carregador Tipo 1 (J1772) - Ficha Schuko (tomada doméstica normal).
Quando fui procurar por cabos Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) para poder ligar o carro aos postos Mobi-e, foi dificil encontrar alternativas com preços mais comedidos. Para ajudar outros vou contar o resultado de uma semana à procura de opções, incluindo junto da Peugeot.
Depois de uma pesquisa não exaustiva, se calhar há outros fornecedores mais em conta, encontrei a EV Cables no Reino Unido (www.evcables.co.uk). Atenção que em vez de escolher só a marca e o modelo, selecionei veículos Tipo 1 para ver todas as opções. O cabo com 5m (32 Amperes) com a bolsa de transporte e os portes ficou em 135€. Até agora tem funcionado às mil maravilhas. O cabo mais barato começa nas £105 (16 Amp, 2m) e vai até £340 (32 Amp, 20m). Sei que bastaria ter comprado o cabo de 16 Amperes, mas a diferença de preço era pequena e pode dar jeito para um futuro carro.
Um abraço
Quando fui procurar por cabos Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) para poder ligar o carro aos postos Mobi-e, foi dificil encontrar alternativas com preços mais comedidos. Para ajudar outros vou contar o resultado de uma semana à procura de opções, incluindo junto da Peugeot.
Depois de uma pesquisa não exaustiva, se calhar há outros fornecedores mais em conta, encontrei a EV Cables no Reino Unido (www.evcables.co.uk). Atenção que em vez de escolher só a marca e o modelo, selecionei veículos Tipo 1 para ver todas as opções. O cabo com 5m (32 Amperes) com a bolsa de transporte e os portes ficou em 135€. Até agora tem funcionado às mil maravilhas. O cabo mais barato começa nas £105 (16 Amp, 2m) e vai até £340 (32 Amp, 20m). Sei que bastaria ter comprado o cabo de 16 Amperes, mas a diferença de preço era pequena e pode dar jeito para um futuro carro.
Um abraço
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
tambem comprei lá, mas fui para um de 10 metros, o comprimento extra pode dar para desenrascar caso esteja um ICE estacionado no lugar do posto.
no meu caso é para usar num Leaf, mas o cabo é idêntico.
fui tambem para o de 32a por o preço ser semelhante mas notei alguma diferença de peso em relação ao de 16a de um amigo.
no meu caso é para usar num Leaf, mas o cabo é idêntico.
fui tambem para o de 32a por o preço ser semelhante mas notei alguma diferença de peso em relação ao de 16a de um amigo.
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
Aproveito este tópico para umas dúvidas e ideias sobre acessórios, enquanto o carro não chega.
- O cabo Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) seve para os postos com ficha Mennekes se carregar a 14A em vez dos 8A do EVSE ligado à schuko ou à CEE azul (pelo que vi há postos com uma ou com outra ou até sem a Mennekes dependendo da instalação)?
- Indo para o cabo Tipo 1 - Tipo 2 de 32A só servirá para carregar até 7,2Kw se o carro suportar certo? Não será uma tendência o Tipo 1 acabar em carros futuros pois está +/- limitado aos 7,2Kw do monofásico?
- A solução de proteger o cabo com o cadeado na Yazaki (Tipo1) ou outras soluções é apenas para a ligação com o EVSE? Pareceu-me ler que os mobie bloqueiam a ficha até passarmos o cartão, ou é necessário também proteger com cadeado?
- Com o EVSE regulável que trabalha a 8A ou 14A necessita da ficha especial (viewtopic.php?f=32&t=4960&hilit=tomada+iman) ou se for numa CEE Azul normal (supostamente com instalação para suportar os 16A) trabalhará a 14A com um adaptador CEE para schuko em casa ou numa tomada azul dos Mobie?
- É útil andar com um adaptador CEE Azul para schuko e de CEE Vermelho para Azul, para flexibilizar os locais onde podemos carregar? Estes podem dar ao sumiço sem cadeados
Também um cabo extensão dará jeito.
- Que outros acessórios/equipamentos/cabos costumam andar para flexibilizar os carregamentos?
- O cabo Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) seve para os postos com ficha Mennekes se carregar a 14A em vez dos 8A do EVSE ligado à schuko ou à CEE azul (pelo que vi há postos com uma ou com outra ou até sem a Mennekes dependendo da instalação)?
- Indo para o cabo Tipo 1 - Tipo 2 de 32A só servirá para carregar até 7,2Kw se o carro suportar certo? Não será uma tendência o Tipo 1 acabar em carros futuros pois está +/- limitado aos 7,2Kw do monofásico?
- A solução de proteger o cabo com o cadeado na Yazaki (Tipo1) ou outras soluções é apenas para a ligação com o EVSE? Pareceu-me ler que os mobie bloqueiam a ficha até passarmos o cartão, ou é necessário também proteger com cadeado?
- Com o EVSE regulável que trabalha a 8A ou 14A necessita da ficha especial (viewtopic.php?f=32&t=4960&hilit=tomada+iman) ou se for numa CEE Azul normal (supostamente com instalação para suportar os 16A) trabalhará a 14A com um adaptador CEE para schuko em casa ou numa tomada azul dos Mobie?
- É útil andar com um adaptador CEE Azul para schuko e de CEE Vermelho para Azul, para flexibilizar os locais onde podemos carregar? Estes podem dar ao sumiço sem cadeados

- Que outros acessórios/equipamentos/cabos costumam andar para flexibilizar os carregamentos?
