Openenergymonitor

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 24 jun 2017, 12:55

Depende do que queiras fazer, se for para medir energia e ver em todo o lado não precisas de mais nada, exceptuando o facto de como o RJSC referiu os dados não serem encriptados e não saberes o que fazem com os teus dados.

Não sou eu que te vou convencer que é bom ou mau, ter dados privados / publicos tem ambos vantagens e desvantagens.

Uma coisa boa é que se um dia quiseres usar o RPI para servidor privado dos teus dados a passagem é simples. ;)


EDIT:

Quanto ao MQTT se não queres integrar os dados do medidor com mais nada não precisas disso para nada, podes deixar desativado.

Fidel
Mensagens: 17
Registado: 18 mai 2017, 19:59
Data de fabrico: 01 out 2009
Capacidade bateria: 40.00

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Fidel » 24 jun 2017, 13:09

RJSC Escreveu:
Fidel Escreveu:A minha maior questao é, preciso do raspberry para mais alguma coisa?
Não, não há nada que corras no raspberry pi que não consigas correr num servidor x86 com debian.
Eu tenho tudo num servidor mas dentro de casa. Por caso tenho um raspberry pi, mas é só para estar junto à TV a servir de media center.
Pois, eu estou mais ou menos como tu, tenho um Raspberry junta da TV como media center, e nao me apetecia estar a comprar outro so para isto.

E como tenho este servidor era ouro sobre azul.
Apr Escreveu:Depende do que queiras fazer, se for para medir energia e ver em todo o lado não precisas de mais nada, exceptuando o facto de como o RJSC referiu os dados não serem encriptados e não saberes o que fazem com os teus dados.

Não sou eu que te vou convencer que é bom ou mau, ter dados privados / publicos tem ambos vantagens e desvantagens.

Uma coisa boa é que se um dia quiseres usar o RPI para servidor privado dos teus dados a passagem é simples. ;)


EDIT:

Quanto ao MQTT se não queres integrar os dados do medidor com mais nada não precisas disso para nada, podes deixar desativado.
Quanto a esta parte, se conseguir pela VPN os dados ficam encriptados, mas nao sei se vou conseguir.... a parte das portas acho que me vai lixar a vida.

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 157
Registado: 27 mai 2017, 17:46
Data de fabrico: 30 jun 2014
Capacidade bateria: 10 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por BVG » 24 jun 2017, 13:26

Apr Escreveu:Estou a tentar compilar a info toda no github do projeto, https://github.com/apreb/eNode sugestões, conteúdo, duvidas, criticas são todas bem vindas para melhorar.
Está a ficar com bom aspecto :clap:

Fidel
Mensagens: 17
Registado: 18 mai 2017, 19:59
Data de fabrico: 01 out 2009
Capacidade bateria: 40.00

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Fidel » 27 jun 2017, 20:35

APR, nessa wiki falta explicar como ligar so 1 PZEM.
Ou se tem, nao encontrei.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por RJSC » 27 jun 2017, 21:04

Fidel Escreveu:APR, nessa wiki falta explicar como ligar so 1 PZEM.
Ou se tem, nao encontrei.
Simples, omites o PZEM 2 e PZEM 3.
A resistência de 510ohm que lá está é um valor não crítico e pode ser substituída por 470Ohm.
O mais fácil é soldar outra de 1K em paralelo por cima da R17, que resulta em 500Ohm e não implica de-soldar nada.

nfreitas
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2017, 14:30

Re: Openenergymonitor

Mensagem por nfreitas » 28 jul 2017, 08:17

Hardware de forma temporária e em fase de testes!
Imagem

O objetivo final vai ser colocar tudo (3 PZEM "encurtados", fonte 5V (220V), conversor 5V->3,3V e D1 Mini NodeMcu) dentro duma caixa DIN:
Imagem

emoncms ainda em forma temporária:
https://goo.gl/L5u9Lq

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 28 jul 2017, 11:54

Epa isso está mesmo com mau aspeto, quase tão mau como as minhas primeiras experiências lol.

Parabéns por teres conseguido!

nfreitas
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2017, 14:30

Re: Openenergymonitor

Mensagem por nfreitas » 28 jul 2017, 14:09

Apr Escreveu:Epa isso está mesmo com mau aspeto, quase tão mau como as minhas primeiras experiências lol.
Parabéns por teres conseguido!
Tive a ajuda de um colega eletrónico-engenhocas.

Espera até ter o resultado final com os PZEM "encurtados" e "esventrados da fonte de alimentação". ;)

Têm noção do consumo da fonte de alimentação que vem no PZEM?
7W, o que dá para um sistema com 3 PZEM + fonte 3,3V (1,6W), cerca de 25W (sempre a consumir).

E resistências de precisão? Alguém já alterou o PZEM e colocou dessas?
Estava a pensar mudar, pois os valores das tensões diverge de PZEM para PZEM.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Apr » 28 jul 2017, 15:38

Tenho um fio para testar estes medidores que dá 10 voltas ao CT para testar as leituras e o sistema completo com 1 PZEM, o weemos D1 e o trasformador adicional acusa 9~10Watts de consumo, que a dividir por 10 dá ~1watt de consumo, o que me parece bastante razoável, tendo em conta que é um medidor Wi-Fi.

Em relação à resistencia de carga do sensor de corrente eu não a alteraria a não ser que fosse estritamente necessário. todos os medidores estão sujeitos a um processo de calibração que não está disponivel para alterar e que supostamente anula as tolerâncias dos componentes usados. Alteras as resistencias afetas a calibração de fábrica. O facto de as tensões serem diferentes é normal para este tipo de medidores. dos testes que fiz no meu EVSE, a energia medida nestes pzems é semelhante aos postos da MOBI-E, que tem um medidor da ABB instalado.

nfreitas
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2017, 14:30

Re: Openenergymonitor

Mensagem por nfreitas » 28 jul 2017, 16:19

Fiz aqui as medições com um multímetro True RMS e foram esses valores que me deram.
É por isso que vou alterar o conjunto, retirando as fontes de 5V internas dos PZEM e alimentar os 3 com uma fonte 5V, e comprei um conversor 5V->3,3V para alimentar o weemos D1. Conto que o conjunto venha a consumir 2/3W.

Em relação às Resistências realmente não tenho necessidade, mas vou experimentar e logo se vê.

Já agora, alguém sabe como "colocar" os dados que estão a ser gravados no emoncms.org no https://pvoutput.org.
Tenho atualmente os do Efergy, mas queria passar a colocar estes que são mais fidedignos.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”