VETL Escreveu:
Boas!
Esses monitores mencionados só leem a corrente.
Ao ignorarem a tensão e o fator potência, só por sorte será possível ter medições fiáveis com eles.
Além disso, não são baratos.
Estou sem tempo. Mas é melhor ir lendo este tópico todo.
Mais este:
viewtopic.php?f=25&t=6463&start=20#p83777
E mais este:
viewtopic.php?f=78&t=5228
Pode não parecer mas está nestes tópicos a informação toda para uma solução fiável, barata e com potencialidades sem fim.
Para a malta poder ajudar melhor depois de bebida toda a informação, seria bom termos uma ideia de como está esse nível de capacidades de ligar uns fios e de meter um raspberry pi a bombar.
Boas!
Obrigado VETL pela tua orientação
Respondendo primeiro ao teu tópico, estou minimamente à vontade a todos os níveis, ligar/soldar fios e componentes, desenvolver HW e SW.
Entretanto montei um leitor de consumo com um Arduino e uma sensor CT a fazer log para um cartão SD (material da gaveta). Teve como objetivo iniciar-me enquanto o material não chega para poder brincar a sério. Não é nada de muito preciso mas já deu para ter uma ideia da situação
O meu objetivo final não é utilizar isto em conjunto com o VE (ainda não tenho nenhum. AINDA!) mas sim para fazer monitorização dos consumos da casa.
O sistema deve então ser capaz de ler os dados de forma correta e precisa e envia-los para a web (para já o raspberry não entra nos planos, mas existe um Rasp-2 e um Rasp-Zero aqui em casa).
Já encomendado:
PZEM-004
ESP8266
Fonte 3.3V
Agora preciso da programação do ESP8266 para analisar e esperar que o material chegue para montar e começar a enviar dados para o emoncms.org