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- BrunoAlves
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
O cabo mennekes serve para usar nos postos publicos ou wallboxes que têm essa tomada e mais nenhuma. Nesses casos o EVSE está dentro do posto, e o cabo é o interface único entre o posto e o carro. Os postos disponibilizam normalmente 16A ou 32A mono ou trifásicos, mas no teu caso só usas uma fase. Se o carregador interno do carro não consumir a corrente máxima disponibilizada pelo posto, consome o que consumir, tudo bem.zontor Escreveu:- O cabo Tipo 1 (J1772) - Tipo 2 (Mennekes) seve para os postos com ficha Mennekes se carregar a 14A em vez dos 8A do EVSE ligado à schuko ou à CEE azul (pelo que vi há postos com uma ou com outra ou até sem a Mennekes dependendo da instalação)?
Sim, só se o carro suportar os 32A. Se o carro só suportar 16A, não vale a pena um cabo maior (diz um gajo que tem um carro que só carrega a 16A mas tem um cabo para 32Azontor Escreveu:- Indo para o cabo Tipo 1 - Tipo 2 de 32A só servirá para carregar até 7,2Kw se o carro suportar certo? Não será uma tendência o Tipo 1 acabar em carros futuros pois está +/- limitado aos 7,2Kw do monofásico?




Os postos libertam o cabo algum tempo depois do fim da carga. Convém sempre trancar do lado do carro. Há outra vantagem: se usares um cadeado "justo", não te conseguem carregar no botão (o que interrompe a carga).zontor Escreveu:- A solução de proteger o cabo com o cadeado na Yazaki (Tipo1) ou outras soluções é apenas para a ligação com o EVSE? Pareceu-me ler que os mobie bloqueiam a ficha até passarmos o cartão, ou é necessário também proteger com cadeado?
Deves precisa da ficha especial na mesma, porque o iman está no corpo da ficha não vai estar no adaptador CEE. Mas estou só a inventar, nunca me cruzei com essa cena do iman...zontor Escreveu:- Com o EVSE regulável que trabalha a 8A ou 14A necessita da ficha especial (viewtopic.php?f=32&t=4960&hilit=tomada+iman) ou se for numa CEE Azul normal (supostamente com instalação para suportar os 16A) trabalhará a 14A com um adaptador CEE para schuko em casa ou numa tomada azul dos Mobie?
Eu tenho só schuko para CEE16 e uma extensão. Isso, um EVSE regulável 6-16A e o cabo mennekes. Nunca me fez falta tomadas vermelhas (trifásicas). Em relação ao sumiço, confesso que nunca me preocupei muito com isso, uso sem grande stress onde quer que ligue, prendendo apenas a tomada do lado do carro com a tranca do próprio carro (e que é muito facilmente violável). Claro que eu moro na parvónia, mas...zontor Escreveu:- É útil andar com um adaptador CEE Azul para schuko e de CEE Vermelho para Azul, para flexibilizar os locais onde podemos carregar? Estes podem dar ao sumiço sem cadeadosTambém um cabo extensão dará jeito.
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- rnlcarlov
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
Eu acho que dá bastante jeito um adaptador schuko para Mennekes. Isso permite que em vez que andar com cabos Mennekes de 10m, se possa usar uma extensão do tamanho que se quiser para quando há idiotas em frente a um mobie e o único lugar disponível está a 15m do posto. Acredita que este setup já me safou muitas vezes. O cadeado no lado do carro é bastante necessário neste caso pois um larápio pode separar o adaptador que está preso ao postos do resto dos cabos, mas o EVSE fica preso e esse já não o levam facilmente.
Outra vantagem de ter um adaptador destes é que permite alguns truques para lidar com o problema de os postos mobie da efacec muitas vezes abortarem a carga dos clones aos 30% e 70% de SOC.
Outra vantagem de ter um adaptador destes é que permite alguns truques para lidar com o problema de os postos mobie da efacec muitas vezes abortarem a carga dos clones aos 30% e 70% de SOC.
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
Mas onde há tomadas Mennekes não tem sempre uma schuko ou CEE azul? não sendo necessário o cabo Mennekes para nada, carregando só como o EVSE.rnlcarlov Escreveu:Eu acho que dá bastante jeito um adaptador schuko para Mennekes.
Ou existem postos que só têm o Mennekes e temos de usar o cabo tipo1?
Com essa solução vai carregar sempre com o EVSE não carregando na mesma aos 14A/16A onde penso ser a única vantagem do cabo tipo1 nestes carros.
Daí estar a tentar o truque para o EVSE funcionar a 14A que já faria pouca diferença para o Mennekes e poupar 100 e tal euros.
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
Existem postos só com as 2 menekes.
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
E existem postos com CEE avariada.LuisG Escreveu:Existem postos só com as 2 menekes.
- Malm
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
Realmente, é mais isto. Bem visto.rnlcarlov Escreveu:E existem postos com CEE avariada.LuisG Escreveu:Existem postos só com as 2 menekes.
Mas também pode ser uma terceira opção, menos comum, estar a CEE ocupada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Cabos de carregamento Peugeot iOn, Citroen C0 e i-MiEV
No meu caso que tenho um LEAF MK1 que só carrega a 16A podia ter o EVSE regulável 6-16A a que adaptei ficha CEE 16A azul e um adaptador mennekes tipo 2 -> cee azul e escusava de ter o cabo mennekes tipo 2 -> j1772 na mala... Ainda por cima o meu cabo é de 32A (sem necessidade) e é bem pesadote!